CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bancários encerram greve, e agências reabrem nesta sexta

Algumas agências da Caixa seguem fechadas; proposta foi rejeitada.

Categoria aceitou 3ª proposta feita por bancos, de reajuste salarial de 8%.

Do G1, em São Paulo
Funcionária limpa fachada de banco na região central de São Paulo nesta sexta-feira (7) após o fim do greve (Foto: Nelson Antoine/FRAMEPHOTO/Estadão Conteúdo)Funcionária limpa fachada de banco na região central de São Paulo nesta sexta-feira (7) após o fim do greve (Foto: Nelson Antoine/FRAMEPHOTO/Estadão Conteúdo)
Após 31 dias fechadas, as agências bancárias voltaram a abrir nesta sexta-feira (7). Funcionários de todos os 26 Estados, mais o Distrito Federal, aprovaram na véspera a proposta apresentada pelos bancos e decidiram pelo fim da greve. Algumas agências como as de Maceió registravamlongas filas de clientes nesta manhã.
A exceção são agências da Caixa. Servidores do banco rejeitaram a proposta em capitais de ao menos sete Estados do país: Amapá, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.
O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.
Veja como está o movimento nas agências:
Bancos, fim da greve, Macapá, Amapá (Foto: John Pacheco/G1)Bancos, fim da greve, Macapá, Amapá (Foto: John Pacheco/G1)


ALAGOAS
A reabertura dos bancos deixou  agências lotadas em Alagoas. Pouco antes do funcionamento dos bancos, por volta das 10h, muitos clientes já formavam fila.
Em uma das agências que a equipe do G1 visitou em Maceió, o atendimento começou em horário especial. Segundo uma funcionária do banco, que não quis se identificar, por volta de 8h30, o atendimento já começou a ser realizado.

Bahia
A maior parte dos bancos reabriu na manhã desta sexta-feira em Salvador. A categoria decidiu encerrar a greve nacional iniciada há um mês. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Bahia, apenas os trabalhadores da Caixa Econômica Federal decidiram permanecer em greve.
Na Avenida Sete, centro da capital baiana, a agência do Santander ficou lotada de clientes à espera de atendimento . Nos demais bancos, o movimento também foi grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...