CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

IBICARAÍ- Mais uma caminhada bruta na ‘montanha mágica’

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

A cada caminhada novos integrantes (aventureiros) aparecem e a Turma da Caminhada só cresce. Ontem, domingo, dia 29 de setembro, não foi diferente, e apesar das muitas desistências, já que houve 86 inscrições e cerca de 50 apareceram, muitas caras novas fizeram sua primeira caminhada, sofreram, suaram, cansaram, reclamaram das ladeiras, mas no final todos chegaram em casa com a sensação de que “eu posso...eu sou capaz...eu consegui”. Esse sentimento não tem preço e não se compra, se conquista!

Saímos cedo rumo a mais uma aventura na Montanha Mágica, pelo lado oeste (serra da Banha/Ladeira do Padre). Pegamos a BR-415 até a Vila e de lá seguimos a estrada que leva até a região da Jussara. Andamos dois quilômetros até a fazenda de Luciano, de onde pegamos um ramal e começamos a subir, passando por belas fazendas, até chegar no ponto de encontro do café da manhã, onde foi montada uma mesa cheia de frutas (melancias, maças, bananas e laranjas) e um delicioso mungunzá, ofertado por Aloísio, dono do local.

Depois do café e as energias renovadas, continuamos a subida até os Gouveias, onde pegamos um trecho de cacau até a segunda sede, onde o povo parou para tomar banho em uma bica maravilhosa que existe no local. Na sequência continuamos a subir até Rui, onde encontramos uma linda represa no topo da serra e a turma tomou mais um banho.

Seguimos viagem contornando a montanha até a fazenda de Ana Gama, onde paramos para comer e abastecer nossas garrafas de água e na sequência foram quase 10km de descidas pelo Córrego Grande (lado sul) até o ponto final dessa aventura.

Nossos agradecimentos vão para Fred, Fábio e Dany (Secretaria de Agricultura), que subiram antes para preparar o nosso café com frutas e os três colaboradores que contribuíram para o delicioso café. Não citarei os nomes, mas todos nós sabemos quem nos ofertou. Obrigado a todos pela participação em mais essa caminhada bruta e insana.


Arnold Coelho

Apaixonado por caminhadas

Governador Jerônimo Rodrigues institui o Dia Estadual da Juventude Cristã na Bahia

 


Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Após aprovação na Assembleia Legislativa, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do sábado (28), o decreto que institui o último sábado do mês de setembro como o Dia Estadual da Juventude Cristã, na Bahia. 

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a medida é um marco importante para toda a comunidade cristã do estado. “As igrejas são instrumentos fiéis de reparação de quaisquer danos espirituais e, naturalmente, ajudam o Estado e ajudam as famílias a conduzirem um ambiente de paz”, destacou o governador, lembrando o perfil laico do Estado, respeitando as crenças e manifestações religiosas de cada cidadão.

A instituição do Dia Estadual da Juventude Cristã tem entre as suas finalidades a mobilização das igrejas e instituições cristãs, que podem realizar palestras, workshops, congressos, cruzadas evangelísticas, eventos de clamor ou qualquer outro que traga reflexões e ajudem a juventude cristã a enfrentar problemas sociais e criem a cultura da paz.
“Reconhecer essa juventude, construindo um dia específico para celebrações, comemorações, para que a gente possa fazer uma agenda específica para essa juventude, é muito positivo e, para nós, reforça as nossas diversidades e a nossa expressividade, como uma juventude que também é religiosa”, pontuou o coordenador-geral de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet. Para ele, essa sanção representa o respeito que o Estado da Bahia tem pela diversidade e pelos jovens.

A medida está sendo celebrada pela comunidade e pela juventude cristã. “A juventude transforma. E quando junta a fé e a ação, possibilita o horizonte de mudarmos a nossa sociedade e transformá-la para muito melhor”, comemorou Thais Isidório.

Representando a igreja Adventista, Mirela Novais destacou: “é muito importante que a juventude tenha esse espaço para atuar e fazer a diferença por onde quer que a gente passe”.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

BAHIA- Quintais produtivos, mecanização e barragem garantem autonomia financeira para agricultores familiares de Cruz das Almas

 


Repórter: Karoline Meira
Fotos: André Frutuôso
Coordenação de Comunicação: Silvia Costa
Ascom CAR - 3115-6766
No Assentamento Volta Terra, em Cruz das Almas, 27 famílias de agricultores familiares estão colhendo os frutos do trabalho no campo. Com a implantação de Quintais Produtivos, de uma barragem e mecanização agrícola, eles agora garantem colheitas sustentáveis, melhoram seu rendimento e conquistam uma nova qualidade de vida. A combinação de tecnologia, manejo inteligente e apoio estratégico está provando que o futuro no campo pode ser próspero e promissor.

