CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Produção de leite virou uma alternativa de diversificação em Ibicaraí




Ibicaraí já foi um dos grandes produtores de cacau da Bahia, mas a crise na lavoura fez com que os produtores buscassem novas alternativas econômicas. Alguns deles mudaram totalmente de cultura e passaram a se dedicar a produção de leite.

Um bom exemplo vem das regiões dos Miúdos e Batista, aqui em Ibicaraí, que no passado foram uma das grandes produtoras de cacau, tem hoje o lucro garantido da produção de leite. 90% das propriedades virou pastagem. Há mais de 12 anos, com a chegada da vassoura de bruxa, a produção de cacau caiu bastante. Daí todos decidiram pegar a área de cacau e transformar em pastagem, e partindo para a produção de leite.

Uma boa parte do leite produzido nas regiões citadas e consumido na cidade, e seu transporte e feito através de motos e carros, o velho burro não faz mais este tipo de transporte.

Um dos grandes obstáculos para o crescimento da produção, é o baixo preço, que os produtores conseguem no produto, que no geral fica em torno de R$ 00,50 centavos.
Para se montar um sistema leiteiro é preciso muito trabalho e persistência e, acima de tudo, uma mão de obra motivada.

O cruzamento entre raças, funcionários qualificados e uma pastagem bem manejada garantem a qualidade do produto e, conseqüentemente, atende as expectativas do mercado. 
Fonte: www.ibicarairural.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITAJU DO COLÔNIA- A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social realizou a entrega do peixe da semana santa e também cestas básicas do PAApara a população da sede, Palmira e Zona Rural

  ASCOM Itaju do Colônia  Na quarta-feira, dia 27 de março, a prefeitura municipal de Itaju do Colônia realizou mais uma entrega do peixe da...