CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O mundo espetáculo

Lauro Andrade Assunção ex-prefeito de Ibicaraí

Numa fase em que as estrelas, quando nos chegam, surgem através das telas, o homem, que há muito deixou de interagir com a natureza, passa cada vez mais a depender dos apetrechos que lhe permitem manter-se plugado nos espetáculos do mundo, inclusive os da própria natureza. Por isso mesmo, resta claro que a lente alheia nem sempre proporciona a melhor visão dos fatos.

Convém lembrar que à medida que caminhamos céleres para consolidação do mundo espetáculo, a mídia passa a ter, a cada dia, mais presença em nossa vida e em nossas escolhas. Como sabemos que não há almoço grátis, pois tudo tem um custo a financiá-lo e que, depois, vem buscar o lucro dos patrocinadores, convém alguma cautela na hora de exercermos a nossa capacidade de consumo, especialmente de informações.

E esse especial cuidado tem muito a ver com as assessorias de imprensa, hoje muito em moda e muito lucrativas, não só para quem explora esse nicho de mercado, mas, sobretudo, para quem contrata seus serviços. É um trabalho que, mais das vezes, não está a serviço da verdade ou da utilidade. Como um exemplo prático, podemos citar o caso de Neymar, jogador de futebol, e o seu plano de marketing, um dos mais eficientes da atualidade.

Para se ter uma ideia da eficiência dessas empresas, a pequena e pretensamente seletiva página da UOL, órgão noticioso vinculado ao grupo Folha de São Paulo, traz hoje sobre Neymar três reportagens, com fotos ilustrativas, uma forma de destacar e valorizar a notícia. Em uma delas, o assunto é o seu novo corte de cabelo. Em outra, o futebolista informa os melhores restaurantes da cidade de Santos (SP). Na terceira, uma longa reportagem sobre sua 5ª tatuagem, que ele acaba de fazer. Como se podem ver, são notícias muito úteis, vez que servem para exercitar a paciência.

O mecanismo financeiro-operacional desse empreendimento é muito simples: o projeto, para evidenciar determinadas pessoas e torná-las lucrativas estrelas de material publicitário, cuida primeiro de empurrar goela abaixo dos incautos a imagem maquiada dos candidatos a celebridade. As empresas de assessoria são intermediárias entre o projeto e os veículos de notícia, onde tudo é pragmaticamente encomendado e pago, fazendo surgir, assim, a publicidade em forma de notícia. O leitor pouco atento muitas vezes não percebe que está consumindo propaganda em vez de informação

Nesse ramo não há limites. A eficiência dessas empresas está em sua capacidade de não temer o ridículo, renovando essa coragem a cada amanhecer. Afinal, afirmar que Gisele Bündchen é a mulher mais sexy do mundo não deixa de ser um ato de muita valentia.

É usando esse tipo de serviço que Eike Batista, a despeito de suas empresas acumularem grandes prejuízos ano a ano, é vendido ao mercado como o empresário mais rico do país. Nesse caso, o seu espetáculo pode até servir à sua vaidade, ao seu deleite, mas, na verdade, a exemplo de Neymar e de Gisele, ele busca com a publicidade cacifar os seus negócios. Da mesma forma que a exibição estimula novos contratos de publicidade para o futebolista e para a modelo, também aumenta a quantidade de propostas de negócios e de financiamentos ao empresário Eike Batista.

A exemplo deles, são inúmeros os produtos estimulados ao mercado, muitas vezes sob a forma de notícia, cabendo a cada um construir o filtro que mais lhe sirva de proteção. Todos nós precisamos de uma janela para o mundo, uma forma de assistir ao espetáculo e, se for o caso, com ele interagir. A questão está no tamanho e na disposição dessa janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARRO PRETO- Programa Despertar realiza formação com a comunidade de PA Brasil

  FONTE Moura Notícias  Aconteceu nesta quinta-feira dia 11 /04 uma formação com a comunidade da fazenda P A Brasil, com a temática Empreend...