CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dor pela tragédia no RS deve lembrar da responsabilidade, diz Dilma

'Temos de assumir o compromisso de assegurar que ela jamais se repetirá'.
Presidente pediu um minuto de silêncio antes de discursar para prefeitos.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (28) que a "dor indescritível" pelo  incêndio que matou ao menos 231 pessoas neste fim de semana, em Santa Maria (RS), deve lembrar os gestores públicos da responsabilidade com a população. Durante abertura de encontro nacional de prefeitos, a presidente pediu um minuto de silêncio e, em seguida, lamentou a tragédia.
"A dor que presenciei é indescritível. Falo dessa dor para lembrar da responsabilidade que todos nós do poder Executivo temos com a nossa população. Diante dessa tragédia, temos o dever de assumir o compromisso, de assegurar que ela jamais se repetirá", afirmou a presidente, sob aplausos.
A presidente Dilma Rousseff, durante minuto de silêncio em lamento pelas vítimas de Santa Maria (RS) (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters) 
A presidente Dilma Rousseff, durante minuto de silêncio em lamento pelas vítimas de Santa Maria (RS) (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Neste domingo (27), após cancelar compromissos no Chile, Dilma foi a Santa Maria acompanhar o socorro às famílias. Em entrevista, chorou e disse que todo o país está "junto" com as famílias das vítimas. Foi decretado luto oficial de três dias.
Na tarde desta segunda, Dilma recebeu em seu gabinete o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT). Ao final da reunião, ele relatou que a presidente "pediu solidariedade à cidade de Santa Maria e amparo às famílias”.
"A presidente ficou muito emocionada e falou de toda a dor que sentiu ontem, especialmente pelas mães. Isto a deixou realmente muito chocada; ela se colocou no lugar de todas aquelas mães”, disse.
No discurso para prefeitos, ela falou sobre a dor das famílias. "Poderiam ser os filhos, as filhas, os netos ou as netas de cada um de nós, mas infelizmente eles não tiveram a oportunidade de cumprir seus sonhos, de cumprir os sonhos de cada mãe, de cada pai", afirmou.
Ainda no início do discurso, quando falava do "dever de cuidar da nossa gente" e de dar condições de segurança para a população, Dilma falou dos sonhos perdidos com a tragédia em Santa Maria.
"Hoje nos reunimos ainda sobre a emoção dessa terrível tragédia em Santa Maria. Eles eram jovens, tinham sonhos, podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas. Podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas, podiam ser futuro cientistas, agrônomos, psicólogos, juízes".

Tragédia
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico.
Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. O Corpo de Bombeiros informou que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...