BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Com Europa pressionando, Putin propõe reunião com a Ucrânia

 


FONTE The News 

Depois de 3 anos de guerra, Putin voltou a falar em negociações. O presidente russo propôs uma reunião com a Ucrânia para esta quinta-feira, na Turquia.

A proposta veio no dia seguinte à visita de líderes da  França,  Alemanha,  Reino Unido e Polônia a Kiev. O recado foi direto: ou há cessar-fogo imediato por, pelo menos, 30 dias, ou Moscou sofrerá novas sanções.

Desde o início da guerra, em 2022, Rússia e Ucrânia até tentaram negociar, mas a conversa travou quando os russos se recusaram a retirar suas tropas dos territórios ocupados. Desde então, o canal de diálogo fechou.

Agora, Putin fala em discutir “as raízes do conflito”, expressão que, para o Kremlin, inclui críticas à expansão da Otan e à aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

  • Já Zelensky quer resolver o presente: parar os bombardeios, abrir um canal de confiança e então discutir o futuro.

A proposta tem apoio da Turquia, que se ofereceu para sediar o encontro. Enquanto isso, líderes europeus reagiram com cautela: Macron disse que é um “primeiro passo, mas insuficiente”. Trump elogiou a proposta como um “grande dia” e até o novo Papa Leão XIV incluiu a guerra da Ucrânia em seu primeiro apelo pela paz mundial.

Ainda falando em cessar-fogo…

trégua entre Índia e Paquistão permanece pelo terceiro dia. Apesar das mútuas acusações de violações do cessar-fogo, não há indícios de continuidade dos combates que deixaram mais de 60 mortos.

De acordo com Trump, a pausa foi costurada por Washington, embora o governo indiano tenha minimizado o envolvimento americano no acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARRO PRETO - Novo Mutirão de pequenas cirurgias é realizado com sucesso no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição

 ASCOM Barro Preto    Em mais um início de semana dedicado aos cuidados da população. Uma ação promovida pela Prefeitura Municipal de Barro ...