CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 21 de maio de 2016

Prefeitura de Ibicaraí entrega equipamentos antropométricos para as Unidades de Saúde e ACS




Texto: Ascom PMIbicaraí | Saúde  -  Fotos: Antonio Lima
 A Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última quinta-feira (19/05), a entrega dos materiais antropométricos adquiridos para a reestruturação e melhoria da vigilância alimentar e nutricional do município. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Oséas Peixoto (antigo SESP) e contou com a participação do prefeito Lenildo Santana, a Secretária de Saúde; Thaysa Batista; a equipe da gestão da Atenção Básica à Saúde; enfermeiros das UBS; Genna Louyse, nutricionista responsável técnica pelos programas de Alimentação e Nutrição do município e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Foram entregues 73 balanças mecânicas portáteis, uma para cada ACS; 8 balanças pediátricas e 5 balanças plataforma mecânica para as Unidades de Saúde; 11 infantômetros (régua para aferir estatura de crianças menores de 2 anos), além de 11 trenas antropométricas para aferir as circunferências do corpo.
A aquisição destes materiais tem por objetivo um diagnóstico nutricional e alimentar adequado e humanizado, por meio do provimento de equipamentos adequados para esse fim. Estes novos materiais permitirão um melhor diagnóstico nutricional de toda a população, em especial às crianças, gestantes e idosos.
Foi ressaltado ainda as conquistas o município tem alcançado através do aumento do percentual de cobertura de acompanhamento dos usuários do Bolsa Família pela saúde, onde foi passado de 65% para 85%. Neste acompanhamento são realizados aferição do peso, altura, verificação da vacinação em dia para as crianças e cumprimento do pré-natal por parte das gestantes.
Dando continuidade às melhorias da Vigilância Alimentar e Nutricional do município, será realizado na próxima sexta-feira dia 27/05, na Câmara de Vereadores, uma capacitação com os ACS com o tema: Acompanhamento Nutricional e Orientações de Alimentação Saudável para a Comunidade.
"A melhora da saúde em um município passa por várias etapas. Primeiro recuperamos, reformamos e construímos novos postos de saúde. Em seguida, é preciso equipar esses postos, qualificar os profissionais de saúde e contratar médicos. Ações como essa de hoje só mostram que avançamos muito nos últimos anos. Estamos deixando um legado que precisa ser cuidado. Espero que o próximo gestor mantenha o que foi feito e avance sempre, pois em saúde o muito é sempre pouco. É preciso fazer sempre mais", disse Lenildo.
"Recebi essa missão de secretariar a pasta da Saúde municipal do prefeito Lenildo Santana e quero nesse momento agradecer a confiança que me foi dada e dizer que continuarei fazendo o que sempre fiz, que é trabalhar muito e procurar resolver a cada dia os problemas de saúde do nosso município. Problemas são resolvidos com ações e essa é mais uma grande ação que estamos realizando hoje", disse Thaysa.
"O Agente Comunitário de Saúde é um grande multiplicador de informações e sensibilizador acerca dos cuidados em saúde. Seu trabalho é uma importante ferramenta na promoção de orientações, e na geração de informações para o sistema de vigilância nutricional do município, uma vez que realizam, dentre as inúmeras atividades, a aferição antropométrica, para diagnosticar o perfil nutricional da população atendida. Daí, a necessidade de capacitá-los acerca do tema" disse Genna Louyse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...