CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 18 de junho de 2011

Conselheiros Tutelares tomam posse em Floresta Azul na Bahia.

Conselheiros recém empossados ao lado da prefeita Dra. Sandra, da secretária de assistência social Eliana, o vereador Guga e do Pastor e presidente do CMDAC, Josevaldo Quinto.

A conselheira mais votada, Rosana Alves Oliveira Souza faz a leitura do juramento.
 Conselheiros prestam juramento na presença da sociedade civil e das autoridades. Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Comunidade prestigiou a solenidade de posse.
 Mesa composta por autoridades do município. Prefeita Sandra empossa os conselheiros.

Os novos conselheiros tutelares de Floresta Azul foram eleitos democraticamente no dia 29 de maio, sendo diplomados e empossados no salão nobre da câmara de vereadores, na noite de terça-feira (14). São cinco conselheiros titulares que irão trabalhar em conjunto com a administração municipal em prol das garantias dos direitos das crianças e adolescentes.

A prefeita municipal Dra. Sandra Cardoso empossou os conselheiros oportunidade em que enfatizou a “responsabilidade e compromisso” que os eleitos devem ter com a causa da criança e do adolescente e enfatizou que todos têm que primar pela qualidade do serviço.

“A violência contra as crianças e os adolescentes, está presente nas ruas, nas escolas e nos lares, é nossa obrigação trabalhar para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente assegurando tanto a integridade física quanto emocional e psicológica dessa clientela. Nesse sentido o Conselho Tutelar tem um papel preponderante.”

Foram empossados: Rosana Alves Oliveira Souza, Jorge Martins do Nascimento, Erlândia Silva e Souza, Jackson Pereira Dias, Waldicléa Santos Ferreira. Suplente Danuza Silveira. Rosana foi à conselheira que obteve o maior número de votos da comunidade.

A Secretária de Assistência Social Eliana Alcântara, destacou a importância daquele momento e o comprometimento da atual administração na proteção as crianças e aos adolescentes. Fez questão de agradecer a prefeita Sandra pelo integral apoio, ao Pastor Josevaldo Quinto, presidente do CMDCA, aos funcionários da secretária, ao Ministério Público, lembrando a importância do trabalho desenvolvido pelo Promotor Público Inocêncio Santana.

Ressaltou também a presença e a participação da sociedade civil em todo o processo, agradeceu a presença de todos e em particular as autoridades, dentre elas: O vice-prefeito Edeilton Santana, o presidente da câmara de vereadores, Benedito Haroldo, os vereadores Pedro Alberto e Gutenberg Maciel (Guga) assim como a Policia Militar que também prestigiou a solenidade.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente eleito pela comunidade local, para um mandato de 3 anos. Sua criação foi prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seu objetivo é fazer valer, na prática, os princípios estabelecidos pelo ECA, zelando pelo seu cumprimento.Eles atendem crianças, adolescentes e suas famílias; requisitam e garantem a prestação de serviços públicos; representam a autoridade judiciária e fiscalizam os órgãos governamentais e não-governamentais. Em suma, atendem à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados - as atribuições oficiais do Conselho Tutelar estão previstas no artigo 133 do ECA.
Fonte: Assessoria de Imprensa da prefeitura de Floresta Azul Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...