CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pavimentação de ruas tem reinício em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

Depois de uma longa demanda burocrática - envolvendo empreiteira e Prefeitura - foi interrompido o contrato com a Construtora Sul Bahia, que tinha como objeto a pavimentação de várias ruas na sede e distritos da cidade. A empresa foi vencedora do certame licitatório realizado em 2012. Após o início das obras a empresa passou a apresentar dificuldades para realização dos serviços, levando a prefeitura a notificá-la e posteriormente exigir o rompimento do contrato para convocação da segunda colocada, fato que somente agora foi concretizado, possibilitando o imediato reinício das obras.

Os recursos foram obtidos através de uma emenda parlamentar de 2011, do então Deputado Federal Geraldo Simões, no valor de R$ 1.300,000,00 (um milhão e trezentos mil reais).  O calçamento começou no início de 2012, tendo sido realizado intervenções no distrito do Cajueiro Novo, bairro Duque de Caxias e Rua do Paletó.

Em 2014 a lentidão da obra iniciou um processo administrativo para interromper o contrato, pois em dois anos a construtora só tinha pavimentado três ruas no distrito do Cajueiro Novo (ruas Canadá, Costa e Silva e Castelo Branco), uma rua no Bairro Duque de Caxias, parte da Rua do Paletó e parte do trecho da praça Manoel Caxingó, na rua Paraíso (bairro do Luxo).

Em abril último, a Prefeitura finalmente conseguiu o distrato com a Construtora Sul Bahia, após um parecer favorável da Caixa Econômica Federal (CEF), e convocou a empresa Monte Sinai (segunda colocada), que assinou o contrato e já iniciou a obra, que inclui o calçamento no final da Rua Paraíso, na praça Manoel Caxingó; a finalização da pavimentação da rua do Paletó; a pavimentação de todas as ruas do bairro Novo Horizonte; a pavimentação das travessas A,B,C e D, no bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo); além da pavimentação das rua Edith Pimentel; Rua da Ponta da Pedra e a travessa Adrião Macêdo (trecho que liga a praça do João Batista até o Complexo Policial). Vale salientar que a Adrião Macêdo só será calçada até onde existia casas na época da assinatura do contrato. Outras ruas importantes - e que serão calçadas - são a rua Tiradentes (trecho do CCI até a quadra do João Batista) e suas transversais, que ligam a rua professora Waldyr Pinto Montenegro (antiga Brigadeiro Eduardo Gomes) e parte da rua Miguel Malaquias (antiga Rua Aderbal Assis). Essa última rua também terá só uma parte calçada, em virtude da assinatura do contrato (na época ficou definido que só seria calçada até onde existia moradias).

"São mais de 16 quilômetros de calçamento que conseguimos através do então Deputado Federal Geraldo Simões e que emperrou por causa de uma empreiteira e a burocracia da justiça brasileira. Foram mais de dois anos correndo atrás para conseguir esse destrato e substituir a empreiteira. O parecer favorável da CEF só saiu no último mês. Vamos correr contra o tempo para entregar todas essas ruas até o fim do meu mandato", disse o prefeito Lenildo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...