CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 29 de setembro de 2015

UBS de Floresta Azul disponibiliza teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul, através da Coordenação do Programa de Saúde da Mulher, está disponibilizando para as gestantes e a população em geral os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O teste para gestante é feito logo na primeira consulta, ou nas consultas subsequentes, independente da idade gestacional. 
Os testes rápidos servem para diagnosticar a infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatite durante o período gestacional, o que é fundamental para a redução da transmissão vertical, situação em que a criança é infectada durante a gestação, parto ou no período da amamentação. Além do HIV e Sífilis, os testes rápidos identificam a Toxoplasmose, Citomegalovirus, Hepatite B e C e doenças falciformes. O resultado sai em 15 minutos e é cientificamente comprovada a eficácia dos resultados. 
O objetivo, segundo as enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde, Sara Mendes e Laila Cabral, é obter o diagnóstico precoce das doenças, evitando complicações tanto para as futuras mamães como para os bebês. O teste está disponível para toda a população e pode ser feito das 8 às 17h, tendo duração de 15 a 20 minutos, sendo realizado com um furo no dedo da paciente.
Teste Rápido
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem. Para chegar ao resultado o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste para confirmação.
Dessa forma, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado, e em caso de positivo, o paciente recebe orientação técnica para início do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...