CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Distúrbio cerebral raro faz sérvia escrever e ler de cabeça para baixo

Bojana Danilovic, de 29 anos, não processa as imagens normalmente.
Jovem diz que é única a ter esse tipo de 'fenômeno de orientação espacial'.

Do G1, em São Paulo

Bojana Danilovic escreve com o caderno de cabeça para baixo em seu escritório na cidade de Uzice, no sudoeste da Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)A sérvia Bojana Danilovic é canhota e escreve com o caderno de cabeça para baixo em seu escritório
na cidade de Uzice, no sudoeste do país, na quinta-feira (22) (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Um distúrbio cerebral raro faz com que a sérvia Bojana Danilovic, de 29 anos, escreva e leia de cabeça para baixo. Ela sofre de uma doença chamada "fenômeno de orientação espacial", que faz com que seus olhos processem as imagens normalmente, mas o cérebro não.
Ou seja, quando Bojana vê um objeto, ele é invertido na retina, que fica no fundo do olho. Seu cérebro, então, deveria reposicionar a imagem, para deixá-lo na direção correta – só que isso não acontece.
Segundo a sérvia, que vive na cidade de Uzice, no sudoeste do país, ela é a única pessoa no mundo a apresentar esse tipo de transtorno.
Jovem também inverte o teclado do computador para conseguir escrever direito (Foto: Marko Djurica/Reuters)Jovem também inverte o teclado do computador para conseguir escrever direito (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Para poder mandar SMS, Bojana precisa inverter a posição do celular (Foto: Marko Djurica/Reuters) 
Para poder mandar SMS, Bojana precisa inverter a posição do celular (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Sérvia lê jornal de cabeça para baixo (Foto: Marko Djurica/Reuters)Sérvia lê jornal de cabeça para baixo na cidade de Uzice, sudoeste do país (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Até a tela do computador de Bojana precisa ser invertida; repare no menu Iniciar no alto, à direita (Foto: Marko Djurica/Reuters) 
Até a tela do computador é invertida; repare no menu Iniciar no alto, à direita (Foto: Marko Djurica/Reuters)
  •  
Mulher acredita que seja a única pessoa no mundo a apresentar esse tipo de transtorno (Foto: Marko Djurica/Reuters)Mulher acredita que seja a única pessoa no mundo a apresentar esse tipo de transtorno (Foto: Marko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...