Os Quintais Produtivos foram umas das muitas entregas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A iniciativa incluiu a aquisição de insumos e equipamentos de infraestrutura para apoiar a produção de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC). O modelo sustentável, que promove um microclima favorável à produção, permite que as famílias colham alimentos o ano inteiro, mesmo com manejo reduzido e em áreas de pequeno espaço.

Para Reinaldo Bastos, um dos beneficiados por essa ação, o apoio da CAR foi fundamental para o sucesso da produção. “Conseguimos expandir. Tivemos acesso a sementes, adubos e insumos e, hoje, produzimos todo o tipo de hortaliça e verdura. Escoamos nossa produção para a cidade de Cruz das Almas, levando alimentos orgânicos para a mesa das pessoas. Isso nos permite contribuir com alimentos de qualidade para as nossas famílias e para a comunidade”, ressalta o agricultor.

Menos Esforço, mais Produtividade
Outro ponto essencial foi a mecanização agrícola. Com a entrega de equipamentos como o tratorito, os/as agricultores/as do assentamento passaram a contar com uma forma mais eficiente e econômica de preparar a terra para o plantio. A tecnologia trouxe alívio ao trabalho manual, reduzindo o tempo de preparo e melhorando a qualidade do solo.

A agricultora familiar, Juscilene Soares, destaca os avanços que o tratorito proporcionou. “Antes, era muito trabalhoso fazer tudo com a enxada. Hoje, com o tratorito, temos mais facilidade, economizamos tempo e a terra fica melhor preparada. As sementes de hortaliças, amendoim e milho, junto com o adubo que recebemos, qualificaram ainda mais nossa produção. Também conseguimos reduzir os custos com mão de obra, já que a mecanização faz grande parte do trabalho”, explica. Hoje, a renda mensal média da família gira em torno de R$ 6 mil, um marco importante para a comunidade.

Água para produção
Além dos Quintais Produtivos e da mecanização, a construção de uma barragem pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi fundamental para assegurar a continuidade das atividades agrícolas, mesmo em períodos de estiagem. A barragem mudou a realidade de uma área que antes sofria com a falta de água, possibilitando o crescimento das plantações e a recuperação de nascentes.

Para Antônio Almeida, agricultor da comunidade, a barragem trouxe esperança e estabilidade. “Aqui, era um pó seco, ninguém queria este lugar. Mas começamos a trabalhar, renovamos as plantações e até uma nascente voltou a dar água. Não tem nada melhor para a agricultura familiar do que água. Água é vida, não só para a agricultura, mas para tudo que está sobre a terra. Com essa barragem, mesmo sem chover, não falta mais água”, celebra Antônio.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

BAHIA- Feirantes de São Joaquim recebem capacitação focada em atendimento a turistas e baianos

 

 Projeto é capitaneado pelo Governo do Estado, por meio da Setur, em parceria com o Senac
 Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
A Feira de São Joaquim, em Salvador, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, está passando por obras de requalificação para melhorar a experiência dos visitantes e fortalecer a própria importância histórica e turística. Em meio a essas intervenções, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), lançou, nesta quarta-feira (25), um projeto de capacitação voltado aos feirantes. O objetivo é aprimorar o atendimento ao público local e internacional e promover boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, elevando a qualidade dos serviços prestados no espaço.
 
Entre os feirantes que participam da capacitação, Dadá do Feijão, que há 60 anos trabalha no local, expressou as expectativas: “hoje em dia, o cliente está mais exigente, e é fundamental que a gente se capacite para oferecer um atendimento mais profissional. Estou animada com o projeto e acredito que vai melhorar muito o nosso dia a dia,” afirmou.
 
O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, reforçou a importância da qualificação para o fortalecimento do equipamento: “a Feira de São Joaquim é um símbolo da cultura baiana e um ponto de encontro tanto para soteropolitanos quanto para turistas de diversas partes do mundo. Com essa capacitação, queremos melhorar a experiência de quem visita o local, aumentando o reconhecimento da feira como um destino turístico de qualidade”.
 
Nilton Ávila Filho, conhecido como Gago da Feira, presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, também destacou o impacto positivo da capacitação: “é uma vitória para todos nós que vivemos da feira. Além de melhorar o atendimento, vai ajudar a organizar nosso espaço e valorizar o trabalho de cada feirante. Estou confiante de que isso vai trazer mais visitantes e mais oportunidades para todos”.
 
Projeto de capacitação
 
O projeto de capacitação dos feirantes é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e está dividido em diversos módulos. Os cursos oferecidos incluem "Qualidade no Atendimento" (4 horas), "Técnicas de Exposição de Produtos e Merchandising Visual" (15 horas) e "Marketing Digital para Empreendedores" (8 horas). Também haverá capacitações específicas para o setor de gastronomia, como "Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos" (4 horas) e "Culinária Baiana" (16 horas).
 
