CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

sábado, 14 de setembro de 2024

Chuva preta': entenda o que é o fenômeno que vai atingir pelo menos cinco estados a partir deste sábado

 




São Paulo enfrenta fenômeno climático que pode gerar chuva preta Edilson Dantas / Agência O Globo

Fonte O Globo

Precipitação registrada na Região Sul e em São Paulo deve chegar ao Mato Grosso do Sul; água não deve ser consumida



A fumaça das queimadas que encobre boa parte do país e uma frente fria devem levar a “chuva preta” a pelo menos cinco estados neste fim de semana. O fenômeno já foi registrado neste mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde deve se repetir. A previsão é que atinja também o Mato Grosso do Sul.

A chuva preta agrega a fuligem das queimadas na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas, e se forma com a combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas). A coloração escurece quando as gotas de chuva se misturam com partículas de fumaça e fuligem presentes na atmosfera.

— Quando os materiais orgânicos não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias — explica a meteorologista Estael Sias, do MetSul.

No Rio Grande do Sul, cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte relataram o fenômeno. A estudante de nutrição Daniela Moreira, moradora de São José do Norte, contou ter ficado surpresa ao captar água da chuva que ela reutiliza em trabalhos domésticos e obter cinco baldes de líquido preto.

— Não é sujeira do telhado ou calha. Sempre usamos o mesmo local para coletar chuva e usar posteriormente até para lavar roupa, de tão limpinha que é — escreveu a estudante em uma rede social.

No estado, a previsão é de que a precipitação escura atinja também a Região Metropolitana de Porto Alegre, de acordo com o MetSul Meteorologia.

Santa Catarina teve chuva preta em Maravilha, Iporã do Oeste e Chapecó. A frente fria que passará pelo território gaúcho vai avançar pelo Oeste catarinense, gerando tempo instável. Além da chuva preta, há risco de destelhamentos, alagamentos e enxurradas no fim de semana.

Na cidade de São Paulo, a chuva tingida pela fuligem foi registrada na quinta-feira, na parte da Zona Oeste que faz divisa com Osasco. No interior do estado, apesar de ainda não ter havido registro do fenômeno, os incêndios em várias áreas têm gerado plumas de fumaça que cobrem cidades inteiras e até formaram um redemoinho de fuligem na região de Mococa. De acordo com Climatempo, a frente fria no final de semana poderá trazer chuvas que ajudarão a dispersar a fumaça, reduzir os focos de incêndio e melhorar a qualidade do ar em São Paulo. Mas poderá haver chuva preta.

Imprópria para beber

A chuva preta tem cheiro de fumaça e não oferece risco maior do que sujar o corpo quando entra em contato com a pele. Mas a água é imprópria para o consumo de pessoas e de animais, devido à presença de contaminantes ainda desconhecidos por especialistas.

Segundo o MetSul, o prejuízo para o meio ambiente está relacionado ao carbono na água, que, quando entra no solo, prejudica a composição química e a absorção de nutrientes pelas plantas. Além disso, ela pode deixar uma camada de sujeira nas superfícies de prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação dos materiais e aumentar custos de manutenção.

Como se cuidar com a chuva negra

A água da chuva negra é imprópria para o consumo humano, mas o contato com o corpo não oferece maior perigo além de sujar a pele e as roupas. Mesmo assim, é preciso cuidados que não diferem muito dos recomendados para áreas que já estão poluídas por nuvens de cinzas das queimadas da Amazônia e do Cerrado.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Bahia Cacau apresentou no Brasil Origem Week o chocolate fino da agricultura familiar em Bruxelas

 


ASCOM  Bahia Cacau 

O espaço do Le Maison Du Cygne, localizado na Grand Place em Bruxelas, foi o placo de exposição e degustação do chocolate especial da agricultura familiar Bahia Cacau, no Brasil Origem Week. Evento realizado pelo grupo M21 com apoio dos governos dos Estados da Bahia e do Pará, entre os dias 06 e 08 de setembro na Bélgica, marcou para sempre a história do chocolate baiano no mundo europeu.

