CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 9 de abril de 2013

Amurc faz um chamamento às prefeituras para o curso de Planejamento de Cidades


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do Departamento de Ciências Econômicas, está com inscrições abertas, até o dia 17 de abril para a Especialização em Planejamento de Cidades. O curso prevê a formação de profissionais de nível superior e conta com a parceria da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc no sentido de socializar a todas as prefeituras para a importância de unir os conhecimentos acadêmicos as realidades locais.
O público-alvo são egressos graduados em nível superior, entre eles: servidores públicos, dirigentes e assessores que atuam no planejamento e gestão de cidades, profissionais que queiram adentrar na área de planejamento, servidores públicos que atuam em órgãos de controle, profissionais liberais que atuam ou queira atuar em consultoria para planejamento, pesquisadores, profissionais que atuam em organizações do terceiro setor que executa e/ou acompanha monitora políticas públicas.
De acordo com o coordenador do curso, professor Omar Santos Costa, os candidatos poderão se inscrever no Protocolo Geral da Uesc, localizado no térreo do Pavilhão Adonias Filho, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas ou via Sedex até a data prevista (verificar mais detalhes no site da Uesc). O processo seletivo será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio, envolvendo homologação de inscrição, análise de currículo, avaliação escrita e entrevista, com o objetivo de preencher 30 vagas. A aula inaugural está prevista para o dia 31 de maio.
O curso foi criado em 2005, mas passou por uma reformulação (Resolução Consepe 17/2013) para atender as mudanças dos últimos anos, no que diz respeito a Planejamento de Cidades. O professor explica que a proposta será desenvolvida em parceria com a Amurc e demais instituições, com o intuito de contribuir para o fortalecimento institucional de organizações públicas e da sociedade civil, estimular a adequação de tecnologias de planejamento público às realidades locais, estimular a produção e difusão técnica cientifica que auxilie na solução dos problemas pertinentes as cidades.
“A ideia não é só especialização, mas a partir do curso nós vamos oferecer um Projeto de Extensão, que envolve cursos e outras atividades. A partir disso criar um observatório de políticas públicas, que envolva vários profissionais da Uesc, nas áreas da saúde, direito, agronomia, engenharia, administração e economia. Para isso, será necessário que tenhamos um coletivo que produza pesquisas para atender as necessidades dos municípios, porque parte dos problemas que se encontra no planejamento está justamente na dificuldade de informação, que às vezes as prefeituras não dispõem”, esclareceu.
AGIR-LS
A oferta do Curso de Especialização fortalece o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS), desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Amurc. O projeto vem conquistando a adesão de secretários municipais das várias áreas da Administração Pública que têm se mobilizado, através de fóruns, em torno socialização de demandas locais e a busca de alternativas com o apoio de profissionais acadêmicos.
O coordenador executivo da Associação, Luciano Veiga parabeniza a Uesc pela iniciativa de estar trazendo para a região Sul da Bahia a oportunidade de ter uma visão mais ampliada das dificuldades vividas pelos municípios. “A iniciativa da Uesc demonstra a busca por uma nova leitura gerencial para termos melhorias sustentáveis na gestão pública municipal, para que possa inserir um novo olhar. Quando se tem um conhecimento mais apurado desse contexto torna-se mais fácil frear o “caos administrativo” que estamos vivendo atualmente”, revela.
Estrutura
O curso atenderá a estrutura proposta pelo “Capítulo II – Do colegiado e da coordenação de curso” da Resolução CONSUL 08/2007. Funcionará em regime de aulas presenciais, com oferta de disciplinas preferencialmente as sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde), com duas semanas seguidas, com intervalos de quinze dias de uma disciplina para outra, quando possível. O prazo para integralização do curso atenderá o estabelecido pela resolução CONSUL 08/2007, 24 meses e o trabalho de conclusão de curso será o “Artigo”. As turmas serão ofertadas a cada dois anos.
Mais informações através do site da Uesc: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/especializacao/planejamento/
 

Fonte; ASCOM/AMURC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...