CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Palestino se sente enganado após vender obra de Banksy por US$ 175

Artista havia pintado imagem na porta de casa bombardeada em Gaza.

'Se eu soubesse, nunca teria vendido por um preço tão barato', declarou.

Da Reuters
Um palestino lamentava nesta quarta-feira (1º) ter vendido a porta de sua casa destruída a um artista local sem se dar conta de que a imagem pintada nela era do britânico Banksy, e que o objeto poderia valer uma fortuna.
Rabea Darduna, pai de seis filhos no norte de Gaza, disse ter vendido a porta de sua casa bombardeada a um morador local que ofereceu US$ 175.
Banksy, artista de rua famoso por seus murais irônicos em lugares inesperados, visitou Gaza no início do ano e pintou com spray uma imagem de uma deusa com a cabeça apoiada na mão, um dos diversos trabalhos que ele executou em Gaza.
"Eu não tinha a menor ideia do valor da pintura ou de quem esse Banksy era”, disse Darduna, frustrado, à Reuters, por telefone. “Se eu soubesse, nunca teria vendido a porta por preço tão barato.”
Resto da porta pintada por Banksy que foi vendida no norte de Gaza (Foto: REUTERS/Mohammed Salem)Resto da porta pintada por Banksy que foi vendida no norte de Gaza (Foto: REUTERS/Mohammed Salem)
As obras de Banksy são regularmente vendidas por mais de 500 mil dólares. Banksy nunca revelou a sua verdadeira identidade. Darduna declarou que se sentiu enganado e que tem tentado fazer contato com o comprador da porta, mas não obteve retorno.
"Primeiro eu quero pegar de volta e depois eu posso ver as ofertas”, afirmou, lembrando que sua casa foi destruída na guerra do ano passado com Israel e que ele precisava de dinheiro para o aluguel e para a sua família. "Da próxima vez eu vou vender como uma pintura de Banksy, e não como uma porta velha”, acrescentou.
O comprador da porta, o artista de rua e jornalista Belal Khaled, afirmou que não planejava devolver o objeto ou vendê-lo “no momento”.
“Comprei para preservar a pintura e para protegê-la de remoção ou destruição”, disse à Reuters. Ele afirmou que segue Banksy há anos e que o artista inspira o seu trabalho. "Desde que eu comecei no grafite tenho o sonho de ter uma obra de arte de Banksy.”
Khaled declarou ter dito a Darduna que a pintura na porta era de Banksy, mas que ele não pareceu ter registrado. Perguntado se pensava vender a obra, ele disse: “Não estou pensando em vender neste momento”. "Eu avaliarei ofertas para mostrar em galeria internacionais para falar sobre o sofrimento de Gaza e das agonias da guerra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...