CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 6 de abril de 2013

'Bicicleta respiratória' desenvolvida na China produz ar puro

Radicado na China, o inglês Matt Hope criou uma engenhoca para se proteger do alto índice de poluição no país.


Os ambientalistas andam preocupados: Pequim está coberta por uma camada escura de névoa, devido ao alto índice de poluição, um nível assustador. Mas no meio da escuridão, uma luz de esperança brilha sob a "bicicleta respiratória", que produz ar puro.
A China já foi um país onde quase toda a população se locomovia de bicicletas nas cidades. Foi assim até meados da década de 90, quando o estilo de desenvolvimento abraçado pelo modelo chinês incluiu a abertura de imensas avenidas e incentivou o uso do automóvel.
Agora, a situação chegou a um ponto deprimente, como diz o inglês radicado na China, Matt Hope. “É tão ruim que nem tenho vontade de olhar pra fora da janela”, diz ele.
Por isso, o inglês quebrou a cabeça e criou uma engenhoca para se proteger, e quem saber proteger os outros no futuro. Matt desenvolveu um aparelho, que conectado a uma bicicleta, limpa o ar que respiramos.
Ele conta que já tinha elaborado um aparelho de limpeza do ar. Então bastou encaixá-lo a um gerador de eletricidade, e finalmente conectar tudo a bicicleta.
Assim, ao pedalar, o aparelho é acionado, e então a própria força do ciclista gera ar puro. O gerador é conectado ao dínamo da bicicleta, que ativa a voltagem da eletricidade, e ativa as partículas da poeira. Finalmente, tudo passa por um filtro.
“A ideia desse apetrecho é que ele limpa o ar que você respira, movido a sua própria força", conta ela. Para Matt, usar a máscara é um mero "tapa buraco. O que ele está tentando fazer, é encontrar uma solução.
Agora, basta ele dar o start na produção em massa das bicicletas respiratórias, que por enquanto ainda é peça única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...