Corrida ecológica

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Uesc apresenta show musical Concerto é encerramento do curso de Iniciação à Regência Coral e Instrumental

 


 

Ascom Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)


Acontece no dia 3 de dezembro, às 19h, no auditório Paulo Souto, aberto ao público, o concerto musical de encerramento do Curso de Extensão em Iniciação à Regência Coral e Instrumental, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através da pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Departamento de Letras e Artes (DLA). Produzido pelo Núcleo de Artes da Uesc (NAU), o evento a participação de diversos grupos musicais e de corais de Ilhéus e da região.

 

Segundo o maestro Antônio Melo, coordenador do curso, serão feitas apresentações musicais e instrumentais de corais e orquestras já consagrados, e também de novos grupos, sob a regência dos alunos do curso de extensão. Haverá performances dos corais da Uesc, do Banco do Brasil/Ilhéus, da Igreja Presbiteriana de Coaraci, o Coral da Lua, Coral Harmonia, Coral Kanttus Vocal, Coral Ecos da Jornada e a Orquestra de Câmara Cristã, além de participação especial do Coral da CEPLAC, que possui 25 anos de carreira.

 

 Em seu segundo ano de atividades, o Curso de Extensão em Iniciação à Regência Coral e Instrumental consolidou-se como importante espaço de fomento ao conhecimento e experimentação musical. A região sul baiana tem se destacado como referência na música, com revelação de autores, compositores, produtores, arranjadores e com propostas convergentes com o cenário atual das novas formas de saber e de arte.  

A turma 2024 do curso é composta por alunos e alunas de várias cidades, como Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ilhéus, Itamarati, Itabuna, Itacaré e Uruçuca. Para o maestro Antônio Melo, “ao buscar o aperfeiçoamento técnico musical, nossos alunos-regentes fortalecem uma rede de ações coletivas qualificadas e passam a ocupar espaços no mercado cultural, como instrutores de filarmônicas, professores de música, regentes de corais dentre outros”, destaca.

 

De acordo com Melo, o curso de regência permite que o maestro intérprete uma obra musical de maneira singular, mostrando sua própria visão e sensibilidade. Para ele, “aprender a cantar em coral consiste em vivenciar uma experiência colaborativa, possibilita a troca entre os pares e pode ser o início de uma bela carreira na música, seja como regente, professor de música ou líder de côro, trazendo um enriquecimento cultural especial.”

 

A professora Marlúcia Mendes, coordenadora do Núcleo de Artes da UESC, demonstra entusiasmo e satisfação com esses projetos: “Fechamos esse ciclo com a certeza de que foi possível oferecer uma formação abrangente que combinou teoria e prática e ainda foi possível desenvolver, junto aos participantes, habilidades essenciais tanto artísticas quanto interpessoais valiosas para uma carreira musical e na vida em geral.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo, Congresso

  FONTE The News  Talvez você já esteja na correria desde os primeiros dias de janeiro, mas os nossos parlamentares só voltaram ontem ao tra...