CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Detran-DF testa bafômetro que dispensa sopro do motorista

Detran afirma que aparelho vai agilizar abordagens em blitzen.
Bafômetro passivo não substitui equipamento tradicional, diz diretor.


Bafômetro passivo é testado em blitzen do Detran-DF (Foto: TV Globo/ Reprodução) 
Bafômetro passivo é testado em blitzen do Detran-DF
(Foto: TV Globo/ Reprodução)
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou neste fim de semana o teste do bafômetro passivo, um aparelho fabricado no Canadá que ajuda a identificar se o motorista consumiu bebida alcóolica antes de dirigir sem a necessidade do sopro do condutor.

O Detran-DF explica que, ao aproximar o aparelho, o ar existente dentro do veículo ou próximo ao condutor é “farejado”, e o resultado é dado através da indicação de luzes coloridas – verde para ausência de álcool, amarela para suspeita de presença e vermelha para presença de álcool (acima de 0,30 ml de álcool por litro de ar expelido).

O diretor de fiscalização do Detran-DF, Nelson Leite, afirma que o bafômetro passivo não substitui o equipamento tradicional.

“Esta é uma ferramenta para agilizar o nosso trabalho, para que eu consiga abordar mais pessoas em menos tempo. Ele vai captar o ar e vai indicar se há ou não indícios de álcool nesse ambiente, no veículo ou no condutor. Havendo, a gente passa pelo procedimento todo normal, de entrevista com o condutor, de sopro do bafômetro comum. Não havendo, a gente agiliza e libera mais rápido aquele abordado.”
Os três aparelhos em teste devem ser utilizados em blitzen no carnaval. Segundo o diretor de fiscalização, após 15 dias de teste será possível mensurar a efetividade do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...