Imagem ilustrativa |
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
O fascínio que a Bahia desperta nos turistas já tinha sido apontada pelo compositor Dorival Caymmi, na música “Você já foi à Bahia”, em 1940. Desde a época, a visita ao estado só cresce, assumindo em 2025 a liderança nacional como destino brasileiro mais procurado no verão. A pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur) estima que mais de nove milhões de visitantes vão circular pelo território baiano durante a alta estação, injetando R$ 23,7 bilhões na economia. O número corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens a lazer no Brasil.
O resultado é comemorado pela Secretaria do Turismo (Setur-BA). “Pela grande movimentação nos aeroportos, nas praças de pedágio, nos terminais rodoviários e nos portos, vamos bater recorde de chegada de visitantes ao nosso estado. A Bahia tem uma rica diversidade de atrativos turísticos por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, cultural, natural e histórico e nessa época do ano é ainda mais forte”, enfatizou o secretário da pasta, Maurício Bacelar.
Assim como diz um trecho da música de Caymmi: “A Bahia tem um jeito/ Que nenhuma terra tem...”, Ramon Souza, 24, turista de Belo Horizonte e professor de teatro, confirmou que a terra é mesmo fascinante. Ele se encantou tanto que está em Salvador desde outubro de 2024 e pretende ficar até fevereiro deste ano. “Aqui é o que todo mundo fala. Que a Bahia é maravilhosa, que tem o dendê, uma energia muito boa. Quando pisamos aqui, já sentimos que é um estado muito diferenciado”, destacou.
Opinião semelhante ao do amigo, também mineiro, André de Vizier, 22 anos, pela primeira vez em Salvador. “Felicidade define o meu sentimento. A programação da virada do ano no Farol da Barra, com Daniela Mercury, foi muito bacana”, disse ao se referir ao projeto Pôr do Som, apoiado pelo Governo do Estado. “Ainda vou visitar outras praias, o Pelourinho. Quero ser daqueles turistas que usam camiseta, boné, tudo mostrando o amor pela Bahia”, completou.
Ainda de acordo com a Setur-BA, o Governo do Estado preparou a Bahia para esse momento, através de estratégias turísticas baseada em dois pilares - inovação e sustentabilidade - que atuam em três eixos: a qualificação da mão-de-obra, projetos de infraestrutura e promoção do ‘Destino Bahia’.
“Qualificamos mais de nove mil trabalhadores e pequenos empreendedores. Realizamos obras de infraestrutura que facilitaram os acessos aos destinos, dando mais conforto e segurança aos visitantes das 13 zonas turísticas. Tudo isso aliado à captação de voos em âmbito regional, nacional e internacional”, enfatizou Bacelar.
Alta temporada de cruzeiros
A temporada de cruzeiros deve receber cerca de 300 mil visitantes até 23 de abril de 2025. Serão 82 atracações, nos portos de Salvador e Ilhéus, além de operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu. Este ano, a grande novidade são os novos destinos que incluem rotas por Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos.
O advogado de 37 anos, Daniel Dias, de Belo Horizonte, chegou a Salvador através de um cruzeiro que partiu do Rio de Janeiro. “Vamos ficar até este sábado (4). A cidade é muito bem organizada, tudo muito bonito. Estão de parabéns”, disse durante passeio com a família no Farol da Barra.
Malha aérea
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador, principal portão de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa. O estado detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste.
Réveillon badalado
O movimento na Bahia segue intenso desde o réveillon, quando brasileiros e estrangeiros escolheram destinos do estado para comemorar a chegada de 2025 com a alegria do povo baiano. Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi um dos mais procurados. Na Chapada Diamantina, Lençóis registrou ocupação hoteleira superior a 90%, taxa que deve se manter durante todo o verão.
Em Salvador, o bairro da Barra tem chamado a atenção dos turistas por suas belas paisagens e atrativos gastronômicos à beira-mar. Proprietário do restaurante Ancorador, no Porto da Barra, Jorge Mário Souza, estima que no verão de 2025, o faturamento aumente 70% neste período. “A movimentação está muito boa e intensa desde o dia 31 de dezembro. Muita gente de fora procurando comida baiana, como moqueca de frutos do mar, que é uma das nossas especialidades. Também temos pratos executivos com um preço bem acessível, que tem atraído os visitantes. Pensamento positivo para esse ano”, contou.