CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 31 de julho de 2012

CANDIDATA A PREFEITA DE IBICARAÍ É INDEFERIDA PELA JUSTIÇA



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA
 

IBICARAÍ: MONALISA TEM CANDIDATURA INDEFERIDA


Nesta terça-feira em Ibicaraí o juiz da 29ª Zona Eleitoral, André Luiz Santos Britto, indeferiu o registro da candidatura da Monalisa Tavares (PRP). Ele entendeu que a mesma é inelegível, já que quando prefeita (2005 e 2008), teve as contas de 2005 e 2008 rejeitadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores.

“Dessa forma, revogado o provimento jurisdicional que havia suspendido os efeitos da rejeição das contas, com reconhecimento expresso de atuação temerária e de má-fé, constitui conclusão inafastável a de que a candidata volta ao seu estado original de inelegível.”, declarou o Juiz.

André Luiz também citou e criticou a postura de Monalisa Tavares, que tentou burlar às normas processuais para conseguir anular a rejeição de suas contas:

“Por fim, outra questão relevante para o deslinde do caso diz respeito à forma como a candidata conseguiu obter o provimento jurisdicional, atuando em nítida burla às normas processuais ao repetir em outro juízo ação em curso nesta Comarca, colocando no polo passivo parte manifestamente ilegítima (Estado da Bahia), agindo, pois, de modo temerário e com abuso de direito, tanto é que foi punida pelo Des. Relator com a pena de litigância de má-fé, não podendo se beneficiar de sua própria torpeza.”

Na sua decisão, o juiz decidiu que o vice na chapa, Lula Brandão (PRP), está apto para disputar a eleição. Com isso existe a possibilidade dele ser o substituto de Monalisa.

 

Fonte: Politicos do Sul da Bahia

FLORESTA AZUL: JUSTIÇA INDEFERE CANDIDATURA DE GARRAFÃO


Em Floresta Azul o candidato a prefeito Garrafão (PSB), teve seu registro de candidatura indeferido pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, André Luiz Santos Britto.

O magistrado entendeu que Garrafão está inelegível, em razão da rejeição de suas contas relativas aos exercícios de 2005, 2007 e 2008.

“inelegível para as eleições que se realizarão no dia 7 de outubro de 2012 e para aquelas que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da decisão do TCM que rejeitou suas contas”.

Na decisão o vice na chapa, Nei (PMN), foi considerado apto e poderá ser o substituto. Mas provavelmente Garrafão vai recorrer. Com essa decisão a prefeita e candidata a reeleição Sandra Cardoso (DEM), tem motivos para comemorar.

 

Fonte: Politicos do Sul da Bahia

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MP pede mil carros-pipa para suprir racionamento de água em Conquista

Requerimento foi enviado à Justiça nesta segunda-feira por promotor da BA.
Moradores da cidade enfrentam racionamento de água há mais de 2 meses.

Do G1 BA
Comente agora
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicita limite mínimo de mil carros-pipa, com 12 mil litros cada, para atender os moradores de Vitória da Conquista, que vivem racionamento há mais de dois meses. A cidade é a principal do sudoeste da Bahia.
O requerimento foi enviado à Justiça nesta segunda-feira (30) pelo promotor Beneval Santos Mutim, em caráter liminar, e divulgada pela assessoria de imprensa do órgão por volta das 19h. Caso o pedido seja acatado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que presta o serviço, deve fornecer a água de maneira "regular" à população.
O promotor pede que sejam suspensas todas as cobranças das faturas em atraso que vigoram desde o início do racionamento até que a situação seja normalizada e solicita que, caso haja falta de pagamento no período, a água do morador não seja cortada.
O promotor afirma ainda, no texto, que a distribuição de água, que deveria ser feita a cada dois dias, não tem sido cumprida, indicando para isso as localidades Via Local F (12 dias sem água), Avenida Guanambi (13 dias), Avenida Presidente Dutra (15 dias) e Chácara Santa Tereza (38 dias sem água). Se a Justiça for favorável ao pedido, a Embasa poderá que pagar multa de R$ 10 mil diária se não acatá-lo. A empresa não foi encontrada na noite desta segunda-feira.

