CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Campanha de Vacinação contra a gripe prossegue em Ibicaraí

Em Ibicaraí todos os postos do município estão realizando a vacinação. 

Escrito por Erasmo Barbosa

      A campanha nacional de Vacinação contra Influenza 2012 começou no sábado (05 de maio) e segue até o dia 25 deste mês. Em Ibicaraí todos os postos do município estão realizando a vacinação que contempla adultos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gestação, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas (mediante prescrição ou receita médica) e população prisional. 
      O secretário de Saúde, enfermeiro Pedro Adriano (na foto acima), que está acompanhando a campanha no município, destacou que a vacinação tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nestes grupos de pessoas.
     Vale lembrar que as crianças que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano, já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A vacina contra a gripe só não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo ou para quem teve reações adversas a doses anteriores.
       A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
      Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim do álcool 70%: venda do produto volta a ser proibida no Brasil; entenda motivo

  Fonte InfoMoney Estabelecimentos terão até 30 de abril para esgotar os estoques; produto em gel continua sendo permitido Álcool é muito ut...