CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Petrobrás vai investir US$ 9,2 bilhões na Bahia, garante Gabrielli

 A abertura do Plano Estratégico Petrobras 2020 e Plano de Negócios Petrobras 2011-2015 foram apresentados na manhã de hoje (29) no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli informou que a estatal vai investir na Bahia US$ 9,2 bilhões, além de gerar um terminal de regaseificação na Baía de Todos os Santos. “Nenhuma outra empresa nunca investiu tão alto na Bahia. Investiremos em projetos exploratórios e projetos de desenvolvimento complementar. A Bahia não está sendo esquecida nem a Petrobras é madrasta da Bahia”, disse Gabrielli. O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que esteve presente ao evento, enfatizou a importância dos investimentos no Estado.

Ainda de acordo com Gabrielli, o Pré-sal e Cessão Onerosa representarão 69% da produção adicional até 2020. Essa participação na produção de petróleo da Petrobras no Brasil passará dos atuais 2% para 18% até 2015 e, para 40,5% até 2020.

Rosemberg, que foi coordenador do Grupo de Mobilização para a nova legislação de extração de petróleo no Brasil, a partir das descobertas na camada do Pré Sal, acredita que com o crescimento da exploração do Pré-sal, o Fundo Social arrecadará um valor significativo para combater a pobreza no Brasil.

“Esses 2% fazem parte de uma área onde quem retira é o dono de tudo que foi retirado. Na área que será licitada ocorrerá um regime de partilha, então, grande parte será do Governo Federal, assim, essa parte será revertida para o fundo social. Por isso, sairá de 2% para 18%, o que significa consolidar o desenvolvimento que o Brasil tem tido nos últimos anos. Desse modo, vai para condição de exportador de petróleo e derivados”, disse Rosemberg.

Para o parlamentar, com essa exploração acontecendo através do novo marco regulatório, os benefícios serão revestidos para o Fundo Social de combate à pobreza, beneficiando a todos nas áreas de saúde, educação e cultura.

Texto: Jamile Nobre
Assessoria de Imprensa do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT)
Jornalista responsável: Chico Araújo (MT-Ba 1355)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...