Carla Spínola, gerente de Educação Profissional do Senac, ressaltou a importância do treinamento: “estamos oferecendo cinco cursos de qualificação profissional, com carga horária a partir de 16 horas, voltados para cerca de 120 feirantes. Esses cursos têm o objetivo de aprimorar o conhecimento dos trabalhadores, fortalecendo seu empreendedorismo e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes”.
 
Inscrições e funcionamento
 
As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Turismo ou no Senac, de forma presencial ou online. As aulas terão início em outubro, com o primeiro módulo de “Qualidade no Atendimento” marcado para o dia 21.
 
Obras em andamento
 
O projeto de requalificação da Feira de São Joaquim inclui a construção de um novo galpão para carnes e vísceras, 16 blocos comerciais variados, estacionamento e uma via perimetral com calçadão na borda da Baía de Todos-os-Santos. Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2025, a segunda etapa deve durar 20 meses e entregará 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets renovados.
 
Quase 500 feirantes se beneficiarão da requalificação de mais de nove mil metros quadrados de área, que se estenderá da parte já reformada até a região próxima ao ferry-boat. O investimento ultrapassa R$ 41,2 milhões. Os produtos tradicionais da feira, como ervas, frutas, verduras, artigos religiosos, roupas, artesanatos e objetos de decoração, continuarão a ser vendidos, mas em uma estrutura renovada e moderna.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

BAHIA- Uefs, Uesb e Uesc aceitam proposta do governo. Repasses para Uebas devem chegar a R$ 2,3 bi em 2024


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia Fotos: Virlane Carmo

As universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc) aceitaram a proposta do Governo do Estado que foi amplamente discutida com representantes da comunidade acadêmica, a partir de reuniões iniciadas no mês de abril, com as Associações dos Docentes (AD’s). O objetivo desses encontros foi dialogar sobre demandas e proposições da categoria.

Durante as reuniões, além das tratativas sobre pontos de pauta dos docentes, foram avaliadas alternativas de reajuste apresentadas pelos representantes das AD’s e do governo.

É importante destacar que as propostas que foram avaliadas pelas partes terão os seus efeitos implementados com ganhos salariais semestrais a partir do ano que vem.

Repasse - O Governo do Estado tem uma previsão de repasse total de R$ 2,3 bilhões, este ano, para as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesc, Uesb). Os recursos são destinados a área de pessoal, ações e obras das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Uebas). O valor representa um aumento de 35% em relação ao montante repassado para as Uebas, no ano passado (R$ 1,7 bilhão).

Com relação à área de pessoal das universidades, os docentes tiveram, em 2023, ganhos que variaram entre 6,63% e 9,32%, a depender do cargo e do nível que ocupam nas suas carreiras. Este ano, os professores das universidades estaduais já receberam reajustes que perfazem 6,97% de aumento (4% de reajuste linear para todos servidores públicos do estado, somado a um reajuste complementar para a categoria de 2,82%).

Os números demonstram o compromisso do Governo baiano com o ensino superior estadual e com a categoria de docentes, com aumento nos repasses para as universidades e reajustes para os professores. Outro aspecto que demonstra a valorização da categoria são os avanços nas carreiras.

Avanços - Nos últimos dois anos (2023 e 2024), o Governo do Estado concedeu um total de 1.127 avanços nas carreiras dos professores das universidades baianas (sendo 830 promoções, 297 progressões). As promoções geraram ganhos nas remunerações dos docentes que variam entre 7,83% e 9,69%, dependendo do cargo e do nível que ocupam. Já as progressões nas carreiras geraram um ganho de 7,60%.

O Governo concedeu, ainda, Dedicação Exclusiva para docentes do ensino superior. Apenas em 2024, foram 407 docentes que migraram para Dedicação Exclusiva. Professores que ascenderam para DE percebem um incremento de 50% nas suas remunerações.

Atualmente, o quadro de professores das Universidades Estaduais é formado por 66% de docentes com Dedicação Exclusiva (DE), indicador importante na qualificação do ensino.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Maior Congresso de Nutrição Funcional do mundo contou com o sabor especial da Bahia Cacau

 



ASCOM Bahia Cacau 

Receitas super saborosas, degustação de chocolates, prospecção de mercado, vendas diretas ao consumidor e fortalecimento de parcerias institucionais fez parte da jornada da Bahia Cacau no XVIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O evento realizado pela VP - Centro de Nutrição Funcional, entre os dias 19 e 21 de setembro, reuniu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, mais de 5 mil congressistas, 150 palestrantes, além de 110 expositores.



