CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Estrada na costa australiana revela praias paradisíacas e rochas gigantes

G1 percorreu a Great Ocean Road, conhecida por seus belos cenários.

Coalas podem ser vistos no trajeto, que passa por parques nacionais.

Flávia Mantovani
Do G1, em Melbourne - a repórter viajou a convite do Tourism Australia

Um dos lugares mais bonitos na beira da Great Ocean Road é Loch Ard Gorge (Foto: Flávia Mantovani/G1)Um dos lugares mais bonitos na beira da Great Ocean Road é Loch Ard Gorge (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Existe um ditado que diz que, numa viagem, mais do que se preocupar em chegar ao destino é preciso aproveitar o caminho. Pois ele não poderia ser mais adequado no caso da Great Ocean Road, uma estrada à beira-mar que é uma das principais atrações turísticas da Austrália.

Campings, mansões de veraneio e hotéis em balneários de surfistas são opções para passar a noite, mas também é possível fazer um passeio bate-volta de carro ou com agências de turismo, partindo principalmente de Melbourne, capital do estado de Victoria.São 241 quilômetros de asfalto que serpenteia pela costa sudeste do país e revela, no trajeto, praias paradisíacas, penhascos monumentais e parques nacionais. A vegetação árida típica da região e os vários tons de azul e verde do mar completam o cenário.

As pedras dos Doze Apóstolos, na Austrália (Foto: Flávia Mantovani/G1)
As pedras dos Doze Apóstolos
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
Essa é a alternativa escolhida por muitos turistas, que, mais do que conhecer as cidadezinhas costeiras, querem ver as atrações da estrada em si.
Entre elas, o conjunto de pedras conhecido como "Twelve Apostles" (Doze Apóstolos), situado no Parque Nacional Port Campbell. Escavadas pela erosão natural durante milhões de anos, essas formações calcárias de 45 metros de altura podem ser vistas a partir de passarelas e mirantes instalados na área.
Situadas no mar, na beira da areia, elas são rodeadas por falésias de 70 metros de altura.

Dentro do mesmo parque, a cerca de cinco minutos dali, fica outra atração que vale a parada: o Loch Ard Gorge, um desfiladeiro com uma praia paradisíaca.

Coalas e cangurus

Uma das pedras dos Doze Apóstolos, na Great Ocean Road (Foto: Flávia Mantovani/G1)Uma das pedras dos Doze Apóstolos, na Great Ocean Road (Foto: Flávia Mantovani/G1)
No caminho entre Melbourne e Port Campbell, outro parque nacional chama a atenção dos turistas especialmente pela presença de alguns simpáticos habitantes: os coalas.

No Cape Otway National Park, basta prestar atenção nas árvores na beira da estrada para ver esses marsupiais que são um dos símbolos da Austrália. Quem tiver sorte também pode encontrar um ou outro canguru ao longo do caminho.

Bebê coala ao lado da mãe em uma das árvores do Parque Nacional Cape Otway (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Bebê coala ao lado da mãe em uma das árvores
do caminho (Foto: Flávia Mantovani/G1)
A Great Ocean Road liga os municípios de Torquay e Nelson. Entre as cidades de parada mais populares estão os balneários Apolo Bay e Lorne.
Calcula-se que a região receba em torno de 1,2 milhões de veículos e 7 milhões de turistas todos os anos.

A estrada está em boas condições e tem muitas placas de sinalização. No caminho, há campings, banheiros e acostamentos em pontos estratégicos para quem quiser apreciar a vista.

Uma dica importante é levar casaco, já que, mesmo em épocas de calor, o vento nos mirantes e no alto de alguns penhascos é muito forte.
Guerra
Praia de Lorne, uma das preferidas dos surfistas (Foto: Flávia Mantovani/G1)Praia de Lorne, uma das preferidas dos surfistas (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Por sua história, a Great Ocean Road também é considerada um memorial de guerra – o maior existente no mundo, segundo algumas fontes. Ela foi construída na década de 1930 por mais de 3 mil soldados que haviam retornado da 1ª Guerra Mundial.
O trabalho, com pás e dinamite, era tão árduo que eles levaram 13 anos para construir apenas 64 quilômetros do caminh
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...