A Embasa começou a fazer o racionamento de água no dia 15 de maio em Vitória da Conquista,. Esta é a segunda vez em 14 anos que a cidade enfrenta esse problema. A barragem de Água Fria II, que abastece o município, está abaixo do nível normal. No dia 17 de julho, foi anunciado que a barragem já estava com 64% de sua capacidade, o que poderia suspender o racionamento, mas não aconteceu.
O racionamento foi uma medida emergencial adotada pela Embasa para que a água para uso humano dure até o mês de novembro. Sem a medida, a previsão era de que a água durasse somente até o mês de setembro. Além do abastecimento ser feito dois dias sim, dois dias não, por setores na cidade, o ideal é que a população continue economizando água.
Para o racionamento, a cidade foi dividida em dois grupos: A e B. Ao todo, são 23 setores atendidos na cidade, com mais de 103 mil unidades atendidas, o que inclui indústrias, prédios, comércio e residências. “Com dois dias sem água você é obrigado é economizar água no dia que tem. A Embasa obriga a cidade a economizar água. A gente economiza na barragem e a cidade economiza aqui. E a gente consegue fazer com que todo mundo tenha água o tempo todo”, afirmou Álvaro Aguiar, gerente da Embasa em Vitória da Conquista.

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa

Membros mais velhos da colônia carregam substâncias tóxicas em 'mochilas' que são lançadas sobre inimigos após 'explosão'.

Da BBC

Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.
À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.
Como resultado, seu poder defensivo aumenta, o que lhes confere grande utilidade para a colônia.
Já se sabia antes que alguns tipos de cupins, para defender sua comunidade, podem literalmente "se explodir", liberando uma enxurrada de produtos químicos sobre seus inimigos.
Assim, quando confrontados com uma ameaça à integridade da colônia, estes cupins cometiam suicídio para defender seu grupo.
No caso dos cupins da Guiana Francesa, explicam os especialistas, a diferença é que cabe aos insetos mais velhos a responsabilidade do "suicídio coletivo" frente a uma ameaça. Ou seja, tornam-se camicases, ou "cupins-bomba", da colônia.
Exemplares de cupins-bomba que foram encontrados durante exploração realizada na Guiana Francesa (Foto: Robert Hanus/ Université Libre de Bruxelles/BBC)
Corrosão letal
"Um estudante de graduação em meu laboratório, Thomas Bourguignon, estava pesquisando a ecologia comunitária dos cupins e coletando amostras, quando, de repente, se deparou com algo realmente especial", disse à BBC o professor Yves Roisin, da Universidade Livre de Bruxelas.
Roisin explica que ao romper partes de seu corpo, os cupins da espécie Neocapritermes taracua liberam substâncias tóxicas que são jogadas sobre os invasores, corroendo seus corpos.
"As secreções tóxicos para a defesa são normalmente armazenados nas glândulas salivares, mas esta espécie transporta uma 'mochila' com dois tipos de cristais sólidos do lado de fora do corpo. Quando o cupim 'explode', os dois são misturados para produzir uma substância tóxica mais potente", afirmou Roisin.
Ainda não se sabe como esses cupins conseguem sintetizar os cristais. Também é desconhecido se outras espécies deste gênero desenvolveram um mecanismo semelhante. "Há cerca de cinco ou seis espécies deste gênero, mas até agora encontramos a presença de cristais do lado de fora do corpo apenas da Neocapritermes taracua", disse Roisin. O estudo foi publicado na revista americana "Science".

Vereadores cassam mandato do prefeito de Londrina, Barbosa Neto



Ao todo, foram 13 votos favoráveis à cassação do prefeito do PDT.
Barbosa Neto foi investigado pela Câmara de Vereadores.