O chocolate da agricultura familiar que conquistou na Europa, agora também é a paixão nacional das nutricionistas(os) do Brasil. “Eu amo esse cacau Nibs, sou viciada nele e toda feira aqui em São Paulo compro. Eu como ele em cima do mamão e fica a coisa mais gostosa do mundo”, declarou a nutricionista Renata de Toledo. Já para Juliana Luiz o chocolate da Bahia Cacau une prazer e saúde. “Para mim como nutricionista o chocolate é uma combinação perfeita dos dois. Ele proporciona muito prazer e traz muitos benefícios para a saúde, a gente consegue juntar o útil com o agradável”, concluiu Juliana.


Receita especial com chocolate

Os chocolates da Bahia Cacau também foram protagonistas nas criações dos chefs que participaram da Cozinha Show do congresso. Chefs renomados utilizam os ingredientes em receitas funcionais e saborosas, que combinam tradição e inovação. Os chocolates nos percentuais 50%, 70% e 75% Bahia Cacau foram utilizados nas receitas deliciosas de tortas e sobremesas durante os três dias do congresso. O público formado principalmente por estudantes e profissionais de nutrição amaram as receitas.


A Bahia Cacau possui uma linha específica para food service e para indústria de alimentos funcionais. O portfólio de produtos derivados do cacau inclui as barras de chocolate 1kg e as gotas de chocolates de 1kg nos percentuais de 35%, 50%, 60%, 70%, 75% e 100% cacau, as amêndoas do cacau caramelizadas e o nibs em embalagens de kilo. “Temos as soluções de matéria-prima para este setor de alimento saudável que está crescendo muito no Brasil”, afirma Osaná Crisóstomo, diretor-presidente da Coopfesba/Bahia Cacau.



sábado, 21 de setembro de 2024

Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza a 22ª sessão ordinária de 2024

 


Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 19 de setembro, a 22ª sessão ordinária do segundo biênio de 2024. A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Chico do Doce, DuArtes, Aroldo Abreu, Clícia Guerreira, Silvana de Santana, Ednaldo José dos Santos (Lió), além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, a intérprete de Libras da Câmara, Andrea Silva Souza, imprensa local e representantes da sociedade local. 

A sessão teve início com o presidente da Casa, Herbert Santana, solicitando à vereadora Silvana de Santana a leitura de um trecho bíblico. Na sequência, Moisés Messias fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes. 

O diretor administrativo da Câmara leu o expediente do dia, com a leitura de documentos do Poder Executivo, entregues à Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 16 de setembro, vetando os Projetos de Lei 019/2024 e 020/2024. 

Em seguida o presidente dispensou o pequeno expediente e de imediato deu início ao grande expediente, com o uso da tribuna popular pelos vereadores presentes por até 10 minutos. Fizeram o uso da tribuna os edis Aroldo Melo, Ednaldo José dos Santos (Lió), Silvana de Santana e DuArtes, que usaram o seu tempo para falar sobre algumas conquistas da Casa de Leis e dos seus respectivos trabalhos.

Na parte final da sessão o presidente da Casa, Herbert Santana, encerrou o grande expediente, e, por não ter matéria pautada para a ordem do dia, deu por encerrada a sessão e convidou a todos para a 23ª sessão ordinária, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro de 2024.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Festival do Queijo Artesanal da Bahia une música, tradição, inovação e gastronomia em Salvador

 


 Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Foi ao ritmo do cantor Alexandre Leão que teve início, nesta quinta-feira (19), a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento acontece até sábado (21), no Mercado do Rio Vermelho, a Ceasinha, em Salvador. Durante este período, mais de 60 produtores apresentam uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos.
 
“A turma da queijaria da Bahia há muito tempo está lá produzindo e vendendo no mercado local. E eles precisavam se organizar, enquanto categoria que produz um bom queijo, seja o tradicional ou da sua própria autoria. Então, vir para cá, é fazer com que o povo da Bahia conheça o que a gente tem”, explicou o secretário de desenvolvimento rural, Osni Cardoso, lembrando que as agroindústrias são responsáveis pela geração de emprego e renda no interior baiano.
 
“A gente, quando traz essa turma para cá, fruto de uma política pública, com o serviço de inspeção municipal, com a doação de equipamentos, oportunizando eles a estarem em espaços como esse, a gente percebe que é decisão acertada colocar prioridade nas políticas públicas para a agricultura familiar”, completou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro.
 
A abertura do evento contou com a vista da primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da  CAR, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Turismo (Setur-BA), e a Agência de Defesa Agropecuária (Adab). Na sexta-feira, o festival acontece das 10h às 21h. No sábado, das 10h às 19h, no Mercado do Rio Vermelho. A entrada é gratuita.“Eu achei super legal porque é um incentivo para o pessoal que produz para vender. É um espaço que é dado a eles, muito legal”, aprovou a turista de Sergipe, Rita de Cássia Barros.
 
