CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dilma discute crise internacional com Obama nesta terça nos EUA

Na quarta, presidente faz discurso de abertura da Assembleia da ONU.
Na quarta, ela receberá Nicolas Sarkozy, David Cameron e Ollanta Humala.

Do G1, em Brasília
 
A presidente Dilma Rousseff se reúne na tarde desta terça-feira (20) com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Dilma está nos Estados Unidos para participar nesta quarta (21) da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Ela fará o discurso de abertura da sessão da assembleia .
A crise financeira internacional deverá ser um dos temas a serem tratados durante o encontro entre Dilma e Obama. Dilma tem criticado as medidas tomadas pelos EUA para combater a turbulência financeira.
Em entrevista na última quarta (15), ela afirmou que falta ao governo norte-americano "decisão política" que estimule investimentos e "recicle" o endividamento da população.
Após a reunião com Obama, Dilma participa de cerimônia de lançamento da “Parceria para Governo Aberto”, que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas. O Brasil é coautor do projeto, a convite do presidente norte-americano
Agenda de Dilma nos EUA nesta terça (20) *
13h30 Reunião com o presidente dos EUA, Barack Obama
14h Cerimônia de lançamento da "Parceria para Governo Aberto"
15h45 Encontro com o presidente do México, Felipe Calderón
19h30 Jantar em que receberá prêmio do instituto Woodrow Wilson
* Horários de Nova York (menos uma hora em relação ao horário brasileiro)
De acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, Dilma poderá citar como exemplo de transparência a proposta da Comissão da Verdade, que prevê a criação de um grupo para apurar violações aos direitos humanos de 1946 a 1988, incluindo o período da ditadura militar.
A presidente deve falar também do projeto de lei que amplia o acesso a informações governamentais e prevê o fim do sigilo eterno dos documentos públicos. As duas propostas estão em tramitação no Congresso Nacional. .
Nesta terça, Dilma terá ainda encontro com o presidente do México, Felipe Calderón, e participará de jantar em que receberá o Prêmio do Serviço Público, oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars.
Nações Unidas
Na manhã desta quarta-feira (21), antes de fazer o discurso de abertura do Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Dilma terá um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
No evento, chefes de Estado de mais de 190 países irão tratar, entre outros temas, do futuro político da Líbia, que vive uma guerra civil desde fevereiro deste ano, quando grande parte da população se rebelou contra a ditadura de 42 anos do coronel Muhammar Kadhafi.
Agenda de Dilma nos EUA nesta quarta (21) *
8h30 Reunião com Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
9h Abertura da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas
12h Encontro com o presidente do Chile, Sebastián Piñera
14h45 Reunião com o premiê do Reino Unido, David Cameron.
15h45 Encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy
16h45 Encontro com o presidente do Peru, Ollanta Humala
17h30 Encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos
* Horários de Nova York (menos uma hora em relação ao horário brasileiro)
A ONU deverá decidir se apoia formalmente o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, formado pelos rebeldes que lutam contras as forças de Kadhafi. A tendência é de que as Nações Unidas defendam que o CNT assuma o poder provisoriamente e organize eleições.
Ao longo da tarde de quarta, Dilma terá reuniões bilaterais com o presidentes da França, Nicolas Sarkozy; do Chile, Sebastián Piñera; do Peru, Ollanta Humala; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e com o premiê do Reino Unido, David Cameron . De acordo com o Planalto, mais de 40 países pediram audiências com Dilma. Devido à agenda apertada, a presidente precisou selecionar os encontros.
Nesta quinta-feira (22), Dilma participará de Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear e de Reunião de Alto Nível sobre Diplomacia Preventiva. Às 22h, a presidente retorna para Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

  Imagem meramente ilustrativa  SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos c...