CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SAAE recupera filtro na ETA e está construindo sistema de captação para os dois Cajueiros

  

Texto: Arnold Coelho Fotos: Antonio Lima e William Nogueira
 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí está recuperando um filtro de areia com 100m3 na sua Estação de Tratamento de Água (ETA). A recuperação está sendo feita para melhorar a qualidade da água fornecida à população local.

O processo de recuperação do filtro consiste em remover toda a areia de filtração do fundo tanque (chamada leito filtrante). Depois da areia removida, ela é reclassificada (peneirada e limpa) e volta para o filtro. O material removido é uma areia especial de filtração usada para o processo de filtragem e diminuição da turbidez da água. Essa areia foi comprada na Chapada Diamantina.
De acordo com o Técnico em Saneamento do SAAE, William Nogueira de Jesus, a equipe de trabalho removeu e reclassificou cerca de 70mde areia. Existem ainda canaletas no fundo do filtro que precisam ser totalmente recuperadas.
Segundo o diretor do SAAE, José Dias, a recuperação do filtro está sendo feita com recursos próprios, e o valor da obra e de aproximadamente 18 mil reais e ficará pronta até o final desse mês. “Além desse serviço estamos construindo um sistema de filtração e captação de água na região da Pancada Formosa, que vai melhorar o fornecimento e a qualidade da água dos dois Cajueiros”, disse José Dias.
 Mais água para os dois Cajueiros
Além da reforma do filtro na ETA, o SAAE está ampliando a oferta de água nos distritos dos Cajueiros Novo e Velho, com a construção de um sistema de filtração e captação de água. Esse filtro está sendo feito na Fazenda Cachoeira (próximo à Pancada Formosa), de propriedade de Nélson Alves Santos, na margem da BR-415, ocupando uma área de 20 metros quadrados. A previsão de entrega dessa obra é para outubro desse ano. Essa ação é mais uma parceria com a prefeitura e, segundo o técnico William Nogueira, o valor da obra ultrapassa os 30 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...