CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Vacina faz camundongos perderem peso em testes iniciais

Medicamento induz criação de anticorpos contra um tipo de hormônio.
Roedores ficaram 10% mais leves que os que não foram vacinados.

Do G1, em São Paulo

Uma vacina que funciona à base de hormônios conseguiu induzir a perda de peso em uma experiência feita com camundongos. Os resultados foram descritos em uma pesquisa publicada pela revista científica “Journal of Animal Science and Biotechnology”.

A vacina tem como objetivo criar anticorpos contra um hormônio chamado somatostatina. Esse hormônio inibe a ação de outras duas substâncias – o hormônio do crescimento (GH) e uma proteína chamada IGF-1 – que aumentam o gasto de energia e, assim, reduzem o peso.
A ideia, portanto, é eliminar a somatostatina e permitir que o GH e o IGF-1 ajam normalmente no corpo, controlando o peso corporal.
No estudo, os animais tomaram duas doses da vacina, enquanto eram alimentados com dietas gordurosas. Ao fim de seis semanas, eles estavam com um peso médio 10% menor que os roedores que não tomaram a vacina – o chamado grupo controle. Os níveis de GH e IGF-1 não sofreram alterações significativas.
No ponto de vista dos autores, o estudo demonstra que tratar a obesidade com vacinas é uma possibilidade, mas que novas pesquisas são necessárias para entender o que elas podem provocar em longo prazo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...