CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Fidel reaparece em inauguração de galeria de arte na capital de Cuba

Líder cubano fez primeira aparição pública de 2014.

Com 87 anos, ele está afastado do poder desde 2006.

Da EFE

O líder cubano Fidel Castro durante inauguração de centro cultural nesta quarta-feira (8) em Havana (Foto: Sven Creutzmann/Mambo Photo/Getty Images)O líder cubano Fidel Castro durante inauguração de centro cultural nesta quarta-feira (8) em Havana (Foto: Sven Creutzmann/Mambo Photo/Getty Images)
O ex-presidente cubano Fidel Castro, de 87 anos e que deixou o poder em 2006, reapareceu em público nesta quarta-feira (8) na inauguração de uma galeria de arte em Havana, no mesmo dia em que se cumpriram 55 anos de sua entrada na capital, em 1959, informou hoje a imprensa oficial.
Fidel Castro, que apareceu publicamente pela última vez em abril de 2013, quando inaugurou uma escola em Havana, participou ontem à noite da abertura do estúdio, que, segundo o jornal "Granma", é um núcleo cultural sem fins lucrativos para experimentação e divulgação artística.
"Passadas as nove da noite e no 55º aniversário da entrada em Havana de Fidel à frente do exército rebelde, o líder histórico da revolução chegou na oficina da rua 9 e 120 no bairro Romerillo de Playa e saudou a artistas e moradores que aplaudiram com emoção o recém-chegado", disse o jornal oficial do Partido Comunista Cubano (PCC).
O líder visitou a nova galeria e a mostra "Lam, eres imprescindible", com obras originais de Wilfredo Lam, e a exposição "El pensador", do artista cubano Alexis Leyva Kcho, que estava presente.

O ato de ontem foi a primeira aparição pública de Fidel Castro em 2014. O ex-governante de Cuba deixou o poder em 2006 e delegou o comando do país ao seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como presidente de Cuba.Na única fotografia oficial do ato divulgada na página eletrônica estatal Cubadebate,  Fidel Castro aparece de costas, sentado em uma cadeira e apontando com seu braço esquerdo uma das obras artísticas da galeria, ao lado de Kcho.

Desde então, o líder da revolução cubana realizou poucas aparições públicas. Além disso, seus artigos na imprensa oficial são cada vez mais raros.
Na quarta-feira, completou-se o 55º aniversário da entrada de Fidel Castro e sua caravana de rebeldes em Havana, em 1959, mas os atos para comemorar a data foram adiadas devido ao mau tempo e acontecerão em lugar e dia não divulgado.
Em 1º de janeiro, o presidente Raúl Castro liderou na cidade de Santiago de Cuba o principal ato político pelos 55 anos do triunfo da revolução.
Site oficial cubano ww.cubadebate.cu divulgou imagens do ex-presidente Fidel Castro  na inauguração de um centro cultural em Havana. (Foto: Estudios Revolución/AFP)Site oficial cubano ww.cubadebate.cu divulgou imagens do ex-presidente Fidel Castro na inauguração de um centro cultural em Havana. (Foto: Estudios Revolución/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...