Do G1 PR com informações da RPC TV Londrina

Os vereadores de Londrina, no norte do Paraná, cassaram o mandato do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT). A sessão começou às 9h desta segunda-feira (30) e o voto que cassou o mandato do prefeito foi lido há poucos minutos. Com a cassação, Barbosa Neto perde o direito de concorrer à reeleição no pleito deste ano. O vice-prefeito, José Joaquim Ribeiro, deverá assumir o cargo.
Ao todo, 13 vereadores votaram a favor da cassação do prefeito. Outros dois foram contra e houve três abstenções. Um parlamentar estava ausente na sessão.
A sessão que tirou o mandato de Barbosa Neto ficou marcada pelas sucessivas tentativas da defesa de postergar a votação. Inicialmente, os advogados do prefeito pediram para que todo o processo contra ele fosse lido no plenário da casa. Isso totalizaria mais de 2 mil páginas. Durante a tarde, eles conseguiram fazer com que apenas as denúncias contra o prefeito fossem lidas.

Às 20h08, Barbosa Neto iniciou a própria defesa. Ele falou por quase uma hora. Às 20h54, um dos advogados dele fez os argumentos jurídicos em favor de Barbosa Neto, diante dos vereadores. Ao fim da defesa, iniciou-se a votação que terminou com a cassação do mandato do prefeito.
A principal peça de argumentação que a defesa usou para tentar adiar o julgamento de Barbosa Neto foi que os vereadores não teriam dado tempo suficiente para que o prefeito pudesse se defender na Comissão Processante (CP) que o investigou.
Entenda as denúncias
A CP foi instaurada após denúncias de que seguranças terceirizados pela prefeitura trabalhavam na rádio de propriedade de Barbosa Neto. De acordo com o relatório da vereadora Sandra Graça (PP), eles eram pagos com dinheiro da prefeitura.
Veja como foi a votação que cassou o mandato do prefeito Barbosa Neto
Os dois vigias apontados na denúncia eram funcionários da Centronic, empresa de segurança de Curitiba, que já encerrou as atividades. No relatório, a vereadora afirma que o dinheiro público que empresa recebia era usado diretamente para pagar os seguranças que trabalharam na rádio. “Evidencia-se que os vigias (...) prestaram serviços à Rádio Brasil Sul, de propriedade do Prefeito Homero Barbosa Neto, porém, foram pagos pela Centronic com recursos públicos”, escreveu a relatora.
Para os integrantes da CP, o prefeito cometeu uma infração político-administrativa por não ter defendido verbas municipais. Por essa acusação, os vereadores poderiam cassar ou não o mandato de Barbosa Neto.

Veja o manual do MEC sobre a correção da redação do Enem 2012



O ministro Aloizio Mercadante apresentou o documento nesta segunda (30).
Guia traz detalhes sobre a correção e dá exemplo de redações nota 1.000.

