Dom Mauro (esquerda) anunciou excomunhão de Nildemar
O Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, anunciou a excomunhão do padre (agora ex-padre) Nildemar Andrade pela Igreja Católica.
Na carta que explica a excomunhão, o bispo explica que o padre Nildemar se filiou à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana.
Com isso, o padre Nildemar deixou de se sujeitar ao Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Bento 16, ficando passível de excomunhão, pena máxima da igreja desde o fim da Inquisição, que condenava os infiéis à fogueira.
O bispo de Ilhéus afirma ainda que “quem participa das celebrações promovidas por Nildemar está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma ou matrimônio, e de exercer qualquer oficia ligado à Sagrada Comunhão ou da Palavra de Deus e de coordenar qualquer ação, movimento ou pastoral da Igreja Católica”.
O bispo determina ainda que a nota de excomunhão seja lida em todas as paróquias e comunidades da Diocese de Ilhéus e afixada em todas as igrejas e capelas.
Nildemar ficou conhecido conseguir reunir centenas de fiéis em missas realizadas ao meio dia, no estilo da Renovação Carismática, e por desenvolver ações sociais na periferia de Ilhéus. Ele chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito de Ilhéus em 2008. (Blog do Thame).
Nenhum comentário:
Postar um comentário