CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prepare um pão de cebola macio e suave.




Quando pensamos em fazer pão, já imaginamos que dá um super trabalho e que nunca fica tão bom. A maioria fica pesado, duro e depois que esfria fica ainda pior. Mas essa receita é diferente. Esse pão fica super macio, com a casquinha bem fininha. É perfeito para congelar e comer depois.
Claro que você pode optar por tirar a cebola, mas a massa perde um pouquinho da maciez. Nada de mais, mas de verdade? O gosto fica tão suave que você não vai nem perceber.
Ingredientes:
- 1 cebola grande
- Fio de azeite
- 2 xícaras e 3/4 de farinha de trigo
- 2 pacotes de fermento biológico (20g) ou 2 colheres de sopa
- 2 colheres de açucar
- 2 ovos (1 para a massa do pão e outro para passar nos pães antes de irem pro forno)
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de leite morno
- Sementes de mostarda (pode substituir por gergelim ou papoula)

Modo de fazer
- Comece cortando a cebola grande em quatro partes, e depois fatie-as em lascas mais finas (não precisa ser muito finas).

- Leve-as ao forno em temperatura média com um fio generoso de azeite para que possam assar levemente, só para tirar a crocância.

- Enquanto isso misture a farinha com o fermento para pães e o açúcar e acrescente o leite morno (se o leite ficar muito quente pode matar o fermento e fazer com que o pão não cresça).

- Deixe essa mistura crescer por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, misture à massa  o ovo, a margarina, o sal e, por fim, as cebolas (que não devem estar muito quentes).

- Sove bem a massa e, se necessário, adicione um pouco mais de farinha até a massa estar elástica e desgrudando da mão. Mas coloque aos pouquinhos, para não passar do ponto e ficar duro demais. deixe essa massa crescendo por volta de 20 min em um local onde não haja corrente de vento – dentro do forno, por exemplo.

- Depois desse tempo dê o formato que você achar bacana para seu pão e deixe crescer por mais 20 minutos. Quando seus pães estiverem bem crescidos, pincele-os com a mistura de um ovo inteiro com duas colheres de sopa de água. Jogue as sementes de mostarda por cima dos pães e leve-os ao forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradinhos.

- Se quiser congelar, coloque seus pães já prontos em um saco plástico e leve ao congelador por até uma semana. Na hora de comer, basta levar os pães congelados mesmo ao forno na temperatura mínima até que fiquem macios novamente.

Leia mais no Na Minha Panela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...