Vítor Matos Do G1, em Brasília

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta segunda-feira (30), o manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", um documento destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 50 páginas, o manual esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro.
 Segundo presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, o objetivo do material é detalhar os critérios utilizados na correção e tornar o processo mais transparente. Em 2011, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. Até o fim de janeiro, em 79 casos a Justiça exigiu uma nova correção da redação, e apenas dois casos resultaram em alteração de nota.
"No guia está definido o que se espera de cada uma das competências da redação com exemplos. Queremos dar mais objetividade à correção de um texto que é subjetivo", disse o ministro Aloizio Mercadante nesta segunda, em entrevista coletiva, em Brasília.
A nota final da redação do Enem --que vai de 0 a 1.000-- é calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas à prova por dois avaliadores independentes. Cada um deles avaliará cinco competências, que permanecem iguais às das edições passadas do exame (veja tabela abaixo). O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada competência.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
A principal mudança instituída pelo MEC neste ano se refere à discrepância entre estas duas notas e vale tanto para a nota final quanto para a nota de qualquer uma das competências. Pelo manual, uma discrepância acontece quando as notas finais dos avaliadores diferirem entre si em mais de 200 pontos --no ano passado, essa divergência era de 300 pontos--, ou quando as notas por competência diferirem em mais de 80 pontos.
Para solucionar a divergência, um terceiro avaliador será convocado para corrigir a redação, e sua nota será considerada final. Esse procedimento também já era praticado nas edições anteriores. Porém, se esta terceira pontuação continuar discrepante em relação às demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final.
Páginas do manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", divulgado pelo MEC nesta segunda-feira (30) (Foto: Reprodução) 
Páginas do manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", divulgado nesta segunda-feira (30) (Foto: Reprodução)
Competências explicadasO manual explica ainda quais são os critérios que orientam os avaliadores na hora de pontuar cada competência. São seis os níveis de pontuação: zero, 40, 80, 120, 160 e 200. Cada um se refere à variação do domínio apresentado pelo candidato.
Por exemplo, na competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita), recebe nota zero quem demonstrar "desconhecimento total da norma padrão". O candidato que mostrar "domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita", receberá 40 pontos. Quem tiver "domínio mediano da norma padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos" somará 80 pontos.
Caso o avaliador julgar que o estudante tem "domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita", a nota atribuída será de 120 pontos na competência 1. Já quem demonstrar "bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves" receberá 160 pontos, e quem não apresentar, ou apresentar pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita, receberá a pontuação máxima, 200.
Exemplos de redações nota 1.000
O Ministério da Educação selecionou ainda seis exemplos de redações que tiveram nota 1.000 no Enem 2011. Os textos foram acompanhados de uma explicação geral sobre o tema, que no ano passado foi "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado", e de comentários gerais a respeito da construção dos textos de candidatos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo.
Para executar o novo sistema, o MEC anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano. O ministro Aloizio Mercadante também afirmou, em maio, que o ministério firmou um termo de ajustamento de conduta com a Justiça no final do ano passado, no qual ficou definido que os estudantes teriam acesso à correção da prova de redação mediante um pedido.

Eleição deste ano terá menos jovens aptos a votar que em 2008, diz TSE

Em 2008, eram 2,923 milhões com 16 e 17 anos; agora, são 2,913 milhões.
Total de eleitores no país cresceu na comparação com eleições de 2008.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
O número de eleitores aptos a votar em todo o país nas eleições de 2012 cresceu 6% na comparação com as últimas eleições municipais, em 2008, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mas o total de jovens de 16 e 17 anos que pode votar na eleição municipal deste ano é menor do que na de 2008, segundo informou o tribunal nesta segunda (30). O voto para jovens nessa faixa etária não é obrigatório.

As eleições de 2012 terão um total de 138.544.348 eleitores aptos, conforme dados consolidados após o alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio. Em 2008, eram 130.604.430 aptos a votar.
Na contramão do crescimento do eleitorado brasileiro, os jovens de 16 e 17 anos aptos a votar somam 2.913.627 eleitores. Em 2008, eram 2.923.485.

Eleitorado total
O eleitorado de todo o país supera 140 milhões de pessoas se considerados aqueles que não votam em 2012 - os eleitores do Distrito Federal, que somam 1.847.896, os eleitores cadastrados no exterior (252.343) e os 1.859 eleitores do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

O estado com mais eleitores é São Paulo (31.253.317), e o que tem menos é Roraima (292.394) – veja quadro.
Homens e mulheres
As mulheres representam quase 52% dos 140 milhões de eleitores brasileiros – elas são 72.877.463 contra 67.382.594 eleitores do sexo masculino, de acordo com o TSE.

A coligação Trabalhando Juntos Por Ibicaraí, Lenildo prefeito Lula Sampaio vice, realizou uma mega caminhada no distrito do Cajueiro Velho e Cajueiro Novo.





