CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

BAHIA - Família denuncia intolerância religiosa em hospital no sul da Bahia após psicóloga impedir visita de pastor a paciente em UTI


Fonte G1

 Duas mulheres relatam que foram vítimas de intolerância religiosa no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, no sul da Bahia, na terça-feira (21). A unidade de saúde nega a violência. [Confira o posicionamento abaixo]

As irmãs Dalete e Josiane Santos frequentam a Igreja Adventista do Sétimo Dia e decidiram levar um pastor para visitar o pai, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. No entanto, de acordo com elas, o religioso foi impedido de entrar pela psicóloga de plantão.

O pai das mulheres é João Soares Santos, de 72 anos. Ele deu entrada na unidade de saúde no sábado (18), quando foi internado para fazer uma amputação decorrente da diabetes. Na segunda-feira (20), o idoso precisou ser transferido para a UTI devido a problemas renais e segue internado, desde então.

A recusa em levar o pastor até a sala onde está João Soares ocorreu logo na primeira visita das filhas à UTI, segundo relatos delas.

"Eu falei: 'oi, querida, ele é pastor'. A gente gostaria que ele entrasse pra fazer uma oração para o nosso pai. Aí o pastor falou pra ela que tem uma lei, que nos confere esse direito. Ela falou: 'aqui não'. Simplesmente foi vetado esse direito e pronto", disse Josiane.

As mulheres afirmam que procuraram a direção do hospital, mas não conseguiram falar com os responsáveis. Elas acionaram a Polícia Militar, que tem um posto montado na parte externa da unidade, e foram orientadas a prestar queixa.

A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia Territorial (DT/Ilhéus), que investiga o caso. As irmãs também pretendem buscar apoio judicial, uma vez que a Lei Federal nº 9.982/2000 garante a liberdade de crença e o acesso à assistência religiosa em espaços de internação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Família denuncia intolerância religiosa em hospital no sul da Bahia após psicóloga impedir visita de pastor a paciente em UTI

Fonte G1   Duas mulheres relatam que foram vítimas de intolerância religiosa no Hospital Regional Costa do Cacau, em   Ilhéus , no sul da Ba...