Logo após a porta de entrada da feira, estava o Empório da Agricultura da Bahia organizado pela Unicafes-Ba com seu portfólio de produtos de origem.  Dentre os diversos sabores da sóciobiodiversidade baiana, o chocolate especial Bahia Cacau de Ibicaraí foi destaque com as barras, Nibs e as amêndoas caramelizada do cacau. A cooperativa da agricultura familiar é a pioneira em fazer chocolate fino do Brasil.

Os brasileiros na Bélgica puderam matar a saudade de sua terra natal. “O chocolate nos dar uma sensação bem boa, de muito prazer e nos lembra como a Bahia é maravilhosa”, atestou Alessandra Matos, graduada em gastronomia e oriunda do município de Floresta Azul-BA, residente na Bélgica a mais de 15 anos.  Gilberto Alan, estuante de teologia completou: “faz 5 anos que estou na Europa e não conheço muita coisa do Brasil aqui, então vim pra car conhecer os produtos naturais diretamente do brasil, uma boa experiência”, considerou o estudante.

Para Marco Lessa, idealizador do Brasil Origem Week o evento atingiu o objetivo. “Foram diversas atividades promovendo a cultura, o turismo, a gastronomia, marcas e produtos, com exposições, fóruns, workshops de capacitação e muita interação com os belgas, visitantes do mundo inteiro e brasileiros que vivem naquele país”, disse satisfeito Lessa.


Já tem agenda marcada para o próximo Brasil Origem Week, desta vez em Paris na França previsto para no final do mês de outubro, devendo contar com chocolate da agricultura familiar. E a edição 2025 na Bélgica já foi confirmada.  Para o gerente comercial da Bahia Cacau Josivaldo Dias, foi singular a participação no Brasil Origem Week.  “É uma excelente oportunidade de acessar novos mercados e de apresentar o modelo de negócio que oportuniza a melhoria da renda e da qualidade vida dos agricultores familiares do Sul da Bahia”, afirmou Dias.

sábado, 7 de setembro de 2024

21ª Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova PL 21/2024 do Executivo Municipal

 


Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 04 de setembro, a 21ª sessão ordinária do segundo biênio de 2024. A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Leonardo Alves, Aroldo Abreu, Alam Rogério, Silvana de Santana, Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Ednaldo José dos Santos (Lió) e Duartes, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, a intérprete de Libras da Câmara, Andrea Silva Souza, imprensa local e representantes da sociedade local. 

A sessão teve início com o presidente da Casa, Herbert Santana, solicitando à vereadora Silvana a leitura de um trecho bíblico. Na sequência, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes. 

Moisés leu ainda o expediente do dia, que continha o ofício 928/2024 do Executivo Municipal, sobre o Projeto de Lei 21/2024 para análise e aprovação da Lei Orçamentária Anual – LOA, para o exercício de 2025 e a Indicação 015/2024. No momento seguinte Herbinho deu início ao Grande Expediente com o uso da Tribuna Popular por até 10 minutos para os vereadores presentes. Fizeram uso da Tribuna os vereadores Alam Rogério, Leonardo Alves, Aroldo Abreu, Edy da Vila, Lió, DuArtes e o presidente Herbert Santana.

Herbinho fez uso da tribuna e iniciou sua fala saudando a todos os presentes. O presidente falou um pouco sobre a polêmica das contas reprovadas do ex-prefeito relativa ao ano de 2019. O presidente explicou o motivo da rejeição da conta e disse que a partir desse momento muita pressão foi feita, com um tom de violência com ameaças, mas a Câmara não recuou. Segundo o presidente o Ministério Público e o Juiz da Comarca deixaram claro que as contas evidenciavam fortes indícios de dolo ao patrimônio público e que a Casa de Leis agiu corretamente, cumprindo o seu papel. 

