CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Infraestrutura realiza ação para diminuir impacto ambiental no terreno do lixão de Ibicaraí


ASCOM Ibicaraí 

A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Infraestrutura, iniciou na semana passada uma ação de alargamento da estrada do lixão, limpeza do terreno e compactação do lixo produzido na cidade e jogado no local. A ideia é melhorar o acesso ao local, sinalizar onde será jogado entulhos de construção, restos de poda e lixo doméstico até o município iniciar o processo de coleta seletiva.

O novo local é provisório, enquanto a atual gestão elabora o Plano Municipal de Resíduos Sólidos com o apoio técnico da Funasa, IFBA e Conder. Esse Plano ajudará no processo de aquisição de um terreno e a implantação de um futuro aterro sanitário no município. Vale ressaltar que na manhã do próximo dia 24 de agosto acontecerá na Câmara de Vereadores de Ibicaraí a Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Paralelo a mudança do local do lixão para uma nova área provisória, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, tem buscado soluções para o problema do município, que já se arrasta por décadas. Na quarta-feira, dia 1º de agosto, Lula Brandão visitou a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, e na oportunidade discutiu a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Brandão solicitou a presença de técnicos da Conder em Ibicaraí para fazerem uma avaliação do lixão municipal e a possibilidade de implantação de um aterro sanitário na cidade. Ficou definido que ainda esse ano Ibicaraí receberá a visita dos técnicos.

Segundo o Biólogo da prefeitura, Saulo Araújo, a atual gestão está fazendo essa ação com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo lixão do município. “Ainda não é o ideal, mas já houve a desobstrução da estrada e a compactação dos materiais. Paralelamente a esta atividade o município está buscando implantar a coleta seletiva de resíduos com o intuito de diminuir a carga de materiais gerada diariamente. O prefeito Lula Brandão tem buscado os órgãos responsáveis no Governo do Estado no intuito de que em breve esse problema seja solucionado”, disse Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...