CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 4 de junho de 2011

Estância Manacá - Centro de Vivência Ambiental em Ibicaraí



Receba o nosso abraço de boas-vindas. A Estância Manacá reúne um grupo de pessoas empenhadas em contribuir para a proteção da vida no Planeta, dedicadas à busca de novos caminhos e novas relações entre a espécie humana e os ambientes naturais, levando informação, sensibilizando, despertando consciências. Temos ainda a responsabilidade de preservar uma área de floresta (somos uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural), com muitas nascentes de água pura e a biodiversidade típica da Mata Atlântica. Vivemos em um agradável clima de montanha, com neblina pela manhã, temperatura amena durante todo o ano, o que nos estimula a expandir cada vez mais o nosso jardim na beira da mata. Se você não sabe, o manacá é esta linda planta aí ao lado, um arbusto com flores mutantes. Existe uma árvore com o mesmo nome, e com a mesma mudança mágica de cor das flores. Conta a lenda que um índio brasileiro, no início dos tempos, ao ver a planta florida, expressou nessas três sílabas o encantamento que a visão lhe causou: "Manacá!" ( = coisa bonita, em tupi-guarani). Outra lenda fala de uma linda moça da tribo que.... Bem, essa nós contaremos a você numa roda de amigos, à beira da fogueira, quando da sua visita.

Localização, onde fica.
 
Latitude: 14º 47' 55,0"                        Longitude:   39º 37' 27,0"
Estamos situados ao norte do município de Ibicaraí,  sul do estado da Bahia, Brasil, na divisa com os municípios de Floresta Azul e Almadina, em um conjunto de morros conhecido como Serra do Mato Grosso. Altitude de 900 m acima do nível do mar,  temperaturas amenas durante todo o ano (média de 20° C). Nossa região, conhecida como região cacaueira da Bahia, palco de grandes personagens e enredos  dos romances de Jorge Amado, está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. A Estância fica  numa zona de transição entre a floresta litorânea e a floresta  do interior, com matas de encosta e de topo de morros.
Na Serra do Mato Grosso formam-se as cabeceiras dos ribeirões do  Luxo e  da Patioba, importantes  tributários do rio Salgado (Bacia do Cachoeira). A preservação das florestas desta serra é fundamental para a perenidade do fornecimento de água potável às cidades do entorno.

Como chegar a Ibicaraí
 

               

















Da cidade até a Estância, pela estrada IbicaraíCoaraci

           














Fonte: www.ibicarairural.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...