CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Inaugurado Laboratório Municipal de Análises Clínicas em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes
 A unidade Básica de Saúde Oséas Peixoto (antigo SESP), que fica situada na Avenida São Vicente de Paula, no centro de Ibicaraí, depois de ser totalmente reformada pela atual administração, ganhou na manhã de hoje, terça-feira, 24, às 07:30h, um posto de coleta para a realização de exames básicos. Os exames, que antes eram feitos em laboratórios particulares, a partir de hoje começarão a ser feitos no Hospital Arlete Maron de Magalhães, que ganhou o primeiro Laboratório Municipal de Exames e Análises Clínicas.
A inauguração do posto de coleta na UBS e do laboratório no hospital regional contou com a presença do prefeito Lenildo Santana; do secretário de Saúde, Pinheiro Farias; da diretora administrativa da Saúde, Taísa Fraga e parte da equipe da secretaria de Saúde; do diretor do SAAE, José Dias; da Procuradora do Município, Dra. Adenildes de Jesus Santos; do secretário de Infraestrutura Leildo Santana; do secretário de Administração, Osvaldo Martins Filho; do secretário de Finanças, Paulo Gonçalves; do Assessor Especial de Gabinete, Janildo Marques; da diretora do hospital, Débora Habib, além dos vereadores Josseone Carvalho, Gilvá de Jesus, Alam Rogério, Flávio Ramos, Valtaíre Moreira e diversos funcionários do hospital e da prefeitura.
“A inauguração desse laboratório é um sonho antigo da atual administração 'Gente Cuidando de Gente', que tem o prefeito Lenildo Santana à frente do Executivo Municipal. Lenildo não mediu esforços para a montagem desse laboratório que vai funcionar no hospital. Além do investimento da ordem de 50 mil reais em equipamentos, vale lembrar que o laboratório vai funcionar com uma equipe composta por um bioquímico, Olavo Granjeiro; uma biomédica, Meriany Santos Chaves; quatro técnicos de laboratório; um auxiliar de vidraria e um digitador”, disse Pinheiro Farias.
“A montagem desse laboratório é uma ação inédita em Ibicaraí e foi feita com recursos próprios. Compramos todos os equipamentos de primeira linha. Só um Analisador Hematológico de 18 parâmetros (contador de células), custou R$ 28.500,00 (vinte e oito mil e quinhentos reais). Estamos conseguindo também, através de duas emendas parlamentar, uma do ex-deputado federal Geraldo Simões, no valor de 800 mil reais; e outra do deputado federal Jutahy Magalhães, no valor de 400 mil reais, que serão aplicados na reestruturação do hospital com a reabertura do Centro Cirúrgico. Vale lembrar que ainda esse ano entregaremos quatro novas Unidades de Saúde, que encontram-se em fase final de acabamento”, disse o prefeito Lenildo Santana.
 acordo com o bioquímico Olavo Granjeiro, a coleta acontecerá às terças e quintas-feiras na UBS Oséas Peixoto, e às segundas-feiras nas UBS dos distritos. “A previsão inicial é para 40 coletas diárias, totalizando 120 coletas nos três dias da semana, mais os exames realizados internamente no hospital. Teremos também autonomia para realizar até 12 tipos de exames, os chamados exames básicos. A previsão de entrega  dos resultados será de cinco dias úteis”, disse Olavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...