Quem também gostou foi a secretária do Consórcio Público do Velho Chico, Cristina Castro. “Quem quiser conhecer a Bahia, a agricultura familiar, o sabor da agricultura familiar, tem que vir aqui. Estou maravilhada com a quantidade de produtos de qualidade premiados, inclusive internacionalmente. É uma oportunidade única de conhecer e valorizar o queijo da Bahia”, disse Cristina.
 
A programação diversificada inclui palestras, oficinas, harmonizações e um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas. Além de Alexandre Leão, também vão se apresentar Márcia Short e Fragmentos do Samba. O festival promete unir tradição, inovação e gastronomia em uma celebração que valoriza a qualidade e autenticidade do queijo. Um dos destaques é o Coração de Massapê, produzido por João Campos, da Fazenda Licurizal, em Santanópolis. Este queijo trouxe para a Bahia a primeira medalha no Mundial do Queijo de Tours, na França, de 2023.
 
“A medalha facilita a comunicação com o consumidor. É um selo de qualidade. Ele sabe que se a gente ganhar uma medalha na França, é porque o produto é bom. Ele deixa de comprar um produto de fora para comprar o produto da Bahia”, considerou João Campos. De acordo com ele, o festival é uma grande oportunidade de dar visibilidade ao micro, ao pequeno e à agricultura familiar, e mostrar para o consumidor que o queijo baiano deve e merece ser consumido.
 
Produção de queijos
 
A Bahia tem uma tradição de quase 500 anos na produção de queijo. O início da produção ocorreu no século XVI pelos colonizadores, que trouxeram para a capital baiana a tradição europeia de fabricar este alimento derivado do leite.
 
Durante o festival, quem visitar o Mercado do Rio Vermelho, pode se reconectar com essa rica história, além de aproveitar tudo o que o queijo baiano tem a oferecer. Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, o estado se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Hospital Ortopédico do Estado realiza mutirão de consultas pediátricas para agilizar o acesso a atendimentos de pacientes de toda Bahia

 


Ação acontecerá no próximo sábado (21), das 7h às 13h

Fonte: Ascom/Sesab
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado administrada pelo Einstein, realizará, no próximo sábado (21), das 7h às 13h, um mutirão de consultas ambulatoriais para crianças e adolescentes. Cento e dez pacientes vindos de todas as regiões do Estado e de cidades como Vitória da Conquista, Seabra, Senhor do Bonfim e Porto Seguro estão sendo convocados, de acordo com a ordem na regulação, para os atendimentos.

Farão parte da iniciativa 22 especialistas em coluna e ortopedia geral, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos e biomédicos. O objetivo é a diminuição do tempo para acesso às consultas na especialidade, através do Sistema Único de Saúde do Estado.

Para ser inscrito na regulação e ser convocado para mutirões como esse, o paciente precisa passar por uma consulta em uma unidade básica de saúde do SUS, que pode ser um posto de saúde ou uma policlínica. Sendo identificada a necessidade de tratamento especializado com um ortopedista, a própria unidade, a Prefeitura-Bairro ou a Secretaria de Saúde do município cadastra o paciente no Sistema de Regulação Ambulatorial – o SRA. Após esse processo, basta aguardar o chamado do hospital.

Em seis meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia chegou ao marco de mais de 3.000 mil cirurgias e 719 atendimentos pediátricos. “Essa é uma especialidade com uma demanda reprimida importante. Por isso, ao realizar mutirões como esse, nosso objetivo é agilizar o atendimento e, consequentemente, o diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando melhorar sua qualidade de vida”, destaca Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. “Aos poucos, vamos diminuindo o tempo de espera com encaminhamentos das consultas e exames complementares e, se necessário, indicação para procedimentos cirúrgicos”, completa.


Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia

Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.

Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.

BAHIA- Queijaria de Casa Nova é o primeiro empreendimento familiar da Bahia certificado pelo Constesf para comercializar em todo o Brasil

Texto: Elka Macêdo
Fotos: Constesf
Silvia Costa Assessoria de Comunicação da CAR 
www.car.ba.gov.br @carbahia_
Na semana em que acontece o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, a queijaria Casa de Queijo Nia, localizada no sítio Terra Seca, no município de Casa Nova (BA) é a primeira agroindústria familiar a ser certificada pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio da parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (SISBI-POA). 
A conquista é fruto da articulação da família junto a diversas instituições e parceiros, a exemplo do Governo da Bahia, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido.
 