Por fim Herbinho lembrou das inúmeras conquistas da atual legislatura, parabenizou a todos os seus pares e finalizou sua fala agradecendo a Deus e a todos que confiaram no seu trabalho. No momento seguinte o presidente finalizou o Grande Expediente e deu início a Ordem do dia com a leitura do parecer do Projeto de Lei 21/2024, de autoria do Poder Executivo, sobre o Plano Municipal de Cultura.

No momento seguinte foi feita a leitura do parecer do PL 21/2024, o mesmo foi aprovado por unanimidade, seguindo com a aprovação em discussão única e a sua redação final que também teve a aprovação de todos os edis presentes à sessão. O 21/2024 segue agora para a sanção ou veto do Executivo Municipal.

Por último, o presidente da Casa deu como encerrada a sessão e convidou a todos para participar da 22ª sessão ordinária que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Mais um domingo de caminhada com plantio de árvores em Ibicaraí

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

A Turma da Caminhada, um grupo formado por pessoas que gostam da natureza e do meio ambiente e tem como lema plantar, cuidar, preservar e conscientizar, realizou na manhã de domingo, 1º de setembro, mais uma caminhada ecológica com plantio de mudas de árvores nativas da região cacaueira. Dessa vez o destino foi a Fazenda Boa Vista, na região dos Miúdos.

A concentração aconteceu na praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino, de onde saímos com mais de 100 integrantes. Por quase duas horas caminhamos até a fazenda, onde fomos muito bem recebidos por José Almeida e a esposa Ângela Lins, Antônio Neto Farias e a esposa Zilmara Macêdo e as irmãs Maria Almeida e Mariangela Farias. No local foi colocado um toldo e diversas mesas com um delicioso café da manhã, que foi servido para todos os aventureiros.

Depois de hidratados e alimentados, e das inúmeras sessões de selfies, todos os presentes oraram um Pai Nosso para agradecer ao nosso Criador pelo maravilhoso momento de união, confraternização e cuidado com o meio ambiente. Na oportunidade falamos um pouco sobre o cuidado com o nosso planeta e a necessidade de se plantar árvores.

No momento seguinte foi feito o plantio de 10 mudas de árvores - às margens da estrada que leva até a fazenda - e em seguida, depois de uma calorosa despedida, a turma ‘pegou a estrada’ - com o mesmo entusiasmo - de volta para casa, debaixo de um sol escaldante, e antes do meio-dia todos já estavam em Ibicaraí.

Fica o agradecimento para todos os que colaboraram: Aos irmãos Farias, proprietários da Fazenda Boa Vista, a Geninho e Rael, que doaram as mudas; Sandoval, que doou copos, pratos e talheres descartáveis e ajudou na organização; Benigno, que além de doar alimentos, ainda foi monitor e motorista de apoio, Gabriel e William, que ajudaram como monitores; Marcos, que levou os alimentos na fazenda; Carla, que colocou um carro à disposição; a prefeitura de Ibicaraí, que doou 100 garrafas de água e colocou uma moto de apoio e todos os integrantes que colaboraram com o café da manhã.


Arnold Coelho

Feliz com mais essa ação

domingo, 1 de setembro de 2024

Um dia pra ficar marcado na história de Barro Preto





Linda festa pelas ruas de um povo que decidiu pela continuidade do avanço. 


Que alegria ver esse desejo em resposta ao trabalho duro que fazemos diariamente na gestão desde 2021. 


A caminhada é longa, mas estamos, todos juntos, tornando ela incrível!


AVANTE 7️⃣0️⃣

Chuva preta': entenda o que é o fenômeno que vai atingir pelo menos cinco estados a partir deste sábado

  São Paulo enfrenta fenômeno climático que pode gerar chuva preta   Edilson Dantas / Agência O Globo Fonte O Globo Precipitação registrada ...