CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comitê especial começa a debater abdicação do imperador do Japão

Imperador Akihito quer delegar o trono ao seu filho Haruhito.

Akihito, de 82 anos, quer abdicar o trono por causa da saúde delicada.

Da EFE
FILE PHOTO: Japan's Emperor Akihito waves to well-wishers who gathered at the Imperial Palace to mark his 82nd birthday in Tokyo, Japan, December 23, 2015. (Foto: Thomas Peter - 23.dez.2015/Reuters)Imperador Akihito, na imagem, quer delegar o trono ao seu filho Haruhito (Foto: Thomas Peter / Arquivo / Reuters)
O comitê estabelecido pelo governo do Japão para estudar a abdicação do imperador Akihito começa nesta segunda-feira (17) a deliberar opções para tramitar a situação, que não está contida na Constituição do país.
O comitê especial foi formado em setembro, depois que o monarca, de 82 anos, expressou publicamente o desejo de delegar o trono a seu filho Naruhito antes de sua morte, devido a sua idade e delicada saúde.
O que disser o grupo de especialistas pode abrir caminho para reformar o papel da Casa Imperial, instituição submetida a uma estrita legislação que não é modificada desde 1947.
O governo quer que este comitê envie o mais breve possível uma série de recomendações para poder ativar uma legislação especial que não requeira uma emenda da Constituição, processo que atualmente é longo e complexo demais, para cumprir os desejos de Akihito.
Apesar de só a abdicação póstuma estar prevista na lei vigente de 1947, no passado metade dos 125 imperadores que ocuparam o trono do crisântemo puderam deixar o trono.
O objetivo do governo japonês é apresentar o projeto de lei específico - para aplicá-lo só no caso de Akihito - ao parlamento no começo de 2017, para permitir a abdicação do imperador, algo que a maioria dos cidadãos parece aprovar nas pesquisas.
A saúde do imperador Akihito se viu debilitada nos últimos anos, já que se submeteu a uma operação coronária de "by-pass" em 2012 e sofreu um câncer de próstata em 2003, após o que teve osteoporose devido ao efeito do tratamento hormonal que lhe foi receitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...