Com a certificação, a unidade que trabalha com o processamento do leite de cabra pode comercializar o queijo, em todo o território nacional. “A CAR foi uma peça muito importante, pois sem ela a gente não conseguiria trazer inovações para o nosso empreendimento. Agradecemos o reconhecimento, o apoio e as boas ações que recebemos! Espero que as políticas públicas sejam sempre acessadas pelos pequenos produtores como somos nós, da agricultura familiar.”, salienta Regiane Reis, que junto com o esposo e os filhos administra a Casa de Queijo Nia.
Para apoiar o trabalho da família, a CAR, por meio do Projeto Pró-Semiárido, tem atuado, desde 2016, com a oferta de assistência técnica continuada em parceria com o Serviço de Assistência Socioambiental Campo e Cidade (Sajuc), bem como com a limpeza de aguadas para melhorar a oferta de água e produção de alimentos para os animais. Além disso, com apoio da equipe técnica da empresa, que envolve profissionais das áreas de políticas públicas, contábeis e agrárias, foi possível firmar convênio para adquirir três equipamentos essenciais para adequação da unidade ao SISBI: analisador de leite, crioscópio e pasteurizador.
“Essa conquista é importante para a agricultura familiar, importante para a caprinocultura e importante para mostrar o quanto as pequenas unidades podem e conseguem acessar selos que antes eram pensados só para grandes empreendimentos. Isso mostra, sobretudo, a importância do trabalho da CAR para a agricultura familiar e pequenas agroindústrias”, destacou o especialista em Caprinocultura do Pró-Semiárido/CAR, Emanoel Amarante.
Além do selo para a comercialização nacional, a Queijaria da Nia está fornecendo, ao longo deste ano, cerca de 600 quilos de queijo para a escola estadual do município, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O empreendimento já recebeu também apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido e conta hoje com outros parceiros, a exemplo do Centro de Economia Solidária (Cesol) Sertão do São Francisco e da Prefeitura Municipal de Casa Nova.
Sobre o 1º Festival do Queijo
Salvador vai se transformar na capital do queijo artesanal, no período de 19 a 21 de setembro, com a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento, que acontecerá no Mercado do Rio Vermelho, reunirá mais de 60 produtores, apresentando uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos. Com shows, degustações, harmonizações e palestras, o festival promete unir tradição, inovação e gastronomia em uma celebração que valoriza a qualidade e autenticidade do queijo baiano, que conta com quase 500 anos de história.
Com a abertura oficial na quinta-feira (19/09), às 17h, e uma programação que se estende até sábado, das 9h às 21h, o evento irá celebrar uma nova tradição baiana. Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, a Bahia se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado. 
Pró-Semiárido 
Projeto de desenvolvimento rural executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). 

sábado, 14 de setembro de 2024

Chuva preta': entenda o que é o fenômeno que vai atingir pelo menos cinco estados a partir deste sábado

 




São Paulo enfrenta fenômeno climático que pode gerar chuva preta Edilson Dantas / Agência O Globo

Fonte O Globo

Precipitação registrada na Região Sul e em São Paulo deve chegar ao Mato Grosso do Sul; água não deve ser consumida



A fumaça das queimadas que encobre boa parte do país e uma frente fria devem levar a “chuva preta” a pelo menos cinco estados neste fim de semana. O fenômeno já foi registrado neste mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde deve se repetir. A previsão é que atinja também o Mato Grosso do Sul.

A chuva preta agrega a fuligem das queimadas na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas, e se forma com a combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas). A coloração escurece quando as gotas de chuva se misturam com partículas de fumaça e fuligem presentes na atmosfera.

— Quando os materiais orgânicos não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias — explica a meteorologista Estael Sias, do MetSul.

No Rio Grande do Sul, cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte relataram o fenômeno. A estudante de nutrição Daniela Moreira, moradora de São José do Norte, contou ter ficado surpresa ao captar água da chuva que ela reutiliza em trabalhos domésticos e obter cinco baldes de líquido preto.

— Não é sujeira do telhado ou calha. Sempre usamos o mesmo local para coletar chuva e usar posteriormente até para lavar roupa, de tão limpinha que é — escreveu a estudante em uma rede social.

No estado, a previsão é de que a precipitação escura atinja também a Região Metropolitana de Porto Alegre, de acordo com o MetSul Meteorologia.

Santa Catarina teve chuva preta em Maravilha, Iporã do Oeste e Chapecó. A frente fria que passará pelo território gaúcho vai avançar pelo Oeste catarinense, gerando tempo instável. Além da chuva preta, há risco de destelhamentos, alagamentos e enxurradas no fim de semana.

