CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 4 de março de 2013

Nove cidades brasileiras elegeram novos prefeitos neste domingo

Eleição fora de época ocorreu em quatro estados: BA, MS, RS e SC.
Santa Catarina foi o primeiro estado a concluir a apuração suplementar.

Do G1, em Brasília
3 comentários
O primeiro domingo de março foi dia de voltar às urnas para os eleitores de nove municípios brasileiros. As eleições anteriores, realizadas em outubro, foram anuladas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos do embargo está a Lei da Ficha Limpa.
Menos de três horas após o encerramento das urnas, 410.540 eleitores já conheciam os nomes de seus novos prefeitos. A eleição fora de época ocorreu em cidades de quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC).
Santa Catarina foi o primeiro estado do país a concluir a apuração dos votos da eleição suplementar. Por volta das 18h20, os 163.247 eleitores de Balneário Rincão, Criciúma, Campo Erê e Tangará já tinham novos administradores municipais.
Santa Catarina
Quinto maior colégio eleitoral de Santa Catarina, o município de Criciúma, no sul catarinense, foi o último do estado a finalizar a apuração das urnas eletrônicas. Márcio Burigo (PP) foi o escolhido para governar a cidade pelos próximos quatro anos.
Ele foi eleito com 76.748 votos (equivalentes a 72,27% dos votos válidos). Ronaldo Benedet (PMDB) ficou em segundo lugar, com 12.629 votos (11,89% dos válidos).
Burigo era o vice-prefeito na gestão anterior, quando Clésio Salvaro, do PSDB, era o prefeito. Salvaro e Burigo disputaram a reeleição, em 2012, e foram os mais votados no pleito municipal. Porém, Salvaro foi considerado inelegível pelos ministros do TSE por conta de irregularidades na eleição de 2008.
Com 4.286 votos, Décio Gomes Góes (PT) foi eleito prefeito de Balneário Rincão, cidade localizada no sul de Santa Catarina. Ele será o primeiro prefeito do município emancipado em 2012. Góes obteve 52,52% dos votos válidos.
Em Campo Erê, no oeste catarinense, Rudimar Borcioni (PT) venceu a corrida eleitoral. Ele foi eleito com 3.221 votos (55,98% dos válidos).
Em meio à onda de violência em Santa Catarina, dois homens foram presos em flagrante em Campo Erê acusados de realizar transporte ilegal de eleitores. As prisões ocorreram durante abordagens da Polícia Federal (PF), que está reforçando a segurança durante o processo eleitoral na cidade.
Já em Tangará, outro município do oeste de Santa Catatina, os eleitores locais alçaram Euclides Cruz (PSD) para o comando do Paço. Ele amealhou 3.110 votos (52,29% dos válidos).
Rio Grande do Sul
José Luis Lauermann (PT) foi eleito, neste domingo, prefeito de Novo Hamburgo, município da região metropolitana de Porto Alegre. O petista obteve 70.521 votos, o que corresponde a 55,84% dos votos válidos para a disputa na cidade do Vale do Sinos.
Formado em Ciências Sociais, Lauermann terá de se licenciar do atual cargo de deputado estadual. Ele é casado e tem um filho.
O petista venceu a disputa contra Paulo Kopschina, do PMDB, que obteve 55.781 votos, ou 44,16% do total. O município tem 238.940 habitantes e 177.706 eleitores.
A eleição foi realizada novamente na cidade gaúcha porque o registro da candidatura do vencedor da votação de outubro, Tarcísio Zimmermann (PT), foi rejeitado pela Justiça Eleitoral. Zimmermann foi barrado das urnas pela Ficha Limpa porque, em 2004, ele participou da inauguração de uma obra pública durante a campanha eleitoral, o que é proibido pela legislação.
Já em Eugênio de Castro, outro município gaúcho que teve eleição suplementar neste domingo, o mais votado na corrida pela prefeitura foi Horst Daltro Steglich (PSDB). Ele amealhou 1.214 votos, equivalentes a 53,53% dos votos válidos. Sirlei Maria Reginaldo, do PP, recebeu 1.054 votos (46,47%).
Bahia
Os 24.545 eleitores de Camamu, no sul do estado, elegeram neste domingo Emiliana de Zequinha da Mata (PP) como a nova prefeita do município. Com 7.677 votos (48,55%), ela venceu outros cinco candidatos ao comando do paço municipal.  Luizinho, do PSB, ficou na segunda colocação, com 6.462 votos (40,87% dos votos válidos).
Mato Grosso do Sul
Um dos cartões-postais do Pantanal, o município de Bonito teve uma das eleições mais disputadas deste domingo. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado, no resultado final, foi de menos de 2% dos votos válidos.
Na eleição deste final de semana, os 15.985 eleitores da cidade elegeram Leleco, do PT do B, para o comando da prefeitura. Ele obteve 6.229 votos (50,82% dos válidos). O candidato do PSDB, Odilson Soares, amealhou 6.027 (49,18%).
A eleição anterior de Bonito foi anulada porque o primeiro colocado na votação do ano passado, Geraldo Marques (PDT), teve o registro de candidatura cassado pelo TSE e não pôde ser diplomado.
Também houve eleição, no Mato Grosso do Sul, no município de Sidrolândia, que fica a 70 quilômetros da capital Campo Grande. Ari Basso, do PSDB, foi o vencedor do pleito deste domingo. Ele obteve 13.191 votos, o que corresponde a 57,44% do total de votos válidos.
Adversário de Ari na votação suplementar, Acelino Cristaldo (PMDB) ficou com a segunda colocação. Ele recebeu 9.772 votos (42,56% dos válidos).
Eleição fora de época
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os vencedores das eleições de outubro nesses nove municípios, mesmo tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, não puderam ser diplomados e empossados porque o registro de candidatura foi negado depois do dia da votação.
Diante do impasse, os municípios foram governados, interinamente, pelos presidentes das Câmaras de Vereadores locais.
A Justiça Eleitoral informou que está programado novo pleito, em 7 de abril,  em outros 14 municípios. Terão de retornar às seções eleitorais os eleitores de Pedra Branca do Amaparí (AP); São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada (MG); Joaquim Távora (PR); Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento (RN); Muquém do São Francisco (BA); Coronel Macedo, Eldorado e Fernão (SP); e Tucunduva e Sobradinho (RS).
Em Erechim e Vacaria (RS), as eleições marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril, respectivamente, foram suspensas após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos, em 2012, aos cargos até que o plenário do tribunal se manifeste definitivamente sobre a cassação dos registros de candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...