CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Em assembleia, estudantes da USP decidem manter ocupação da reitoria

Eles invadiram o prédio na madrugada de quarta-feira (2).
Nesta quinta (3), Justiça autorizou a reintegração de posse do imóvel.

Marcelo Mora Do G1 SP

Estudantes se reúnem em frente ao prédio da reitoria da USP na noite desta quinta-feira (3)  (Foto: Marcelo Mora/G1) 
Estudantes se reúnem em frente ao prédio da reitoria da USP na noite desta quinta-feira (3) (Foto: Marcelo Mora/G1)

Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) decidiram, por unanimidade, na noite desta quinta-feira (3) manter a ocupação do prédio da reitoria. Durante assembleia, nenhuma proposta alternativa à ocupação foi apresentada pelos participantes. Desta forma, sequer foi necessário fazer uma votação para a manutenção da ocupação, aprovada assim de forma unânime.
Eles invadiram o imóvel na madrugada de quarta (2). No fim da tarde, a Justiça decidiu acolher um pedido do reitor João Grandino Rodas e determinou a reintegração de posse da área.

A decisão da 9ª Vara de Fazenda Pública afirma que os alunos têm 24 horas para deixar o prédio. A reintegração "deverá ser realizada sem violência, com toda a cautela necessária à situação, mediante a participação de um representante dos ocupantes e da autora para a melhor solução possível, observando a boa convivência acadêmica, em um clima de paz", afirma na decisão a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti.
Caso os alunos não se retirem, a juíza diz que autoriza, "como medida extrema”, o uso de força policial. Ela ressalva, no entanto, que conta "com o bom senso das partes e o empenho na melhoria das condições de vida no campus".
Na assembleia, que começou por volta de 21h, os alunos não comentaram sobre a reintegração de posse. Eles querem a saída da Polícia Militar do campus, o fim do convênio com a PM para aumentar a segurança na Cidade Universitária e o fim dos processos administrativos e criminais contra professores, estudantes e funcionários. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (9), a partir das 18h.
Os estudantes invadiram o prédio da reitoria após uma assembleia decidir pela desocupação de outro edifício, o da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas(FFLCH), invadido no dia 27 de outubro. Na data, alunos da universidade entraram em confronto com a Polícia Militar depois que três universitários foram detidos após serem flagrados com maconha. Estudantes protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da faculdade e houve confronto com a polícia. Após a confusão, um grupo invadiu o prédio administrativo da FFLCH.
Após uma semana, estudantes deixam prédio (Foto: Marcelo Mora/G1) 
Após uma semana, estudantes deixaram o prédio da FFLCH (Foto: Marcelo Mora/G1)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...