BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Justiça trava tarifaço global de Trump

 


FONTE The News 

Mandou parar, parou. O “Dia da Libertação”, como Trump batizou seu tarifaço global, pode ter “vida curta”.

O motivo: Um tribunal federal dos EUA suspendeu a cobrança de tarifas sobre produtos de mais de 180 países, acusando o governo de extrapolar sua autoridade.

A medida, anunciada em abril, impõe taxas entre 10% e 50% sobre importações — incluindo 30% sobre a 🇨🇳 China, 25% sobre 🇲🇽 México e 🇨🇦 Canadá, e 10% sobre o 🇧🇷 Brasil.

Segundo os juízes, a lei de 1977 usada por Trump “não autoriza tarifas ilimitadas” e o presidente não pode usar poderes emergenciais como justificativa para uma reestruturação permanente da política comercial dos EUA.

Com a decisão, empresas que já pagaram tarifas poderão pedir reembolso. A suspensão, no entanto, não anula tarifas antigas sobre aço, alumínio e automóveis, que seguem em vigor por outro instrumento legal.

A decisão deve agitar o mercado

Após o comunicado do tribunal, os futuros do Dow Jones subiram quase 500 pontos, acompanhados pela Nasdaq (1,6%) e S&P 500 (+1,4%).

A Casa Branca entrou com recurso minutos após a decisão e promete levar o caso à Suprema Corte, embora essa decisão já represente um forte freio à política econômica mais agressiva da gestão Trump.

O que mais foi destaque em mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menos chá de bebê. Mais festa de aposentadoria

  FONTE The News  A crise demográfica, que já aparecia nas planilhas, agora virou pauta urgente nos gabinetes mundo afora. O alerta vem dos ...