CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

BAHIA- Fenagro movimenta agronegócio baiano com serviços disponibilizados pelo Estado



Jerônimo Rodrigues também anuncia concurso público para a Defesa Agropecuária

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Oficialmente aberta na tarde deste domingo (1º), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) promete atrair, até 8 de dezembro, mais de 100 mil visitantes. Exposição de animais e produtos agropecuários, leilões, shows, espaço infantil e mais de 25 estandes com serviços gratuitos disponibilizados pelo Governo do Estado fazem parte da programação. 

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do presidente do Grupo A Tarde, João de Mello Leitão, idealizador do evento, conferiu o desfile de uma variedade de animais de diversas raças, incluindo bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Eles também visitaram os estandes da feira e participaram da solenidade de abertura do Salão Internacional do Turismo, no Pavilhão Institucional do Parque de Exposições. 

“É uma alegria estar de volta à Fenagro, após quatro anos. O Estado participa do evento, através de várias secretarias estaduais, com diversos serviços disponíveis para mulheres, jovens, estudantes, para pessoas que nunca viram um animal e gostariam de chegar perto, encostar, montar, além de experimentar a nossa culinária. Também é um ambiente muito forte para todos os agricultores e pecuaristas. É oportunidade de inovação, ciência, participação em leilões, competição positiva para atrair novos investimentos e negócios”, pontuou o chefe do Executivo. 

O Espaço + Bahia, organizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), apresentou uma programação completa e inovadora, com a participação de mais de 25 secretarias. O secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, destacou que a Fenagro 2024 será a maior feira de todos os tempos: “aqui será movimentado algo em torno de R$ 25 milhões em leilões, além de produtos agrícolas e de empresas que expõem a tecnologia para o agronegócio. Serão dez dias de muita alegria e de gerar emprego e renda. Receberemos criadores e expositores de todos os estados do Brasil, movimentaremos toda essa cadeia, bem como comerciantes e agricultores familiares que expõem os seus produtos em rotas produtivas do café, do leite, da fruticultura, do algodão e da fibra”.

A gerente de Recursos Humanos Lenira Gonçalves, 52, levou o filho de 7 anos para o espaço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) no evento. “Estou achando a feira excelente porque é uma oportunidade de lazer para as crianças e de aprender sobre a nossa e outras culturas. Isso é muito bom para o desenvolvimento delas”, disse.

Também no Espaço + Bahia, a Secretaria de Turismo (Setur) montou o Salão Internacional do Turismo com representantes dos consulados na Bahia para fomentar o intercâmbio de informações e a prospecção de negócios. A programação inclui noites temáticas, de 1º a 7 de dezembro, com apresentações culturais e degustações de comidas típicas, tanto da Bahia quanto de outros países, destacando a riqueza cultural e gastronômica da região. 

O Governo do Estado foi o anfitrião da noite de hoje, com uma amostra do que é o Carnaval da Bahia, através de show, ao vivo, em um minitrio elétrico e degustação da culinária baiana. Nas noites seguintes, se apresentam os consulados da Alemanha, Japão, Argentina, Grécia, Finlândia e Colômbia.

“A Fenagro é, também, um produto turístico. Por isso, teremos esse espaço exclusivo para o setor, onde baianos e estrangeiros irão mostrar suas manifestações culturais e comidas típicas, em um ambiente propício a negócios, por meio da troca de experiências”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Anúncios para a Defesa Agropecuária 

Ainda durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Seagri, entregou o Certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (Sisbi) à Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região Ltda. (Coopag) e fez anúncios importantes para a agropecuária baiana. 

O chefe do Executivo autorizou a publicação de Edital de Processo Seletivo para contratação de 241 técnicos de nível médio em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda); anunciou novo concurso público para a contratação de 80 médicos veterinários, 80 engenheiros agrônomos e 40 técnicos em fiscalização agropecuária; e autorizou a aquisição de 14 novos veículos. Também deu posse a 13 candidatos aprovados no concurso público 2024. 

Os ingressos para acesso à feira custam a partir de R$ 15 e estarão disponíveis na bilheteria do evento. Informações sobre a programação completa podem ser encontradas no site https://atarde.com.br/fenagro.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Uma caminhada inesquecível

 



Por Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

Começo esse texto buscando palavras e adjetivos para tentar descrever o quanto foi legal a nossa Caminhada Noturna na Montanha Mágica. Eu já sabia que seria diferente e que teríamos riscos. A questão é que o fator noite mexeu com os aventureiros e, dos 34 inscritos, 29 compareceram e criaram um clima favorável para que a caminhada desse certo e fosse prazerosa. É importante dizer que também foi cansativa, desgastante e bruta, e que todos buscaram os “seus limites” para realizar essa aventura noturna que com certeza carregaremos para nossas vidas.

Nos reunimos no Calçadão Dagmar Pinto às 2 horas e partimos animados rumo à montanha mágica. Foram quase três horas caminhando, até a noite se despedir, abrindo espaço para o dia e o seu astro rei (sol). Passamos pela Tupã no “breu da noite” e chegamos na fazenda de Abel ainda no escuro. O dia começou a “chegar” quando passamos pela fazenda de Ana Gama e os primeiros aventureiros conseguiram “pegar” imagens do nascer do sol no topo da montanha, na fazenda de Rui.

Chegamos às 5h30 ao destino, nos hidratamos e nos alimentamos e depois das tradicionais selfies e registros em vídeos e fotos, teve o momento de contemplação, meditação e agradecimento ao nosso Bom Deus. Na sequência nós descemos a serra pelo lado leste, sentido Gouvêia, de onde pegamos um ramal e descemos a Baixa da Égua, até o ramal de Crispim (próximo a represa da Tupã). De lá descemos o trecho de montanha e voltamos para casa, depois de cerca de oito horas de caminhada.

Na chegada aconteceu a tradicional selfie para os aventureiros exaustos e satisfeitos por terem completado o percurso. Por último surgiu a famosa pergunta: “Quando será a próxima caminhada?

 Arnold Coelho

Caminhando sempre.

BAHIA- Fenagro movimenta agronegócio baiano com serviços disponibilizados pelo Estado

Jerônimo Rodrigues também anuncia concurso público para a Defesa Agropecuária Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia  ...