CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Comitê das Bacias do Leste elege novo presidente

Presidente: Dermivan Barbosa,Secretária: Lorena Lacerda,Vice-presidente: Paulo Guirra
  
Texto e fotos By Antonho Lima (Toinho)


   Foi realizado durante o dia desta quarta-feira (25), no salão nobre da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a XIX Reunião Plenária Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste (CBHL), com o objetivo de eleger e empossar um novo presidente em substituição a ex-presidenta Célia da Paz, falecida no inicio deste mês de setembro. A reunião plenária foi presidida pela Srª Arleth Marinho dos Santos Monteiro, que esteve exercendo interinamente o cargo de presidenta.


    Estiveram presentes representantes de instituições da região como Embasa de Itabuna, Saae de Ibicaraí e Jussari, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-34 de Ilhéus, Associação Santa Cruz de Ijexás, Associação de Professores de Jussari, APJ núcleo da APLB sindicato, CASA, Instituto Cabruca e Prefeitura Municipal de Buerarema. Após as apresentações, foi dado início aos trabalhos onde, a Srª Arleth Marinho fez a leitura de uma moção de reconhecimento a Célia da Paz e, em seguida foi realizada a renúncia coletiva da presidente interina Arleth Marinho e da secretária Maria Lúcia Góes, para cumprimento do Regimento Interno e do CONERH do comitê que deve ser tripartite e estava sendo representado somente pela sociedade civil.


   Logo após as exonerações dos cargos interinos, os membros do comitê reuniram-se para composição de uma chapa representada pelos seguimentos: Poder Público; Usuário e Sociedade Civil. Em consenso foram eleitos pelos seus pares: Dermivan Barbosa dos Santos, representando a Companhia de Ação Socioambiental – CASA (sociedade civil) como Presidente; Paulo Roberto Guirra, representando a Prefeitura Municipal de Buerarema (poder público) como Vice-Presidente e Lorena Lacerda Santos, representando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA (usuário) como Secretária. Dando prosseguimento foram empossados a nova diretoria eleita para o biênio 2013/2015.


   O que é um comitê?
O comitê de bacias hidrográficas é um organismo colegiado, composto por instituições públicas, entidades da sociedade civil e do setor usuário de água, com atuação em uma bacia hidrográfica. É o parlamento onde a sociedade manifesta seus interesses definem prioridades para os conflitos de usos da água e efetua o controle social da gestão pública.


    Bacias Hidrográficas do leste e os Rios da região:
Tijuípe, Almada, Cachoeira, Santana, Cururupe, Acuípe, Maurin, Aliança, Doce e Grande.

   Municípios:
Ibicaraí, Floresta Azul, Almadina, Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Firmino Alves, Itororó, Itapetinga, Itambé, caatiba, Itapé, Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca, Ilhéus, Uma,Canavieiras, Arataca, Santa Luzia, São Jose da Vitoria, Jussari e Buerarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...