  Na tarde deste último domingo (29), uma mega caminhada nas Ruas do Cajueiro velho e Cajueiro Novo, com a participação de Lenildo Santana, Lula Sampaio, dos candidatos a vereador da coligação Trabalhando Juntos por Ibicaraí e de mais de três mil pessoas que fizeram a verdadeira festa da democracia, a receptividade foi a melhor possível, além de uma carreata na chegada ao Cajueiro e na saída de volta à Sede (Ibicaraí), de mais de cem carros que deixou os adversários todos desorientados
 
 






 
 

A COLIGAÇÃO Floresta Azul no Caminho Certo Drª Sandra prefeita, Jaconias vice-prefeito realizou uma mega carreata.


  
  No último domingo (29), a cidade de Floresta Azul parou para assistir ao evento do 25 ESTOURAAAAAAADO, até mesmo os que se dizem adversários, mesmo com o semblante entristecido parou o que estava fazendo, para assistir a comitiva do bem de doutora Sandra Cardoso e de Jaconias Gusmão passar pelas ruas e avenidas da boa terra de Floresta Azul, foi um evento político que jamais se tinha visto em Floresta Azul, mais de cem motos a frente seguidas de mais de três mil pessoas e logo de, pois mais de duzentos carros fechava com chave de ouro o mega evento do 25 ESTOURAAAAAAAAAAAAADO, o povão gritava o tempo todo o nome da doutora Sandra e de Jaconias, e ainda diziam que o 25 realmente é ESTOURAAAAAAAAAAAAAAADO.
POR ISSO, QUE OS QUE SE DIZEM ADVERSÁRIOS, ESTÃO TODOS DOIDINHOS. 










sábado, 28 de julho de 2012

FLORESTA AZUL: GARRAFÃO ROMPEU ACORDO COM ROSEMBERG PINTO



Em Floresta Azul o candidato a prefeito Garrafão (PSB), rompeu o acordo com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O acordo era para o seu vice na chapa ser o petista Baratão, mas o escolhido foi Nei (PSB).

Com isso Rosemberg Pinto não decidiu se vai apoiar Garrafão na eleição deste ano, já que o mesmo antes de ser eleito já quebrou um acordo. Resta saber agora quem será o deputado de Garrafão nesta eleição.

Fonte http://www.politicosdosuldabahia.com


A coligação Trabalhando Juntos por Ibicaraí Lenildo prefeito, Lula Sampaio Vice, realizou um super bate papo no Duque de Caxias.



  Na noite desta sexta-feira (27), a coligação Trabalhando Juntos por Ibicaraí, realizou um grandioso BATE PAPO, na Rua Acelino Prudente de Morais no Bairro Duque de Caxias, que foi um grande acontecimento e a quantidade de pessoas superou o esperado, o povão lotou a Rua onde estava acontecendo o Bate Papo, e, na oportunidade todos poderam ouvir as propostas de governo de Lenildo Santana, Lula Sampaio e dos candidatos da coligação Trabalhando Juntos por Ibicaraí, por onde passa, A CARAVANA DO BEM VEM FAZENDO A VERDADEIRA FESTA DA DEMOCRACIA, DEIXANDO TODOS OS QUE SE DIZEM ADVERSÁRIOS DOIDINHOS.

 



Corte no supercílio tira Joanna Maranhão da prova dos 400m medley

Nadadora sofre uma queda, leva pontos e não participa de sua primeira eliminatória nas Olimpíadas. Ela ainda pode competir nos 200m borboleta