Na cidade de São Paulo, a chuva tingida pela fuligem foi registrada na quinta-feira, na parte da Zona Oeste que faz divisa com Osasco. No interior do estado, apesar de ainda não ter havido registro do fenômeno, os incêndios em várias áreas têm gerado plumas de fumaça que cobrem cidades inteiras e até formaram um redemoinho de fuligem na região de Mococa. De acordo com Climatempo, a frente fria no final de semana poderá trazer chuvas que ajudarão a dispersar a fumaça, reduzir os focos de incêndio e melhorar a qualidade do ar em São Paulo. Mas poderá haver chuva preta.

Imprópria para beber

A chuva preta tem cheiro de fumaça e não oferece risco maior do que sujar o corpo quando entra em contato com a pele. Mas a água é imprópria para o consumo de pessoas e de animais, devido à presença de contaminantes ainda desconhecidos por especialistas.

Segundo o MetSul, o prejuízo para o meio ambiente está relacionado ao carbono na água, que, quando entra no solo, prejudica a composição química e a absorção de nutrientes pelas plantas. Além disso, ela pode deixar uma camada de sujeira nas superfícies de prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação dos materiais e aumentar custos de manutenção.

Como se cuidar com a chuva negra

A água da chuva negra é imprópria para o consumo humano, mas o contato com o corpo não oferece maior perigo além de sujar a pele e as roupas. Mesmo assim, é preciso cuidados que não diferem muito dos recomendados para áreas que já estão poluídas por nuvens de cinzas das queimadas da Amazônia e do Cerrado.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Bahia Cacau apresentou no Brasil Origem Week o chocolate fino da agricultura familiar em Bruxelas

 


ASCOM  Bahia Cacau 

O espaço do Le Maison Du Cygne, localizado na Grand Place em Bruxelas, foi o placo de exposição e degustação do chocolate especial da agricultura familiar Bahia Cacau, no Brasil Origem Week. Evento realizado pelo grupo M21 com apoio dos governos dos Estados da Bahia e do Pará, entre os dias 06 e 08 de setembro na Bélgica, marcou para sempre a história do chocolate baiano no mundo europeu.

Logo após a porta de entrada da feira, estava o Empório da Agricultura da Bahia organizado pela Unicafes-Ba com seu portfólio de produtos de origem.  Dentre os diversos sabores da sóciobiodiversidade baiana, o chocolate especial Bahia Cacau de Ibicaraí foi destaque com as barras, Nibs e as amêndoas caramelizada do cacau. A cooperativa da agricultura familiar é a pioneira em fazer chocolate fino do Brasil.

Os brasileiros na Bélgica puderam matar a saudade de sua terra natal. “O chocolate nos dar uma sensação bem boa, de muito prazer e nos lembra como a Bahia é maravilhosa”, atestou Alessandra Matos, graduada em gastronomia e oriunda do município de Floresta Azul-BA, residente na Bélgica a mais de 15 anos.  Gilberto Alan, estuante de teologia completou: “faz 5 anos que estou na Europa e não conheço muita coisa do Brasil aqui, então vim pra car conhecer os produtos naturais diretamente do brasil, uma boa experiência”, considerou o estudante.

Para Marco Lessa, idealizador do Brasil Origem Week o evento atingiu o objetivo. “Foram diversas atividades promovendo a cultura, o turismo, a gastronomia, marcas e produtos, com exposições, fóruns, workshops de capacitação e muita interação com os belgas, visitantes do mundo inteiro e brasileiros que vivem naquele país”, disse satisfeito Lessa.


Já tem agenda marcada para o próximo Brasil Origem Week, desta vez em Paris na França previsto para no final do mês de outubro, devendo contar com chocolate da agricultura familiar. E a edição 2025 na Bélgica já foi confirmada.  Para o gerente comercial da Bahia Cacau Josivaldo Dias, foi singular a participação no Brasil Origem Week.  “É uma excelente oportunidade de acessar novos mercados e de apresentar o modelo de negócio que oportuniza a melhoria da renda e da qualidade vida dos agricultores familiares do Sul da Bahia”, afirmou Dias.

sábado, 7 de setembro de 2024

21ª Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova PL 21/2024 do Executivo Municipal

 


Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 04 de setembro, a 21ª sessão ordinária do segundo biênio de 2024. A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Leonardo Alves, Aroldo Abreu, Alam Rogério, Silvana de Santana, Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Ednaldo José dos Santos (Lió) e Duartes, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, a intérprete de Libras da Câmara, Andrea Silva Souza, imprensa local e representantes da sociedade local. 

A sessão teve início com o presidente da Casa, Herbert Santana, solicitando à vereadora Silvana a leitura de um trecho bíblico. Na sequência, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes. 

