CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 9 de novembro de 2013

Astronautas caminham com 'tocha' olímpica no espaço

Tocha dos Jogos de Inverno de Sochi chegou à ISS na quinta (7).

Imagens foram divulgadas neste sábado pela TV Nasa.

Do G1, em São Paulo

Imagens da NASA mostram a tocha olímpica durante uma caminhada espacial (Foto: Nasa/AP)Imagens da NASA mostram a tocha olímpica durante uma caminhada espacial (Foto: Nasa/AP)
Dois astronautas russos começaram neste sábado a primeira caminhada espacial da História com a tocha olímpica, depois de deixarem a Estação Espacial Internacional (ISS), a três meses dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.
As imagens ao vivo, transmitidas pela rede de televisão estatal russa, mostraram Oleg Kotov levando a tocha apagada em sua mão direita, enquanto seu colega, o astronauta Serguei Ryazansky, filmava o histórico acontecimento com uma câmera de alta tecnologia.

Os astronautas, vestidos com trajes especiais, passaram a tocha um para o outro e posaram para as câmeras externas dispostas do lado de fora da ISS. Eles também se filmaram e tiraram fotos.'Maravilhoso!', disse Ryazansky enquanto Kotov agitava a tocha diante da câmera, no momento em que eles passavam sobre a Austrália, na órbita da Terra, a uma 420 quilômetros de altitude.

As operações demandaram muitas precauções, já que a tocha tinha que ficar presa a um cabo ligado a uma estrutura metálica da ISS.
Em alguns momentos os astronautas soltaram a tocha para fazer manobras, mudando diversas vezes de posição para fazer o maior número de imagens e eternizar o evento.
Após as manobras com a tocha, os dois astronautas continuaram suas tarefas no espaço, que deveriam durar mais seis horas.
A tocha vermelha e cinza levada ao espaço é uma das 16.000 utilizadas há um mês na Rússia para o maior percurso da história olímpica (65.000 km) até a abertura dos Jogos de Inverno, em 7 de fevereiro de 2014, em Sochi, entre o mar Negro e as montanhas do Cáucaso.
A única diferença é que a tocha ficou apagada durante toda a viagem espacial por razões de segurança. Acender a chama no espaço seria impossível devido à ausência de oxigênio.
Retorno na segunda-feira Serguei Ryazansky e Oleg Kotov chegaram à ISS em 26 de setembro a bordo de uma nave espacial Soyuz, lançada da base espacial russa de Baikonur, no Cazaquistão, e se disseram muito felizes com a missão.
Além de ser transmitida pela televisão russa, a decolagem da Soyuz que levou a tocha - decorada com a logomarca dos Jogos de Sochi e com os anéis olímpicos - foi transmitida ao vivo num telão montado na praça Times Square, em Nova York, um dos endereços mais movimentados do mundo.
A tocha olímpica já foi havia sido levada ao espaço a bordo de uma nave antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000, mas ela nunca havia saído da termosfera.
Depois desta etapa inédita, a tocha retornará à Terra a bordo de uma cápsula Soyuz, acompanhada do cosmonauta Fiodor Iourtchikhin (russo) e dos astronautas Karen Nyberg (americana) e Luca Parmitano (italiano), que concluem uma temporada de cinco meses e meio no espaço.
A aterrissagem está prevista para as 00h50 da próxima segunda-feira, 11 de novembro, nas estepes do Cazaquistão.
Após a vigem espacial, a chama olímpica visitará as profundezas do lago Baikal, na Sibéria, depois de já ter passado pelo Polo Norte, em um périplo de 123 dias que começou em 7 de outubro em Moscou e que terminará com a cerimônia de abertura dos Jogos.
Astronauta russo Oleg Kotov segura tocha olímpica enquanto recebe instruções do russo Sergei Ryazansky do lado de fora da Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa/Reuters)Astronauta russo Oleg Kotov segura tocha olímpica enquanto recebe instruções do russo Sergei Ryazansky do lado de fora da Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa/Reuters)
Oleg Kotov caminha com a tocha olímpica no espaço (Foto: Nasa/Reuters)Oleg Kotov caminha com a tocha olímpica no espaço (Foto: Nasa/Reuters
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...