Por Danielle Rocha Direto de Londres

Joanna Maranhão no Open de natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif) 
Joanna Maranhão está fora da prova dos 400m
medley (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
A manhã deste sábado começou com uma baixa na natação brasileira. No primeiro dia de competições da modalidade, a nadadora Joanna Maranhão sofreu um tombo dentro de seu quarto, por conta de um mal estar, abriu o supercílio e teve de tomar pontos. Por isso, a atleta teve de abandonar a prova eliminatória dos 400m, medley, que acontece por volta das 7h20m (de Brasília). Ela foi encaminhada para um hospital da capital britânica.
- Nós suturamos o corte, ela passa bem, mas não vai participar da prova. Neste momento foi encaminhada ao hospital por precaução - disse o médico da equipe de natação, Gustavo Magliocca.
Joanna ainda está inscrita na disputa dos 200m borboleta e, caso se recupere, pode estar na piscina na terça-feira. Entretanto, a prova dos 400m medley era sua grande aposta para voltar a repetir a façanha de Atenas 2004, quando conseguiu uma vaga na final da prova.
Há cerca de dois meses, Joana Maranhão teve uma crise por estresse e chegou a desmaiar após a apresentadora Xuxa revelar ao "Fantástico" que também sofreu abuso sexual quando era menor de idade. A atleta revelou em fevereiro de 2008, durante uma entrevista, que foi abusada na infância por um treinador. A história da nadadora inspirou a criação da Lei Joanna Maranhão, que estipula uma contagem de tempo para a prescrição começando apenas quando a vítima fizer 18 anos, foi aprovada em maio pelo Diário Ofícial da União.
Aos 25 anos, Joanna está em sua terceira participação olímpica. Nesta semana, sua treinadora elogiou e ressaltou a nova fase da nadadora, que emagreceu 8kg durante a sua  preparação para os Jogos.

MP suspeita que Andressa seja laranja de Carlinhos Cachoeira

Ela negociou fazenda de R$ 20 milhões no interior de Goiás; Procuradoria quer abrir inquérito


Mulher de Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, passa por detector de metais ao chegar à Justiça Federal
Foto: Agência O Globo / Givaldo Barbosa
Mulher de Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, passa por detector de metais ao chegar à Justiça Federal Agência O Globo / Givaldo Barbosa
BRASÍLIA - Andressa Mendonça, a loira que provocou alvoroço na CPI do Cachoeira, pode ser mais do que uma simples namorada do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Na última quarta-feira, o Ministério Público Federal pediu à Polícia Federal que abra inquérito para apurar o suposto uso de Andressa como laranja de Cachoeira. Documentos apreendidos na Operação Monte Carlo indicam que Cachoeira negociou a compra de uma fazenda de R$ 20 milhões entre Luziânia e Santa Maria, a cem quilômetros de Brasília, e passou para o nome da namorada.

