CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 15 de março de 2013

Veja perguntas e respostas sobre o novo Papa Francisco

Conclave elegeu o cardeal Jorge Mario Bergoglio como líder dos católicos.
Nascido na Argentina, ele gosta de futebol e é o primeiro pontífice jesuíta.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
Papa Francisco I visita a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma (Foto: Reuters/Osservatore Romano) 
Papa Francisco visita a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma (Foto: Reuters/Osservatore Romano)
O Papa terá que utilizar obrigatoriamente múleos os famosos sapatos vermelhos?
Segundo o padre Denilson Geraldo, professor de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, não existe na Constituição Apostólica lei que fale da obrigação de utilizar o calçado. No entanto, segundo Geraldo, seu uso faz parte da tradição dos Papas. O agora Papa Emérito Bento XVI, por exemplo, utilizava o múleo.

Durante seu pontificado, o acessório foi alvo de polêmicas, principalmente após a publicação de uma lista, em 2007, elaborada pela revista norte-americana "Esquire", que apontou Bento XVI como um dos 23 homens mais bem vestidos do mundo. O então pontífice foi identificado como o "melhor portador de acessórios".
À época, os sapatos vermelhos de couro tinham sido supostamente identificados como peças produzidas pela grife italiana Prada. Um ano depois, o jornal oficial do Vaticano negou que a história fosse verdade, chamando-a de "frívola".
Papa Francisco poderá fazer a própria comida no Vaticano?
Um dos hábitos do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, era fazer a própria comida em seu apartamento, em Buenos Aires. No entanto, de acordo com o padre Denilson, é possível que ele não consiga manter o costume. "Na Santa Sé ele não vai mais morar sozinho. Evidentemente que ele deve ter um anseio em continuar a vida que ele tinha, mas algumas coisas vão mudar".
Ele poderá voltar a Buenos Aires para recolher seus pertences e levá-los ao Vaticano?
Poderá. No entanto, Bergoglio agora é um chefe de Estado e terá de ser acompanhado por todo um aparato de seguranças e assessores. Segundo o padre Denilson, portanto, há uma complexidade maior para que ele retorne à terra natal. Ele recorda que o atual Papa Emérito Bento XVI, quando viajou à Alemanha, passou pelo seu antigo apartamento para recolher os pertences. "Mas ele estava em uma viagem oficial e contou com a ajuda do Vaticano para fazer isto".

Quanto tempo o Papa terá para trocar os oficiais de dicastérios (ministérios) da Igreja?
Não existe um prazo para fazer a substituição de nomes que comandam os "departamentos" do governo católico. Essa decisão, no entanto, não deve demorar porque, sem os cardeais presidentes nos dicastérios, os trabalhos tendem a não se desenvolver.

Francisco já está utilizando o anel do Pescador, que simboliza o poder do pontífice?
Não. Ele passará a usar o anel a partir da próxima terça-feira (19), quando vai recebê-lo na missa de inauguração de seu pontificado. A celebração vai ocorrer no Vaticano, às 9h30, no horário local.
Não ter parte de um pulmão causará restrições ao novo Papa durante seu trabalho?
De acordo com especialistas ouvidos pelo G1, o argentino não deve enfrentar limitações nem problemas de saúde por conta da retirada de parte de um pulmão, ainda na juventude, devido a uma doença respiratória. O problema de saúde, ocorrido há "muitos e muitos anos", como disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não impediu que Bergoglio seguisse a carreira no sacerdócio. Lombardi garantiu que o novo pontífice "está com boa saúde". Saiba mais sobre o assunto aqui.
O então cardeal Jorge Mario Bergoglio posa para foto segurando uma flâmula do seu time (Foto: Club Atlético San Lorenzo de Almagro/AP) 
Bergoglio mostra flâmula do San Lorenzo, seu time
(Foto: Club Atlético San Lorenzo de Almagro/AP)
Para que time o Papa Francisco torce?
O novo pontífice é torcedor ferrenho do San Lorenzo de Almagro, time de Buenos Aires, na Argentina.

Quais as funções do Papa?
O Papa é o bispo de Roma, chefe de estado da cidade do Vaticano e líder mundial da Igreja Católica. Seu cargo é vitalício, e sua autoridade descende diretamente de Jesus Cristo. Entre suas funções e deveres está manter integridade e fidelidade do deposito da fé; se dedicar à expansão do catolicismo e da fé cristã pelo mundo; nomear cardeais e eleger bispos; canonizar santos e criar dioceses; intervir em questões administrativas do Vaticano e da Igreja Católica em todo o mundo; trabalhar pelo diálogo inter-religioso e pela defesa dos direitos-humanos.
Como é escolhido o nome dos Papas? (Julio Brondani, internauta)
A tradição de adotar um novo nome ao ser nomeado Papa foi iniciada por Jesus Cristo, que mudou o nome do pescador Simão para Pedro, o primeiro bispo de Roma. Cada Papa é responsável por escolher o nome que adotará durante o pontificado – ele deve apontar o nome logo após aceitar a eleição. A escolha é uma forma de homenagear os antigos papas e também indica a linha de administração do novo pontífice. O nome escolhido normalmente aponta que o novo papa se identifica com as doutrinas e realizações dos outros papas que tiveram o mesmo nome.
Quais os principais desafios do próximo Papa?
Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o sucessor de Bento XVI herda uma série de desafios relacionados à sociedade moderna e à administração da Santa Sé, tais como a reforma da Cúria Romana, o fim da perseguição aos católicos na África e Ásia, a ampliação do diálogo ecumênico, além da discussão de temas como divórcio, celibato e ordenação de mulheres. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Como será a relação entre Papa Francisco e Bento XVI? O Papa Emérito vai influenciar a Igreja Católica mesmo após a sua renúncia?
O Vaticano informou que Bento XVI não terá nenhuma função na administração da Igreja. Analistas acreditam que o atual Papa se retirará da vida pública e evitará aparecer para não ofuscar seu sucessor. Como sua justificativa para sair foi a falta de condições físicas e intelectuais para cumprir as obrigações do pontificado, o mais provável é que Bento XVI deixe o caminho livre e não faça pronunciamentos após sua renúncia – quando deve dedicar seus dias a orações, estudos e escritos.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a presença de Bento XVI após sua renúncia não será um problema ou interferência. Ao mesmo tempo, Lombardi afirmou que a presença do Papa será sentida e apreciada dentro da Igreja e não descartou um papel de conselheiro para Bento XVI no futuro. "Se seu sucessor quiser seus conselhos, será totalmente livre para concedê-los, mas não terá nenhuma obrigação", explicou o porta-voz.
A Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, vai ocorrer?
A jornada acontecerá normalmente, segundo a arquidiocese do Rio de Janeiro. Bento XVI havia confirmado presença como representante do Vaticano no encontro no Brasil. Segundo o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, é bastante provável que o novo Papa compareça ao evento. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse acreditar que a primeira viagem internacional do novo Papa seja ao Rio de Janeiro para esse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

  Assessoria de Comunicação da CAR   Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Gr...