Moisés leu ainda o expediente do dia, que continha o ofício 928/2024 do Executivo Municipal, sobre o Projeto de Lei 21/2024 para análise e aprovação da Lei Orçamentária Anual – LOA, para o exercício de 2025 e a Indicação 015/2024. No momento seguinte Herbinho deu início ao Grande Expediente com o uso da Tribuna Popular por até 10 minutos para os vereadores presentes. Fizeram uso da Tribuna os vereadores Alam Rogério, Leonardo Alves, Aroldo Abreu, Edy da Vila, Lió, DuArtes e o presidente Herbert Santana.

Herbinho fez uso da tribuna e iniciou sua fala saudando a todos os presentes. O presidente falou um pouco sobre a polêmica das contas reprovadas do ex-prefeito relativa ao ano de 2019. O presidente explicou o motivo da rejeição da conta e disse que a partir desse momento muita pressão foi feita, com um tom de violência com ameaças, mas a Câmara não recuou. Segundo o presidente o Ministério Público e o Juiz da Comarca deixaram claro que as contas evidenciavam fortes indícios de dolo ao patrimônio público e que a Casa de Leis agiu corretamente, cumprindo o seu papel. 

Por fim Herbinho lembrou das inúmeras conquistas da atual legislatura, parabenizou a todos os seus pares e finalizou sua fala agradecendo a Deus e a todos que confiaram no seu trabalho. No momento seguinte o presidente finalizou o Grande Expediente e deu início a Ordem do dia com a leitura do parecer do Projeto de Lei 21/2024, de autoria do Poder Executivo, sobre o Plano Municipal de Cultura.

No momento seguinte foi feita a leitura do parecer do PL 21/2024, o mesmo foi aprovado por unanimidade, seguindo com a aprovação em discussão única e a sua redação final que também teve a aprovação de todos os edis presentes à sessão. O 21/2024 segue agora para a sanção ou veto do Executivo Municipal.

Por último, o presidente da Casa deu como encerrada a sessão e convidou a todos para participar da 22ª sessão ordinária que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Mais um domingo de caminhada com plantio de árvores em Ibicaraí

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

A Turma da Caminhada, um grupo formado por pessoas que gostam da natureza e do meio ambiente e tem como lema plantar, cuidar, preservar e conscientizar, realizou na manhã de domingo, 1º de setembro, mais uma caminhada ecológica com plantio de mudas de árvores nativas da região cacaueira. Dessa vez o destino foi a Fazenda Boa Vista, na região dos Miúdos.

A concentração aconteceu na praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino, de onde saímos com mais de 100 integrantes. Por quase duas horas caminhamos até a fazenda, onde fomos muito bem recebidos por José Almeida e a esposa Ângela Lins, Antônio Neto Farias e a esposa Zilmara Macêdo e as irmãs Maria Almeida e Mariangela Farias. No local foi colocado um toldo e diversas mesas com um delicioso café da manhã, que foi servido para todos os aventureiros.

Depois de hidratados e alimentados, e das inúmeras sessões de selfies, todos os presentes oraram um Pai Nosso para agradecer ao nosso Criador pelo maravilhoso momento de união, confraternização e cuidado com o meio ambiente. Na oportunidade falamos um pouco sobre o cuidado com o nosso planeta e a necessidade de se plantar árvores.

No momento seguinte foi feito o plantio de 10 mudas de árvores - às margens da estrada que leva até a fazenda - e em seguida, depois de uma calorosa despedida, a turma ‘pegou a estrada’ - com o mesmo entusiasmo - de volta para casa, debaixo de um sol escaldante, e antes do meio-dia todos já estavam em Ibicaraí.

Fica o agradecimento para todos os que colaboraram: Aos irmãos Farias, proprietários da Fazenda Boa Vista, a Geninho e Rael, que doaram as mudas; Sandoval, que doou copos, pratos e talheres descartáveis e ajudou na organização; Benigno, que além de doar alimentos, ainda foi monitor e motorista de apoio, Gabriel e William, que ajudaram como monitores; Marcos, que levou os alimentos na fazenda; Carla, que colocou um carro à disposição; a prefeitura de Ibicaraí, que doou 100 garrafas de água e colocou uma moto de apoio e todos os integrantes que colaboraram com o café da manhã.


Arnold Coelho

Feliz com mais essa ação

domingo, 1 de setembro de 2024

Um dia pra ficar marcado na história de Barro Preto





Linda festa pelas ruas de um povo que decidiu pela continuidade do avanço. 


Que alegria ver esse desejo em resposta ao trabalho duro que fazemos diariamente na gestão desde 2021. 


A caminhada é longa, mas estamos, todos juntos, tornando ela incrível!


AVANTE 7️⃣0️⃣

BAHIA- SEC divulga lista de professores e coordenadores que vão receber o Geapme

  Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário Oficial do Estad...