CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Semana Náutica - Evento movimenta a Baía de Todos os Santos


A série de eventos marca os 510 anos da Baía de Todos os Santos – comemorados hoje –  e tem o objetivo de criar convergências entre as iniciativas pública e privada no setor da náutica. A Semana Náutica acontece até o dia 13 de novembro, com diversas atividades em toda a cidade.

Entre os dias 3 e 13 de novembro, bons ventos farão de Salvador a capital da navegação brasileira. A cidade vai sediar a I Semana Náutica Baía de Todos os Santos, com uma ampla programação que acontecerá de forma simultânea, em diversos locais da capital baiana.
Seminários, palestras, exposições, regatas, e outros eventos esportivos acontecerão durante o período. A programação também inclui atividades para crianças, entre elas, visita aos  barcos, palestras nas escolas, cursos gratuitos de diversas modalidades e campeonato de pesca recreativa, entre outros. A programação completa está disponível no site www.semananauticabts.com.br
Organizada pela Assessoria Especial de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Salvador, em parceria com a Secretaria de Turismo do Governo da Bahia, a I Semana Náutica Baía de Todos os Santos tem o objetivo de fortalecer a percepção da atividade náutica como vetor de crescimento socioeconômico e gerador de emprego e renda, além de incentivar e promover o turismo náutico na região.
Segundo o secretário Leonel Leal, da Assessoria Especial de Relações Internacionais, a atividade náutica na Bahia tem atraído cada vez mais os olhares nacionais e estrangeiros, seja em razão da grande extensão litorânea, da crescente atividade econômica ou mesmo das grandes regatas nacionais e internacionais que para aqui se destinam.
É perceptível o crescimento da indústria da pesca e naval, da infraestrutura e do aporte à atividade turística náutica, que será ainda mais reforçada a partir do investimento de US$ 80 milhões, recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), que serão aplicados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), na implantação de infraestrutura náutica para a Baía de Todos os Santos, explica Leonel Leal.
“Existe um déficit, no entanto, na academia. Faltam cursos universitários que contemplem os conteúdos da náutica. Ainda são poucos os estudos da economia, da engenharia, e do turismo náutico. Faltam profissionais especializados”, aponta. “Queremos, com esta semana, criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a ampliação do setor, em todos os segmentos”, afirma Leonel.
Por possuir bons ventos e correntes marítimas favoráveis, a Baía de Todos os Santos, segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil, caracteriza-se como local propício ao desenvolvimento do setor náutico, capaz de gerar emprego e renda, promovendo assim uma repercussão socioeconômica extremamente positiva na região.
Regata Charente-Maritme
O ponto alto da I Semana Náutica Baía de Todos os Santos será a chegada da regata transatlântica, Charente-Maritme, que saiu de La Rochelle na França em 25 de setembro, passado, rumo a Salvador. Os primeiros velejadores aportaram nas águas da Baía no último domingo (30).
Este ano, 79 barcos de diversas nacionalidades participam da Regata, 10 deles desistiram e apenas 69 completarão a prova, entre eles, do navegador baiano Kan Chuh,  velejador já experiente em outros percursos de longa duração, mas que realiza um sonho antigo de fazer a travessia do Atlântico a solo, num mini Transat 6.5.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NÁUTICA

Sexta-feira, 04 de novembro de 2011

Expo-Náutica (1º dia)
Horário: das 09h00 às 22h00
Local: Shopping Iguatemi
Evento aberto ao público.

Sábado, 05 de novembro de 2011

Expo-Náutica (2º dia)
Horário: das 09h00 às 22h00
Local: Shopping Iguatemi
Evento aberto ao público.

Regata de Vela, Pesca Esportiva e Curso Manejo de Pescado
Horário: das 09h00 as 16h00
Local: Dique do Tororó
Evento aberto ao público.

Visita ao Terminal Pesqueiro
Local: Ribeira
Somente para convidados.

Domingo, 06 de novembro de 2011

Expo-Náutica (3º dia)
Horário: das 13h00 às 21h00
Local: Shopping Iguatemi
Evento aberto ao público.

Regata de Monotipos
Horário: a partir das 12h00
Local: Mont Serrat (Praia da Boa Viagem)
Competição aberta ao público.

Terça-feira, 08 de novembro de 2011

Seminário de Avaliação Náutica
Local: Yacht Clube da Bahia
Somente para convidados.

Quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Seminário Educação Superior e Náutica
Horário: das 08h30 as 12h00
Local: Yacht Clube da Bahia
Evento aberto ao público.

Quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cerimônia de Premiação da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2011
Local: Yacht Clube da Bahia
Somente para convidados.

Sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Campeonato Brasileiro de Remo Master (1º dia)
Local: Ilha de Itaparica
Competição aberta ao público.

Sábado, 12 de novembro de 2011

Campeonato Brasileiro de Remo Master (2º dia)
Local: Ilha de Itaparica
Competição aberta ao público.

Domingo, 13 de novembro de 2011

Desfile da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2011
Horário: a partir das 09h00
Local: Farol da Barra
Evento aberto ao público.

Exposição no Farol da Barra e Visita ao Museu Náutico
Horário: das 09h00 as 12h00
Local: Farol da Barra (Projeto Rua de Lazer)
Evento aberto ao público.

Obs.: Programação sujeita a alterações

Fonte: Karlo Dias Jornalista LK COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...