CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira foi apresentado em Ibicaraí



ASCOM Ibicaraí
Aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 25, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o lançamento do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. O plano está sendo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente das cidades que compõem a Bacia do Rio Cachoeira.

O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas pela SEMA em prol da revitalização da bacia do Cachoeira, tais como: restauração florestal, realização de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR e a construção do Plano Estratégico de Revitalização do Rio Cachoeira, além de  dar continuidade ao diálogo entre as partes envolvidas e a sociedade civil organizada. A ação teve início com a apresentação da música Chora Cachoeira, dos compositores Carlinhos Boka e Cochise Cajon.

O prefeito Lula Brandão falou sobre a importância da revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, em especial, do Rio Salgado, que compõe a Bacia e corta Ibicaraí, além de fazer parte da história do município. Lula também falou da luta da atual secretária de Agricultura e do empenho da sua equipe pelo meio ambiente e destacou a importância, não só da recuperação da mata ciliar, mas da preservação das nascentes, com a implantação em um futuro próximo do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Segundo o presidente do Comitê de Bacias do Leste, Luciano Veiga, o projeto de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira tem como objetivo revitalizar a Bacia por meio de ações que promovem a proteção de nascentes e cursos d'água e o reflorestamento da mata ciliar da nascente até a sua foz. "O documento contempla uma visão de curto, médio e longo prazo traduzida em três fases de implementação, que contemplam o Plano".

O diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueiredo, destacou que a partir da apresentação do Plano em Ibicaraí, a secretaria vai dialogar com todos os municípios da Bacia para envolver os atores sociais na implantação das estratégias indicadas para as microbacias prioritárias do Rio Cachoeira. Murilo também apresentou os resultados do Projeto Cachoeira, que foi desenvolvido a partir do diagnóstico ambiental da região e das audiências públicas nos municípios de Itororó, Ibicaraí e Itabuna.

Presença - Estiveram presentes o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão; a vice-prefeita e secretária de Educação Adriana Assis; a secretária de Agricultura de Ibicaraí, Telma Elízia; o diretor municipal de Meio Ambiente, Cochise Assis; a diretora da Unidade Regional do Inema, Cibele Pinto; o presidente do Comitê de Bacias do Leste, Luciano Veiga; a secretária municipal de Agricultura de Floresta Azul, Lôla Gedeon; secretária Executiva da Sema, Seiva Carvalho; o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueiredo; secretários e representantes municipais do meio ambiente da Região Sul, representantes de assentamentos e comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...