CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitos discutem a criação do Consórcio Público de Saúde

Fonte ASCOM / AMURC
Com o objetivo de atender às demandas de saúde na região Sul da Bahia, o presidente da Amurc e do CDS-LS, Lenildo Santana e demais prefeitos da região iniciaram na manhã desta quinta-feira (9), uma agenda de atividades para a criação de um Consórcio Público de Saúde e a implantação de policlínicas. A iniciativa atende a uma solicitação do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas.
Durante o encontro foi debatida a estruturação do Consórcio e das policlínicas na região, com o objetivo de levar ao Governador do Estado, a percepção desse instrumento entre os gestores públicos. “Os prefeitos entendem que é necessário criar o Consórcio e que deve haver uma celeridade nesse processo, para que a gente possa atender ao que está sendo sugerido pelo Estado e buscar a solução para a saúde o mais rápido o possível”, destacou Lenildo.
Nesse sentido, foi criada uma comissão de trabalho que estará analisando e discutindo as etapas para a constituição do Consórcio, visando dar andamento ao processo. A proposta é aguardada com ansiedade pelos prefeitos, para o atendimento aos serviços de Média e Alta Complexidade, que atualmente tem sido uma das principais dificuldades. “Funcionando da forma que está sendo proposto, vai atender as demandas no seu maior percentual e resolver os problemas dos municípios, principalmente os pequenos”, avaliou a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso.
Segundo a proposta do Governador, apresentada no final do mês passado, o consórcio terá um gestor, os municípios e o Estado, serão cotistas do consórcio, a gestão será compartilhada e feita por pessoas capacitadas e treinadas. Serão implantadas 28 policlínicas, com 32 especialidades e equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames.
O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente, serão estendidas as demais unidades regionais. A proposta foi apresentada em um momento importante para os municípios baianos do Sul da Bahia, que junto a Amurc buscam aumentar a oferta de serviços na área de saúde, ao mesmo tempo em que precisa equilibrar as finanças municipais.
Definição
O Consórcio de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos, associados, para gerir e prover, conjuntamente, serviços de saúde a população, otimizando e racionalizando o uso de recursos públicos. Dentre os objetivos, está a proposta de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

  Imagem meramente ilustrativa  SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos c...