Boletim médico foi divulgado na manhã desta quarta-feira (1º).
Quadro clínico não piorou nas últimas 24 horas.
Cantor Wando em apresentação. (Foto: AE)
O estado de saúde de Wando não apresentou alterações no decorrer da noite, e o cantor segue com quadro grave, porém estável, segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (1º). Ele está internado desde sexta-feira (27) em decorrência de uma problema cardíaco. Segundo a equipe médica, o tratamento apresenta resposta satisfatória.“O quadro não piorou nas últimas 24 horas. Um ecocardiograma confirma a observação de que o quadro cardiológico está apresentando uma estabilização. É um sinal positivo, confirma que a estratégia de tratamento está funcionando”, disse o médico Heberth Miotto, coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O exame foi feito nesta terça-feira (31). Desde a data da internação, Wando passou por duas cirurgias para corrigir obstruções de artérias no coração. Segundo o médico, o ecocardiograma é repetido quase que diariamente para avaliar a evolução do paciente “A expectativa é que nas próximas 48 horas, talvez, a gente consiga obter uma melhora do quadro clínico”, disse.
De acordo com Miotto, que assina o boletim médico, Wando permanece sob efeito de sedativos, respira com a ajuda de aparelhos e está sob assistência circulatória. Os aparelhos diminuem o trabalho do coração para que o órgão tenha tempo para se recuperar. Ainda segundo o boletim, a equipe médica vai manter os cuidados intensivos e não há previsão de novos exames para esta quarta-feira (1º).
A mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, e uma das filhas dele, Gabrielle Burcci, falaram nesta terça-feira (31) sobre a internação de Wando. “Ele gosta muito de viver”, disse Renata. Segundo a mulher, o cantor não bebe e não fuma, mas não tem uma alimentação regrada. Ainda de acordo com a mulher, Wando faz, todo ano, um check up da saúde, e os exames nunca indicaram nenhum problema cardíaco. A família toda está esperançosa na recuperação do cantor.
Renata relatou que Wando sentia dores muito fortes na sexta-feira (27), no dia da internação. "Ele passou por momentos muito difíceis", disse.
Wando, de 66 anos, tem oito netos e uma filha de cinco anos, com Renata, e outras duas filhas e um filho de casamentos anteriores. Gabrielle falou da união da família. “A família é muito unida. Estamos tentando passar tranquilidade”.
Família agradece afeto
A mulher e a filha divulgaram nota de agradecimento aos médicos, amigos e fãs na tarde desta terça-feira (31) e pediram que todos continuem rezando."Continuamos contando com o afeto e a oração de todos", diz o texto. A carta foi entregue a jornalistas pela assessoria do Biocor.
"Gostaríamos de agradecer a todas as manifestações de preocupação e carinho de amigos e fãs para com o nosso querido Wando. Estivemos passando por momentos muitos difíceis e cruciais, mas sabemos que estamos agora em um melhor caminho. Apesar da gravidade do caso, sua melhora tem sido evidente e gradual", diz a família na nota, assinada pela filha Gabrielle Burcci e pela mulher do cantor, Renata Costa Lana e Souza.
Músicas românticas
Nascido Vanderley Alves do Reis, em Cajuri, na Zona da Mata de Minas Gerais, Wando passou a infância em Juiz de Fora. Depois, foi para a cidade de Volta Redonda (RJ), onde vendeu leite, entregou jornal, foi feirante, motorista de caminhão e já se envolvia com a música, segundo o site oficial do cantor. Ele começou a fazer shows em bailes, com um grupo, e descobriu que as músicas românticas eram mais apreciadas pelas mulheres.
Em 1973, Wando gravou seu primeiro álbum, "Glória a Deus no céu, e samba da terra". O sucesso "Moça" veio em 1975, quando o cantor vendeu 1,2 milhão de discos compactos simples do álbum "Wando". Ao todo, são 28 álbuns na carreira do artista que ficou conhecido por ganhar calcinhas das fãs. O trabalho mais recente foi lançado em 2005, "Wando - Romântico brasileiro, sem-vergonha".
Leia o último boletim médico na íntegra.
Belo Horizonte, 1º de fevereiro de 2012
Boletim Médico - 5 - Biocor Instituto - Paciente Vanderley Alves dos Reis (Wando)
Paciente mantém o quadro ainda grave, porém estabilizado com a ajuda dos aparelhos e tratamento médico. Permanece sob efeito de sedativos e respirando com a ajuda de aparelhos e sob assistência circulatória. Ecocardiograma de ontem mostrando estabilização cardiológica. Não houve alterações no decorrer da noite. Persiste em cuidados intensivos e sem programação de realização de novos exames para hoje.
Assina o boletim o Dr Heberth Miotto, coodernador médico do CTI Biocor Instituto.A família do paciente autorizou a divulgação dessas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário