CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ibicaraí recebeu a honra da instalação de um CASTELO DE ESCUDEIROS da Távola Redonda aos 14 dias do mês de abril.



Foto By Leonardo Dias


2º na Bahia e 20º no Brasil, o Castelo Esperança da Terra Santa foi instalado com as devidas cerimônias de iniciação de 19 garotos e de instalação dos oficiais na quadra poliesportiva do Clube dos Comerciários de Ibicaraí, contanto com a presença dos familiares dos jovens e de lideranças regionais e estaduais da Ordem DeMolay e da Maçonaria.
Após o Conclave de líderes na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, dois irmãos sêniors, Sir. Chevalier Amauri Leal e o tio Thiago Menezes, trouxeram para Ibicaraí a ideia da Fundação de um Castelo de Escudeiros da Távola Redonda, onde fora encontrado ótima receptividade por parte de outro irmão sênior, Sir. Leonardo Alves Dias que também havia lido a respeito. A partir de então, muitas reuniões e ensaios foram realizados até culminar na brilhante Cerimônia no dia 14 de abril.
Faz-se necessário reforçar e lembrar do apoio da Loja Maçônica Obreiros do Areópago nº 33 e da imensa participação dos Sêniors do Capítulo Ibicaraí nº 290 da Ordem DeMolay, que conseguiram através do patrocínio, demonstrar gratidão pelo que a Ordem fez por eles na juventude.
A Ordem dos Escudeiros é uma organização afiliada a Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino de 9 anos a 12, incompletos, indicados por um escudeiro, DeMolay ou maçon. Na Era Medieval, o escudeiro era um cavaleiro em treinamento, e recebia-se esse título geralmente aos 14 anos, depois de servir desde os 7 como “pagem”. Além do treinamento marcial, os escudeiros se exercitavam em jogos, aprendiam pelo menos a ler, se não a escrever, e estudavam música, dança e canto.
Essa Ordem cujo símbolo principal dá seu nome, a Távola Redonda, remete a lenda do Rei Artur. Foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, observou-se a importância de formar um grupo de meninos, futuros homens, com os mesmos ideais para agir como um transformador social, envolver os jovens nas atividades realizadas pela Ordem DeMolay e desenvolver o espírito de iniciativa e o senso de responsabilidade.
As atividades com as quais os jovens escudeiros de Ibicaraí estarão envolvidos serão de cunho ritualístico, social, recreativo, cultural e filantrópico. Acreditamos que essas realizações juntamente com as lições de SABEDORIA, VERDADE e JUSTIÇA, venham a colaborar para disseminação e conscientização, por parte dos escudeiros, de valores éticos e morais. Estes jovens serão acompanhados por um DeMolay maior de 18 anos eleito pelo corpo patrocinador chamado de Nobre Cavaleiro, que neste caso será o Sênior Sir. Leonardo Alves Dias, e de um maçon nomeado pelo Conselho Consultivo, chamado de Consultor, o tio/irmão Thiago Menezes.


 Castelo Esperança da Terra Santa nº 20 da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda


Fonte:  Assessoria de comunicação Demoley de Ib Icaraí Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...