CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 29 de agosto de 2023

BARRO PRETO- Profissionais da saúde receberam capacitação em atendimento de primeiros socorros

 


Com informações Moura Notícias 

Na manhã desta terça-feira (29/08), os profissionais de saúde, enfermeiros, técnicos, ACS, e estudantes de enfermagem, receberam uma valiosa capacitação conduzida em atendimento em Primeiros Socorros. A capacitação ocorreu no CRAS e foi ministrada pelo Professor de Enfermagem Eduardo Oliveira dos Santos, Especialista em urgência e emergência, Mestre em Terapia Intensiva – IMBES Pós-graduando em MBA em Auditoria, Acreditação e Qualidade dos Serviços de Saúde.

A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais para prestar atendimento diferenciado à população barropretense, como também proporcionar habilidades essenciais de primeiros socorros para vítimas em situações de urgência e emergência. Além das demonstrações práticas, os profissionais tiveram a oportunidade de praticar em manequins de treinamento ou entre si. O treinamento abordou não apenas as manobras fundamentais de primeiros socorros e as ações cruciais durante situações urgentes, mas também enfatizou a importância do fator tempo no processo de resposta, um desafio crítico a ser superado em casos graves.

Através da capacitação de primeiros socorros, os profissionais estarão capacitados para melhor acolher e estratificar os riscos dos pacientes que assim procuram atendimento nas Unidades de saúde do município.

Durante a aula, o professor Eduardo citou vários exemplos de situações que podem acontecer no dia a dia como a queda, cortes, queimaduras, lesões, alergias, engasgamentos e ensinou como agir nessas situações. Além de enfatizar a importância e como proceder em atendimentos de primeiros socorros.

O coordenador de captação do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro compareceu ao avento e esclareceu um pouco da demanda do Banco de sangue. Ainda de acordo com o coordenador, a falta de sangue compromete até as cirurgias de urgência e emergência. Por isso, está sendo feito um apelo para que as pessoas com os requisitos de tornarem-se doadoras. O processo de doação de sangue é rápido e seguro. Podem torna-se doadores pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. O interessado em ser doador deve também apresentar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com consentimento dos responsáveis.

O prefeito Juraci da Saúde, destacou a importância de uma equipe preparada para oferecer atendimento com qualidade. “Com a uma capacitação em primeiros socorros teremos mais capacidade para atuar de forma compartilhada em ocorrências mais graves, e quero agradecer pela disponibilidade do Professor de Enfermagem Eduardo Oliveira e do coordenador do Banco de Sangue de Itabuna Rosildo Ribeiro que não mediram esforços e veio até nossa cidade aprimorar os conhecimentos de nossos profissionais”, disse Juraci da saúde.

Tivemos uma manhã produtiva com os nossos profissionais, visando oferecer qualidade no atendimento de possíveis casos de acidentes e remoção de pacientes. A Prefeitura, através do prefeito Juraci da Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde tem investido na capacitação dos servidores e quem ganha é a população. Queremos agradecer ao professor Eduardo Oliveira pela parceria, e parabenizar os nossos profissionais pela presença", destacou a secretária municipal de saúde Ana Paula Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Chocolate Festival Bahia 2024 destaca a excelência dos chocolates da agricultura familiar

Fotos: André Fofano ( Chocolate Bahia Cacau )Divulgação-Natucoa A agricultura familiar ganha destaque na 38ª edição do Chocolat Festival Bah...