CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Na prefeitura de Ibicaraí na Bahia tem GENTE CUIDANDO DE GENTE.


Texto e fotos By Aline Soeiro

A Prefeitura Municipal de Ibicaraí levou para a cidade de Ubaitaba, mais de 150 alunos do Programa Topa para fazerem consultas oftalmológicas, triagem de catarata e cirurgia se necessário. A oferta gratuita do atendimento aos beneficiários do Topa faz parte do programa Saúde em Movimento, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que atende também a população do interior baiano com mais de 60 anos de idade.
O prefeito Lenildo Alves Santana, esteve na cidade de Ubaitaba  e conferiu de perto o andamento dos trabalhos. Ao todo, 74 profissionais de saúde compõem a equipe. Dez são médicos, que atuam sob a chefia do cirurgião Ruy Cunha. Ele explica que a maioria das pessoas atendidas pelo programa é de baixa renda. “São portadoras de catarata que não teriam acesso ao benefício da cirurgia com o implante de lente. Após a cirurgia, a pessoa retorna às suas atividades normais, inclusive ao trabalho e ao convívio com a família”, observou Cunha. A operação dura em média cinco minutos.
Foi gratificante demais ouvir os alunos após a cirurgia: “Não imaginava que seria tão bom como foi. Só a gente fazendo pra ver. Não doeu nada. Muito simples. Estou enxergando muito bem. Parece que o olho velho ficou lá e estou levando um novo. Creio que agora vou poder ler e escrever normalmente”, comemoravam os alunos beneficiados pelo Programa.
Constatou-se que alguns alunos já adultos tinham dificuldade em acompanhar as aulas, em virtude de problemas na visão, assim, os alunos do Topa tinham preferência no atendimento do programa. Após passarem por todas as etapas da avaliação do quadro clínico, que inclui o cadastramento, dilatação de pupila, aferimento de pressão ocular e avaliação médica, se for identificada a necessidade de uso de óculos eles também fizeram a escolha da armação no mesmo local.
O governador Jaques Wagner também esteve presente nesta  terça-feira (8) em Ubaitaba, onde participou do projeto Saúde em Movimento, que pretende atender  5.500 consultas pelo SUS,1.500 consultas de alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e realizará  1.500 cirurgias de catarata no interior da Bahia.
O programa Saúde em Movimento, iniciado em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...