CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Funcionários dos Correios fazem paralisação parcial pelo país

Paralisação atinge estados como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Ainda não é possível informar nº de trabalhadores em greve, diz Correios.

Do G1, em São Paulo

Funcionários dos Correios fazem paralisação parcial pelo país nesta quinta-feira (12) em pelo menos cinco estados: São Paulo, Rio de JaneiroRio Grande do SulRondônia eTocantins. Já a assessoria do sindicato da categoria em São Paulo (Sintect-SP) informa que a greve atinge, ao todo, sete estados – contagem que inclui, por exemplo, Pernambuco. No entanto, a adesão desse estado à paralisação ainda será decidida em assembleia marcada para esta tarde.
No Rio Grande do Norte, os funcionários dos Correios se reuniram em assembleia na noite de quarta-feira e, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, José Edilson, deliberaram que não iriam aderir à paralisação. A assessoria de comunicação dos Correios no RN informou que os funcionários trabalham normalmente nesta quinta.
Segundo o Sintect-SP, 55 mil funcionários dos Correios cruzam os braços nesta quinta, o equivalente, na estimativa da assessoria do sindicato, a 50% da categoria em todo o país. O Sintect-SP informou ainda que a greve afeta 70% do fluxo postal no país.
Os Correios informam que ainda não é possível estimar o número de trabalhadores que cruzaram os braços, nem qual o impacto disso no fluxo postal do país. De acordo com a empresa, o expediente começou às 9h, e a aferição por meio de sistema eletrônico ainda está sendo realizada. Só por volta de meio-dia será possível ter um levantamento.
Entre outras reivindicações, os funcionários dos Correios querem reajuste de 10% no piso salarial da categoria, reposição da inflação, aumento real de 6% e a manutenção do atual convênio médico.
O Sintect-SP informou também que a categoria realizará nesta quinta passeata em São Paulo, a partir das 14h30, na Avenida Paulista. Os grevistas pretendem se reunir no vão livre do Masp.
Federação
Consultada pelo G1, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que representa a categoria, afirmou que a maior parte destes sindicatos que entraram em greve se desfiliaram da entidade no ano passado.

Rio Grande do Sul e Pernambuco pertencem à federação, mas, de acordo com a assessoria de imprensa, "a categoria tem prerrogativa de deflagrar greve".
A Fentect informa que fará assembleias no próximo dia 17 e, se não houver nova proposta dos Correios, também deve dar início à paralisação dos trabalhadores no dia 18. A entidade representa 29 sindicatos de todo o país.
A categoria pede 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano (7,13%), reposição das perdas salariais desde o plano real (algo em torno de 20%), entre outras reivindicações.
Correios
Os Correios afirmam que estão adotando uma série de ações preventivas para garantir a prestação de serviços, por meio do Plano de Continuidade de Negócios. Entre as ações estão a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana, deslocamento de empregados entre as unidades e contratações temporárias.

A empresa destaca, ainda, que está em processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 com as entidades sindicais “e continuam abertos ao diálogo, não havendo, portanto, justificativa para paralisação”.
A empresa ofereceu reajuste de 5,27% sobre os salários e benefícios. “Este índice, somado à progressão anual concedida no ano passado, equivale ou ultrapassa os índices inflacionários do período, impedindo perdas aos trabalhadores”, segundo a ECT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...