CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 9 de abril de 2013

Bahia confirma retorno de Joel Santana: 'O clube precisa de mim'

Treinador vai acompanhar duelo com o Maranhão pela Copa do Brasil

Por Raphael Carneiro Salvador
400 comentários
Site do Bahia confirma acerto com Joel Santana (Foto: Reprodução) 
Acerto foi confirmado pelo Bahia através
do site oficial do clube (Foto: Reprodução)
Agora é oficial. Joel Santana é o novo técnico do Bahia. Depois de o treinador ter afirmado que estava 99% fechado com o Tricolor na manhã desta segunda-feira, o clube confirmou o acerto através do seu site. O treinador, que chega a Salvador sem nenhum auxiliar, está resolvendo os últimos detalhes para desembarcar a tempo de acompanhar a partida do Bahia contra o Maranhão, na próxima quinta-feira, em São Luis. Neste jogo, quem comandará o time será o auxiliar Eduardo Barroca.
Essa será a quarta passagem de Joel Santana pelo Bahia. Ele treinou o clube em 1994, 1999 e 2011. Nas passagens anteriores, o treinador disputou dois campeonatos estaduais e sagrou-se campeão  em duas oportunidades.
'O Bahia precisa de mim'
“Não é um adeus, é um até logo”. Foi assim que Joel Santana se despediu do Bahia em fevereiro do ano passado. Na época, deixava o comando do Tricolor para assumir o Flamengo. Pouco mais de um ano depois, ele vai cumprir a promessa.
- Estamos praticamente certos. Estou em negociação com o Marcelinho (Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia). As coisas estão começando a fluir agora. Acredito que fecha ainda hoje. No futebol tem que ser rápido assim. O Bahia precisa de mim – afirmou o treinador em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM antes de a confirmação ser feita pelo Bahia.
Joel Santana não treina um time desde que foi demitido do Flamengo, em julho do ano passado. Nos últimos seis meses, ele se dedicou a reabilitação após uma cirurgia no quadril. Totalmente recuperado, ele já prepara a mala para voltar a Salvador. E com um reforço de peso.
- Já estou tirando a poeira da mala. Vou até colocar meu Senhor do Bonfim na bagagem porque vou precisar muito dele aí – declarou o treinador.

A última passagem do treinador pelo Bahia teve início em 2011. Ele foi contratado para livrar o time do rebaixamento para a Série B. Conseguiu o objetivo e ainda colocou o Bahia na Copa Sul-Americana. No fim do mesmo ano, o treinador garantiu a permanência no clube para 2012, mas comandou o Tricolor em apenas cinco jogos do Campeonato Baiano.
No geral, na última passagem pelo Bahia, Joel Santana comandou o time em 22 jogos. Foram nove triunfos, cinco empates e oito derrotas. O aproveitamento do treinador no Tricolor foi de 48,4%. Os objetivos foram cumpridos, mas a saída para o Flamengo deixou o treinador com uma imagem ruim entre os torcedores.
‘O Bahia dá sorte na minha vida’
Na sua coletiva de despedida do Fazendão, o treinador deixou no ar o desejo de voltar.
- Isso é o momento do futebol. Estou indo, mas posso voltar. Nada vai separar a paixão que nós temos. Nada vai acabar com o meu carinho pelo Bahia. O mundo do futebol muda a todo momento. Estou indo lá para uma missão. Mas se não der certo, quem sabe, se o Bahia quiser, e eu estiver disponível, eu volto. Não é um adeus, é um até logo – disse o treinador.
Longe de polêmica, Joel tratou de equiparar Bahia e Flamengo na importância para o futebol brasileiro. Além disso, o treinador mostrou gratidão pelo clube baiano, citando que chegou ao Bahia “quando ainda não era ninguém”, e disse que o Tricolor é um time que dá sorte à sua carreira.
- O nome do Flamengo não pesou. O Bahia é do mesmo tamanho. Minha gratidão pelo Bahia é de quando eu não era ninguém. O Bahia dá sorte na minha vida. Todas as vezes que eu cheguei aqui as coisas mudaram. A minha vida é de cigano. Eu vou andando como a vida se apresenta – disse na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...