Diálogos interceptados na operação mostram que Cachoeira planejava fracionar e revender pequenos lotes da propriedade. A venda de todos os lotes, perto de Luziânia, poderia render R$ 58 milhões ao bicheiro. Ou seja, o negócio renderia lucro de quase R$ 40 milhões. Um dos documentos obtidos pela polícia indica que Cachoeira ofereceu como entrada três carros Mitsubishi, e o restante seria parcelado até a legalização da fazenda. A terra está sendo pleiteada pelos supostos proprietários por usucapião.
“Tal aquisição já foi objeto de relatório específico o qual demonstrou que no caso da compra da fazenda Santa Maria integrantes da ORGCRIM (organização criminosa) confiaram que o investimento de milhões de reais seria viabilizado mesmo com dificuldades, que seriam barreira para qualquer investidor sem ramificações ou influência no setor público uma vez que a fazenda Santa Maria encontra-se sub-judice”, informa relatório da Polícia Federal obtido pelo GLOBO. O processo para a legalização da fazenda tramita na Justiça, em Brasília.
A polícia começou a desconfiar do uso de Andressa como laranja da organização de Cachoeira depois de apreender, no computador de Gleyb Ferreira, a cópia de um contrato particular “de compra e venda com recibo de sinal” em nome da namorada do bicheiro. Pelo documento, a fazenda seria comprada de Dinah Cardoso Mendes e Norgente Pereira Mendes e repassada para a namorada de Cachoeira. Como sinal, foram oferecidos três veículos automáticos da Mitsubishi.
O restante seria dividido em parcelas de R$ 65 mil por mês a partir de março deste ano até a legalização da terra, com o julgamento final da ação de usucapião. O negócio era de alto risco. Afinal, não seria possível antecipar o resultado de uma decisão judicial. Mas, ainda assim, a organização de Cachoeira apostou alto no negócio. Em 2 de fevereiro, 26 dias antes de ser preso, Cachoeira tratou da compra da fazenda com Andressa. O diálogo foi gravado na Operação Monte Carlo.
Cachoeira orientou conversa com contador
Depois de um rápido cumprimento, Cachoeira orienta a namorada a passar alguns dados pessoais para Geovani Pereira da Silva, contador da organização.
— Pega a empresa sua, passa pro Geovani o nome, CPF, tudo, pra escriturar 25% de uma área que nós compramos aqui, e põe ela no ramo imobiliário, ! Loteamento, essas coisas, ok? — orienta o contraventor.
— Ok! Então tem que sentar com o meu contador, né? Mas eu já vou passar os dados, pra ele agora, pedir pra minha secretária passar — obedece Andressa.
bom, faz isso agora que passa a escritura aqui, tchau! — encerra Cachoeira.
Num outro diálogo, também interceptado na Monte Carlo, Cachoeira acerta com Gleyb o fracionamento da propriedade em 570 lotes. A venda dos lotes, numa área em que a urbanização avança celeremente, renderia R$ 58 milhões, pelos cálculos da organização. Procurada pelo GLOBO, Andressa se defendeu com o argumento de que o contrato de compra e venda, com data de 30 de janeiro deste ano, não está assinado.
— Este contrato está assinado? Não está. Não existe imóvel nenhum. Não tem nada no meu nome. Eu bem que gostaria de ter uma fazenda para lazer com meus filhos no fim de semana, mas não tenho. Provavelmente era uma vontade do Carlos — disse.
Andressa também negou que tivesse conversado com Cachoeira sobre a compra da fazenda. Depois, confrontada com os diálogos interceptados na Monte Carlo, mudou a versão.
— Ele (Cachoeira) foi grampeado durante dois anos. Não meu lembro (de falar sobre a fazenda). Conversava com o Carlos todos os dias — afirmou.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mp-suspeita-que-andressa-seja-laranja-de-carlinhos-cachoeira-5613255#ixzz21vZ6OYku
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Notícias do DEMOLAY

Clique na figura para ampliar

Projeto registra recorde de baleias avistadas no litoral de Santa Catarina

Sobrevoo realizado pelo PBF na quinta-feira (27) registrou 62 animais.
Número é o maior em 15 anos, quando o monitoramento começou.

Géssica Valentini Do G1 SC

Projeto registra recorde de baleias avistadas no litoral de SC (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil) 
Projeto registra recorde de baleias avistadas no litoral de SC (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)
Santa Catarina já registra recorde de baleias avistadas no litoral. Nas últimas semanas, turistas e moradores das praias catarinenses avistaram os animais próximos às praias e o Projeto Baleia Franca (PBF) realizou nesta quinta-feira (26) o primeiro sobrevoo para monitoramento de baleias-francas. Neste, 62 animais foram avistados somente no primeiro trajeto, de Imbituba a Passos de Torres. Foi o maior número em 15 anos, quando o monitoramento iniciou. 
“O último recorde de baleias-francas avistadas foi de 61 no trajeto completo em 2009. Esse ano fizemos um pouco mais da metade do trajeto e 62 animais foram avistados”, afirmou a Diretora de Pesquisa do Projeto, Karina Groch.
  •  
Duas baleias foram reconhecidas pelos pesquisadores (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil) 
Duas baleias foram reconhecidas pela equipe
(Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)
Segundo o PBF, das 62 baleias, 20 eram filhotes, possivelmente nascidos há poucos dias. Nesta sexta-feira (27), a equipe fará o trajeto nas praias com maior número de registros, de Imbituba a Paulo Lopes.
O analista ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, Dr. Paulo Flores, especialista em cetáceos, acompanha o monitoramento. Segundo ele, todas as baleias são registradas através de fotografia, o que permite a identificação individual. No primeiro sobrevoo, duas baleias foram identificadas. “Estamos tão familiarizados com elas que reconhecemos duas somente no olhar. Outras serão reconhecidas depois de analisar as fotos”, diz Paulo Flores.

