FONTE The News
No início do seu conflito com Gaza, Israel contava com amplo respaldo internacional. Mas, à medida que a guerra avança e se prolonga, o cenário está se virando contra Netanyahu.
O bloqueio à ajuda humanitária e as declarações do governo acenderam o alerta — e os protestos — de países aliados. O que está acontecendo: Na última semana, Reino Unido, França e Canadá condenaram à nova ofensiva militar israelense e o bloqueio de comida, água e medicamentos. | A pressão veio em ações concretas: | O Reino Unido suspendeu negociações comerciais com Israel. A União Europeia discute rever o acordo de cooperação com o país. Espanha, Irlanda e Noruega já reconheceram formalmente o Estado Palestino. França deve coorganizar uma conferência com a Arábia Saudita baseado no modelo de dois Estados.
Em vídeo, Netanyahu acusou os líderes europeus de “obedecer ao Hamas” e afirmou que estão “do lado errado da história”. A fala só ampliou o desconforto diplomático — e reforçou a imagem de isolamento do premiê.
Já nos EUA... Donald Trump, que já declarou apoio firme a Israel no passado, agora tem evitado declarações públicas. Segundo fontes da Casa Branca, ele está incomodado com o rumo da guerra, mas prefere pressionar nos bastidores. Autoridades locais já alertavam Netanyahu de que o bloqueio à ajuda teria efeito contrário: Afastaria os aliados e não enfraqueceria o Hamas. Mesmo assim, o governo segue com planos de desalojar toda a população da Faixa de Gaza, o que ampliaria o isolamento internacional.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário