CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Antes de retomada de negociação, Israel liberta prisioneiros palestinos

Medida é gesto de boa vontade antes de negociação em Jerusalém.
Israelenses e palestinos voltam a conversar sob mediação dos EUA.

Do G1, em São Paulo

Palestinos esperam na fronteira entre Israel e o norte da Faixa de Gaza, a chegada de prisioneiros palestinos libertos nesta terça (13) (Foto: Suhaib Salem/Reuters)Palestinos esperam na fronteira entre Israel e o norte da Faixa de Gaza, a chegada de prisioneiros palestinos libertos nesta terça (13) (Foto: Suhaib Salem/Reuters)
Israel começou nesta terça-feira (13) a operação para soltar 26 prisioneiros palestinos, em um gesto de boa vontade antes do início das conversações de paz com os palestinos, marcadas para esta quarta em Jerusalém.
Dois ônibus com prisioneiros deixaram uma prisão próximo a Tel Aviv. Um deles, com 14 pessoas, foi para a passagem de Erez, entrada norte da Faixa de Gaza, e o outro rumou para Ramallah, na Cisjordânia.
Parentes de israelenses mortos por alguns dos palestinos haviam solicitado o cancelamento da libertação. Uma turma de três juízes determinou que o governo agiu dentro das suas atribuições ao decidir libertar os presos, que já cumpriram vários anos de pena.

Sob mediação dos EUA, palestinos e israelenses retomaram suas negociações em 30 de julho, em Washington, após um hiato de cerca de três anos.
As discussões devem ser retomadas na quarta-feira em Jerusalém, e a rodada posterior deve acontecer na Cisjordânia.
A negociação anterior foi abandonada devido à insistência de Israel em construir novas moradias para colonos judeus em assentamentos da Cisjordânia, o que a maior parte da comunidade internacional considera ilegal.
Como gesto de boa vontade para as negociações, Israel prometeu libertar 104 presos palestinos, em quatro etapas. Os 26 presos beneficiados pela decisão judicial da terça-feira representam a primeira leva.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, promete buscar a libertação de todos os presos palestinos em Israel. A questão dos prisioneiros é altamente delicada em uma sociedade onde milhares de pessoas estão mantidas sob custódia israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

  Imagem meramente ilustrativa  SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos c...