De acordo com Karina, os sobrevoos são utilizados em diversas regiões do Brasil. No Nordeste, pesquisadores utilizam para identificação de baleias jubarte. No Sul, para monitoramento de toninhas, uma espécie de golfinho encontrado na região. Segundo ela, o monitoramento é importante para a realização de estudos de dinâmica populacional, quantidade de indivíduos e os hábitos, que são importantes para a proteção da espécie.

No litoral catarinense, três sobrevoos estão programados para a temporada reprodutiva: em julho, setembro e no início de novembro. A expectativa já para o segundo dia de monitoramento é que o número de baleias avistadas aumente consideravelmente.

ANTT autoriza reajuste de 2,87% nas tarifas de ônibus 'semiurbanos'

Aumento vale a partir do dia 29 de julho, acrescentou ANTT.
Linha de ônibus 'semiurbano' tem extensão máxima de 75 Km.

Do G1, em Brasília
A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um reajuste de 2,87% no preço das tarifas de transporte rodoviário "semiurbano" interestadual e internacional de passageiros a partir do próximo domingo (29), segundo a resolução 3.849, publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (27).
A ANTT informou que a decisão foi tomada "considerando a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias e autorizatárias do transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros". Com o aumento, o preço que o passageiro passará a pagar, por quilômetro, subiu para R$ R$ 0,070246.
Segundo a ANTT, o transporte interestadual e internacional "semiurbano" é caracterizado por linhas com extensão máxima de 75 quilômetros e que, ultrapassem os limites dos estados ou do Distrito Federal. "Este serviço tem características de transporte rodoviário urbano. O serviço semiurbano também pode ser do tipo internacional, quando ultrapassa as fronteiras do país", explicou.
Para as linhas interestaduais com mais de 75 quilômetros de extensão, já foi autorizado um reajuste, desde o início deste mês, de 2,77% nas tarifas.
Transporte rodoviário
De acordo com dados da ANTT, os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros no Brasil são responsáveis por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários por ano.
"O grau de importância desses serviços pode ser medido quando se observa que o transporte rodoviário por ônibus é a principal modalidade na movimentação coletiva de usuários, nas viagens de âmbito interestadual e internacional. Em 2008 o transporte rodoviário regular, em comparação ao aéreo, foi responsável por cerca de 71% do total dos deslocamentos interestaduais e internacionais de passageiros", informou a ANTT.
Segundo o órgão, sua participação na economia brasileira é "expressiva", assumindo um faturamento estimado anualmente em mais de R$ 3 bilhões.
"Atualmente são 16.640 ônibus habilitados para a prestação dos serviços regulares pelas empresas permissionárias e autorizatárias em regime especial. No transporte fretado são 22.870 veículos habilitados, que transportam anualmente mais de 11 milhões de passageiros e representam mais de R$ 734 milhões anuais em negócios para as empresas", acrescentou.
Pedágio da BR-116 e da ponte Rio-Niterói
A ANTT também autorizou nesta sexta-feira, por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial, mudanças no preço dos pedágios da BR-116 (no trecho Rio-São Paulo), uma das principais rodovias brasileiras, que liga o Ceará ao Rio Grande do Sul, e da ponte Rio-Niterói. As alterações nos preços valem a partir do início de agosto.
Segundo a decisão da ANTT, a tarifa básica de pedágio da BR-116 terá um aumento de 5,3%, passando de R$ 9,60 para R$ 10,10 nas praças de pedágio de Moreira César, Itatiaia e Viúva Graça. Para a praça de pedágio de Jacareí, o reajuste será de 5,21%, subindo de R$ 4,20 para R$ 4,40, enquanto que, nas praças de Arujá, Guararema Norte e Guararema Sul, o preço passará de R$ 2,30 para R$ 2,50.
No caso da ponte Rio-Niterói, a tarifa básica de pedágio subirá de R$ 4,60 para R$ 4,90, com um acréscimo de 6,52%, para automóveis, caminhonetes e furgões.

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...